
Sim, optei por modificações leves, pois uso o carro em viagens / expedições, dia-a-dia e trilhas leves aqui pela região! Para este tipo de uso, quanto mais você levanta pior. Eu não sou especialista, só entusiasta. Mas tenho lido e me informado bastante desde que comprei o Jimny. Aliás, isso nunca aconteceu com nenhum outro carro. Normalmente, era mais vidrado em mecânica mesmo.
Pelo que pude averiguar no mundo Jimny, levantou acima de 2" tem que trocar flexíveis, é bom corrigir o cáster pra direção não ficar boba (não volta mais sozinha quando se dobra uma esquina, por exemplo), e começa a forçar as panhard. Lift de 3" pra cima, o ideal é trocar os braços de suspensão mesmo, porque a gambiarra das buchas corretoras não funcionará tão bem.
Outra questão é a estética. Se subir muito, fica feio com os pneus originais, ou mesmo 215. Aí, pra colocar o 235 precisa de kit de redução, senão não sobe nem uma ladeirazinha sem engatar a reduzida. Como não tem kit de redução pros Jimnys novos, o que o pessoal faz é trocar a transmissão por uma dos Jimny até 2003 pra poder colocar o X-Crawler. Com os 215, não perde quase nada de potência e não precisa de redução. Tem que analisar muito bem sua necessidade.
Mas como tú disse, o Jimny original ou "showroom" como estava o meu já é capaz de te levar em muitos lugares onde os carros normais nem pensam em chegar. O lift foi legal porque elevou a caixa de transferência (não uso e não pretendo usar proteções embaixo para o que faço) e por causa do visual que ele proporciona. O sorriso cresceu!

Em relação ao Shimmy, quando você tiver vai saber! heheh A direção começa a chacoalhar absurdamente. Pelo que entendi, isso acontece por causa do eixo rígido. Quando uma das rodas passa num buraco, esse "solavanco" é transmitido para a outra roda também. No processo de dissipação de energia, pode acontecer de criar tipo um efeito "ressonância". É um problema conhecido entre carros com eixo rígido (inclusive traseiro - quando o carro "sai de banda"). Acho que isso piora quando tem folga em algum lugar, tipo bieletas.
Porém, contudo, entretanto, todavia, o eixo rígido nunca vai te deixar na mão, além de proporcionar a colocação de rodas maiores sem forçar em demasia as homocinéticas. Perfeito pra dar um up na viatura! Só que cuidado: fazer modificações é como colocar o jipe em uma ladeira íngreme e escorregadia! Ou seja, prepare os bolsos, porque a animação é tanta que logo logo quer mais!!!
abração,
Thiago