A minha experiência pessoal com o Jimny 2011, que está com cerca de 20mil km é a seguinte:
- abaixo de 2000rpm: O carro não responde bem, é perceptível a dificuldade do motor em trabalhar nessa condição.
- de 2000 a 3200rpm: Faixa econômica do Jimny. Em 5° marcha corresponde a velocidades de até 100km/h. O torque não é lá essas coisas mas permite atingir fácil 12km/l na estrada.
- de 3200 a 4100rpm: Faixa de potência do Jimny. O motor não força muito, o carro responde bem mas não perdoa o tanque de combustível. O barulho na cabine chega a incomodar em viagens mais longas.
- acima de 4100rpm: O torque máximo do motor M13A é atingido na faixa dos 4100rpm. Andar acima dessa rotação prejudica o consumo, possivelmente a vida útil do motor e não vai deixar o carro mais "esperto". Uma vez fiz o teste da rotação de "cut-off" e estava em torno de 5000rpm, isso diz tudo.