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  • #589
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    Marcelo,

    para a ferramenta que o macaco inflável é, não acho o preço ruim. Temos um destes de ±R$600 do Armazém e é muito bem feito. Uso para fazer o rodízio e instalar o jogo de terra no 110. Apoio no meio do chassi e pronto, levanto todo o lado do carro uns 80cm do chão, que para um Defender 110 significa 1ton. Claro, nas viagens passou nos acompanhar, pois tenho algumas histórias de atolagens cinematográficas em desertos.

    Na areia não tem ferramenta melhor para um "auto-recovery". Se tiver em dois carros, nada melhor do que uma cinta longa e elástica (kinetic recovery) ou cabo elástico; veja:

    Minuto 5:50




    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por marcelopapel Ver Post
    Show de bola esses macacos infláveis, pena q por aki são caros, mas continuarei pesquisando equipamentos para 'resgate'.

    vlw
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #590
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    Valeu pelas dicas, acho que o primeiro equipamento q irei comprar será realmente cabos elásticos pois são muito uteis.
    abraços

  • #591
    Areia em dunas = pá, enxada e pranchas de desatolagem.

    Pode improvisar com um grosso tapete de borracha.

    Além de muita água e disposição para cavar.

    Demora um bocado. Mas sai.

    Areia de praia = reza para a maré não subir!!! Andar em praia precisa conhecer o local e se informar sobre a tábua de marés.

    Se estiver onde brota água... não adianta cavar. Precisa de ajuda externa.

    Um guincho não costuma ser útil nas duas situações. Você precisa de embalo para "sair"... e o guincho dificulta um pouco isso.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #592
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    Loras,

    macaco inflável é 10 na areia, ainda mais se estiver molhada, pois serve para descolar o carro. Claro, depois um par de pranchas vem literalmente a calhar!

    Abraços

    Clemente



    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Areia em dunas = pá, enxada e pranchas de desatolagem.

    Pode improvisar com um grosso tapete de borracha.

    Além de muita água e disposição para cavar.

    Demora um bocado. Mas sai.

    Areia de praia = reza para a maré não subir!!! Andar em praia precisa conhecer o local e se informar sobre a tábua de marés.

    Se estiver onde brota água... não adianta cavar. Precisa de ajuda externa.

    Um guincho não costuma ser útil nas duas situações. Você precisa de embalo para "sair"... e o guincho dificulta um pouco isso.

    Abraço,
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  • #593
    Clê,

    Realmente deve funcionar! Se a base da areia estiver plana. Tem a vantagem de não precisar de muito esforço, pois o próprio motor "faz força".

    Agora vai continuar precisando de pá e enxada para cavar e conseguir posicioná-lo embaixo do chassis. Ou ainda do próprio Hi Lift.

    Depois, o macaco tipo Hi Lift com base de apoio também descola! Além de ser útil em outras situações.

    Se tiver que escolher um ou outro, vou de Hi lift!

    Se tiver que escolher entre pranchas e macaco inflável, fico com as pranchas.

    O inflável, IMHO, seria um recurso extra lá no final da lista de prioridades. Depois de guincho, pneus, bloqueios, etc.

    Abração,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #594
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    Loras,

    acho que a comparação entre pranchas e macaco inflável não é correta. Um é para levantar e o outro para calçar as rodas, uma vez que o fundo do carro esteja livre. O certo seria ter ambos.

    Em relação ao Hi-Lift, a base do macaco inflável é equivalente a area de contato de aproximadamente 8-10 pneus 215 do Jimny ± 1m2. Ou seja, melhor que a base do Hi Lift, o que se traduz, no caso do Jimny, em garantia absoluta de sucesso na areia, salares, etc...

    Por ser inflável, o macaco adapta-se a qualquer relevo, não requer nenhuma modificação no carro para fixar, como o Hi Lift, pesa muito menos que um H-Lift e não oferece risco em sua operação e nem oxida ou trava com a areia. Assim como o Hi-Lift, pode ser tombado para remover o carro de facões, mas para fazer isso, precisa-se fazer bom uso dos tapetes de proteção que o acompanham. O inflável ocupa pouco espaço. Convenhamos, onde se leva um Hi-Lift num Jimny?

    Para quem não quer investir em 2 pára-choques e um par de estribos para então poder usar o Hi-Lift, melhor ficar com um macaco inflável. Com a maré subindo, sua velocidade de enchimento será de grande valor. De todos os investimentos, acho que é o mais indicado, do contrário não seria tão popular na guerra do Golfo.

    Vejo muitas pessoas fazerem viagens longas com o Hi-Lift, carregando seus 20 ou mais Kg para nada. Sim, pode servir para muitos usos, mas na prática nada disso é necessário em uma viagem longa. Na areia seus 20kg + os outros 70kg de pára-choques e estribos, podem bem ser a diferença necessária para se atolar ou não.


