Postado originalmente por
Paulo AV
Não falou besteira não. Embora em geral não seja obrigatória hoje em dia, a troca de óleo prematura nos carros zero kilômetro visa exatamente diminuir a quantidade de limalha em suspensão. Antigamente, quanto a a tecnologia de usinagem era inferior isso era praticamente obrigatório pois a quantidade de metal em suspensão era consideravel (poderia inclusive causar problema de entupimento do filtro de óleo do motor). No caso da transmissão, lebre-se que não existe filtro de óleo, os fabricantes atuais nem sempre utilizam bujão magnético para reter limalhas (não sei como é no Jimny) e a frequência de troca de óleo é muito baixa. Agora imagine o óleo impreguinado com metal circulando entre as engrenagens por 50000km... Certamente haverá um desgaste maior. Sem entrar no mérito da "empurroterapia" das concessionárias, sou a favor da troca, mesmo que seja feita por conta ou em casa. Experiência própria: quando comprei meu chevettinho "zero bala" eu fiz a troca do óleo do dif. Me assustei com a quantidade de metal depositado no bujão magnético. Tudo bem que a tecnologia era outra e hoje esse problema é menor, mas pode ter certeza que durante o assentamento das partes móveis novas (eixos, buchas, dentes, etc) há maior geração de limalha.
Ao contrário do que ocorre com os automóveis de passeio, quem tem jipe espera ficar muuuuuuito tempo com ele, então vale a pena os cuidados para ter o menor desgaste possível e a maior vida útil dos bichinhos. Em resumo, acho dispensável para os carros "comuns", pois logo são "passados para frente" e uma boa prática para os jipes, os quais se espera durar muitos anos.
Espero ter ajudado.