Jipe bebe, isso é FATO. E se for movido a gasolina, bebe MAIS AINDA.
NORMAL.
Versão Imprimível
Jipe bebe, isso é FATO. E se for movido a gasolina, bebe MAIS AINDA.
NORMAL.
Acho um jeito muito simplório de ver a coisa.....ah jipe é assim mesmo.....
O jimny é jipe,mas pesa só 1060 kg.....
Mas beleza.....diversidade de opiniões.....:pipoca:
Com algumas exceções.
Hoje para ser limpo gasta-se combustível... A que ponto chegamos!
Exemplo...
Os Defender mecânicos TDI (de 89 até 2005-2006) são exemplares no consumo. Com a desvantagem de sua inexistente aerodinâmica, tração integral 4x4 full time, pneus grandes (no mínimo 235/85 r16), ainda conseguem fazer 11km/l de Diesel com certa facilidade.
Acabei de fazer, São Paulo-> Cunha -> Bocaina -> Cunha -> Campos do Jordão (pela estrada de terra/trilha via Guaratinguetá) -> São Paulo. Total 740Km. .
Acabei de completar o tanque no mesmo posto antes de sair para todo este percurso. Entraram exatos 70 litros. Média de 10,7km/l. Em 4 pessoas, 30% com AC ligado, num 110 que pesa 2ton, sobre os lentos caminhos de terra da Bocaina e depois pela trilha subindo para Campos grande parte reduzido e com bloqueio. Um feito.
Infelizmente hoje os modelos eletrônicos bebem bem mais porque usam parte do combustível para incinerar a fuligem resultante da queima.
Aí que entra um dos problemas do Jimny e de qualquer carro de hoje em dia: dois catalisadores que roubam muita força, válvula de recirculação de gás de escape (EGR) que também detona a eficiência do motor, etc, etc...
Para ter um motor limpo, hoje emprega-se parte da energia para converter o resultado da queima em algo neutro. Os "velhos" motores de injeção direta dos Lands (TDI) são notáveis na emissão de fumaça, por outro lado sua eficiência no uso de combustível jamais foi contestada, tudo ao custo do impacto na saúde e natureza e excessivo barulho (característica dos motores Diesel de injeção mecânica direta).
A saída para motores econômicos a gasolina já se encontra no Audi A1, novo VW Jetta TSI, Mercedes C, etc... Motores pequenos, injeção direta de combustível, turbo TGV ou bi-turbo, intercooler água/ar, comandos variáveis em abertura e tempo, etc... Acrescente câmbio de dupla embreagem com 6 ou mais marchas e pronto, ganha-se muita eficiência.
No Jimny, um jipe, é aceitável e bom, contar com a simplicidade, ainda que custe alguns KM/L...
Abraços
Clemente
Concordo com o Daniel e com o Clemente, não dá pra comparar com carros normais, são concepções diferentes para usos diferentes (apesar que eu queria que ele fizesse os 17km/L que disseram no Autoesporte).
Abraços!
Opa!
O Jimny consegue chegar a uns 14 ou 15 km/L, basta usar gasolina com baixo teor de Etanol (2% a 5%), a bebida para qual o motor foi originalmente projetado.
Infelizmente esse tipo de combustível não existe no Brasil. O carro tem que contentar-se com 25% de etanol que tem um poder calorífico bem menor.
o jimny foi muito valente nesta trilha de C Jordao para Gocalves... o meu nao tem nenhum preparo mas foi tranquilo!
Belas fotos!
Pessoal;
logo chego nos 3mil km, e a concessionária recomendou a 1a troca de óleo com esta kilometragem..alguém fez isso ou recomenda tal procedimento. nada consta no manual, somente é recomendada entre as revisões de 6meses ou 10.000km a troca de óleo a cada 5.000km (a ausencia destas trocas nao interfere na garantia).
com relação a troca dos óleos dos diferenciais, realmente está no manual, aos 10.000km...achei estranho e fico com receio de que ainda façam cag.... qdo forem mexer no que está quieto..rsrsrs
Abraços
Ah
3000km é pouco hein!
Só se vc anda em estrada poeirenta
Vc olhou o manual?
Acho q é a cada 10.000km ou 6 meses