    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Clê,

    Realmente deve funcionar! Se a base da areia estiver plana. Tem a vantagem de não precisar de muito esforço, pois o próprio motor "faz força".

    Agora vai continuar precisando de pá e enxada para cavar e conseguir posicioná-lo embaixo do chassis. Ou ainda do próprio Hi Lift.

    Depois, o macaco tipo Hi Lift com base de apoio também descola! Além de ser útil em outras situações.

    Se tiver que escolher um ou outro, vou de Hi lift!

    Se tiver que escolher entre pranchas e macaco inflável, fico com as pranchas.

    O inflável, IMHO, seria um recurso extra lá no final da lista de prioridades. Depois de guincho, pneus, bloqueios, etc.

    Abração,
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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  • #595
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    Show de bola, adoro essas discussões saudáveis e cheias de conhecimento. Valeu.
    Acho q fico tambem com o macaco inflavel por ele ser pratico. Mas pra começo de historia eu pego boas cintas elasticas e uma dose de coragem. XD

  • #596
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    Comparar hi lift com macaco inflável acho totalmente sem propósitgo, porque aplicação de um difere totalmente do outro.
    O Hi lift, além de levantar a viatura tem outras aplicações, como empurrar, puxar, esticar etc., coisa que um macaco inflável jamais fará.....
    Aqui nas trilhas de Minas, repletas de erosões, um hi lift se presta muito mais ao jipeiro do que o macaco inflável.
    Todavia, é bem verdade que para um jipe em seu estado original o macaco inflável será mais útil, até porque ninguém é louco de encarar uma trilha de verdade com um jipe assim, original, mesmo sendo um Jimny.....
    Abçs!!!!

  • #597
    Um post rápido, depois comento com mais calma.

    O Hi lift pode sim ser usado no Jimny original...

    Existem kits que levantam a viatura pela roda.

    Não é muito saudável para prisioneiros, roda, etc

    Mas tira do sufoco.

    A vantagem do Hi lift é que ele não entra embaixo da viatura. Ele entra pelo lado.

    Sugiro criarmos um tópico específico para seguir a boa conversa.

    Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #598
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    Boa noite galera, alguem sabe se a donatti4x4.com.br trabalha direito, são confiáveis para fazer compras pela internet?? Estava interessado em comprar este kit: Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road

    valeu

  • #599
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    Boa noite galera, alguem sabe se a donatti4x4.com.br trabalha direito, são confiáveis para fazer compras pela internet?? Estava interessado em comprar este kit: Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road

    valeu

  • #600
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    Exatamente!

    mas não desviemos do assunto e do tópico.

    Respondendo a pergunta do colega que perguntou sobre acessórios para seu Jimy na areia. A conclusão que chegamos é:

    Para um Jimny original, o melhor acessório para desatolar é um macaco inflável + pranchas e uma pá. Para prevenir atolagens, um compressor de ar de boa qualidade, garantindo assim a possibilidade de reinflar os pneus.

    Com disse, o Hi Lift tem sim mil usos, mas para um Jimny original não rola, pois até mesmo com ganchos para roda, não vai dar certo, pois originalmente os novos Jimny vem com rodas de liga e estas não tem nenhum ponto como um furo de roda de aço para prender os ganchos do kit Hi Lift. Fica muito improvisado. Nem falar da área de apoio e do custo de toda a brincadeira para um Hi Lift; ganchos, base, fixação etc.. Vira quase o dobro do custo que do macaco inflável.

    Depois vem o problema de onde carregar um Hi Lift e seus 20kg. Dentro do carro não cabe nem em altura nem em largura, só baixando o banco traseiro e mesmo assim ficaria solto. Do lado de fora só se for no teto, o que mandaria o centro de gravidade para as alturas, nada bom para se andar em dunas. Junto ao estepe nem pensar, a porta mal agüenta do modo que vem de fabrica. Aí só modificando os pára-choques. Bom a brincadeira vai longe.

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Comparar hi lift com macaco inflável acho totalmente sem propósitgo, porque aplicação de um difere totalmente do outro.
    O Hi lift, além de levantar a viatura tem outras aplicações, como empurrar, puxar, esticar etc., coisa que um macaco inflável jamais fará.....
    Aqui nas trilhas de Minas, repletas de erosões, um hi lift se presta muito mais ao jipeiro do que o macaco inflável.
    Todavia, é bem verdade que para um jipe em seu estado original o macaco inflável será mais útil, até porque ninguém é louco de encarar uma trilha de verdade com um jipe assim, original, mesmo sendo um Jimny.....
    Abçs!!!!
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

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