Como até hoje ninguém havia comentado, pensei que só eu achava que tinha esse "buraco" entre a 1ª e a 2º!
Abraços
PS: Meu Jimny também será no mínimo 10 anos! Na verdade acho que é pra vida toda!
Versão Imprimível
Apesar de não ter mais o Jimny,sempre me mandam mala direta com tabela de preços das revisões.....é bom para todos terem referência e não serem enrolados pelas concessionárias....
Yuki
No início estranhei um pouco o escalonamento das marchas do Jimny, mas pelo que percebi funciona da seguinte forma:
Fazendo a troca da 1º em 4 mil rpm para 2º o giro cai para 2 mil rpm .
As trocas de 2º para 3º e 3º para 4º o giro cai apenas 1 mil rpm, então costumo trocar aos 3 mil giros.
Já de 4º para 5º o giro cai apenas 500 rpm (5º é curta).
Tudo isto deve ser para aproveitar melhor o torque (força) do motor.
Tento fazer as trocas de marcha sempre caírem para os 2 mil RPM, porque abaixo disto o carro se arrasta.
Falando em barulho, gosto do som do motor quando ligo de manhã.
Abraço
Ivo,
se o grupo Sousa Ramos fosse sério, poderiam ao menos parar de me enganar nas revisões. Adoro o carro, mas odeio a representação da marca. Duvido que me chamariam para coisa alguma.
Trocar o óleo de diferencial nos primeiros 10mil Km. Alguém explica? Eu não entrei em rio, nem enchente e tampouco trilhas.
É o fim!
Clemente
Bem colocado Marcus!
Já que estamos falando das rotações... no meu quando troco um pouco antes a marcha e ela cai abaixo dos 2 mil, quando o ponteiro sobre e passa +- pelas 1800/1900 rpm, dá uma vibração (até gostosa) no carro.
Alguém mais percebe isso?
Abraços
Eu acostumei a trocar na faixa dos 2000, as vezes pouco antes dela chegar aos 2000, como vc falou. Tento sempre ao engatar a marcha seguinte, evitar a vibração que indica "fraqueza" e sentir o carro respondendo, "cheio", ainda que em 1500 rpm +/-.
Estava notando uma dessas manhãs, que é gostoso dirigir o Jimny mesmo. :rolleyes: Parece que da pra sentir o carro inteiro.
Abraço! :pipoca:
Troquei o óleo do diferencial na revisão dos 10mil/km. Cerca de uns 2000km depois surgiu um ronco no diferencial durante subidas mais íngremes que só foi sanado após substituir o óleo (novamente) na revisão de 20mil. Felizmente não me cobraram por essa segunda reposição. Suspeito que da primeira vez não usaram o óleo correto já que o nível estava OK.
Quanto à lubrificação do veículo na revisão da concessionária, é feita com graxas genéricas (marca Onyx) ao contrário da graxa Suzuki recomendada pelo manual de manutenção que é a base de lítio. O resultado é uma durabilidade e resistência à água mínima.
Daniel,
se fez barulho é porque realmente fizeram besteira e pior, pode existir prejuizo a longo prazo, mesmo com óleo certo. Se fosse eletronica, o MTBF estaria seriamente comprometido. Foi assim que perdi um cambio de uma Hilux, sorte que cobriram na garantia.
No seu lugar, drenaria novamente o óleo e colocaria um bom EP 90 GL5, que é superior ao GL4, mas só pode usar em locais sem metais amarelos. Ou seja, não pode colocar no cambio ou transferência por conta dos sincronizadores, só nos eixos. Se quiser, te empresto até a bomba para colocar o óleo.
Eu ainda estou no original e assim pretendo deixar ate chegar nos 40mil.
Carro é como cachorro, basta levar no veterinário para ficar doente.
Abraços
Clemente
A idéia de trocar o óleo do diferencial...
Eu penso que é porque o sistema deve se amaciar nessa quilometragem, aí o desgaste inicial do metal ficaria no óleo, estou certo ou falei besteira?
De qualquer maneira, vou fazer a primeira revisão até o final desse mês, o meu Jimny tem 6 meses e quase 4.000km.
Na dúvida, eu recomendo: atravesse um riacho uma semana antes da revisão e seja feliz! :)
Caramba viu...
Depois dessa, to quase desistindo de fazer revisão.
Aliás, tive problema semelhante com a Volks, era fazer revisão e aparecer problemas logo depois, é muita coincidência...
Resultado, o Polo que eu tive só dava problema, foi revisado até 2 anos, depois mandei um chute no traseiro da concessionária e revisei em oficina particular.
Mas fiquei tão chateado com o carro que resolvi trocar, aí achei o Jimny