O empresariado do ramo automobilistico brasileiro primeiro tem que deixar de ser safado para que possamos ter veiculos a preço justo !
Versão Imprimível
O empresariado do ramo automobilistico brasileiro primeiro tem que deixar de ser safado para que possamos ter veiculos a preço justo !
Voce ta pedindo pra ele deixar de ter lucro?
Importar um carro zero km faz incidir sobre o preço final dele mais de 60% de im posto...
U$ 30.000,00 = R$ 48.000,00
U$ 30.000,00 + 60% = U$ 48.000,00 = R$ 76.800,00
Só de imposto!!!! Fora isso, o importador tem custos de transporte, documentação, custos de venda em sí e o seu lucro. Por isso esse carro de U$ 30.000,00 chegaria fácil fácil no preço final de R$ 100.000 a 120.000 !!!!!
O absurdo está no sistema. Absurdo este nem tanto absurdo quando se tem que proteger seu parque industrial, ao contrariuo de um Uruguai da vida que nao deve possuir nenhuma montadora de peso instalada no país.
Abraços
Amigo, não estou pedindo para o empresario brasileiro deixar de ter lucro não.
Esta conta sua é baseada em que ?
Voce está comparando banana com laranja.
O grande erro desta sua conta é comparar o custo de venda de um carro no exterior, colocar 60% de imposto + os outros custos e achar que o preço no Brasil é "X". Comece comparando com o preço de fabrica, que é de lá que sairá a importação.
O custo de fabricação de um carro nos E.U.A. (falando só em custo sem impostos), onde a renda percapita é no minimo 2.5 vezes a daqui, onde se conclui que a Mão de Obra é muito mais cara, este carro sai muito mais barato que um fabricado aqui no Brasil. Esta relação custo/produção podemos espelha-la para qualquer pais da europa também, como Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, etc.
Onde está a razão deste alto custo na fabricação de um veiculo aqui no Brasil ? Onde muitas montadoras ganham do governo subsidios e isenções, junto com insentivos, (Vide FIAT, TROLLER e outras muitas)
Pagar no Brasil num veiculo popular de 1000 cc sem opcional nenhum o preço de um sedã de luxo completo no exterior é dizer que o empresario brasileiro nao está lucrando ?
Nada justifica este custo de produção nas alturas a não ser safadeza.
Quanto a importação a conta não é tão simples assim, quanto mais de luxo for o carro, maior é a sobretaxa que o empresario coloca para esfolar o rico que compra.
Se pegar uma Ferrari importada com todos os impostos, ainda existe uma sobretaxa de 20~30 % em cima do lucro por ser um veiculo exclusivo pra quem pode pagar.
Continuando para não ficar um texto longo no mesmo post.....:putz:
Façamos uma conta rapida de um exemplo real:
Um Honda Civic nos E.U.A. sai da montadora por volta de U$ 12 mil sem impostos.
Importando para o Brasil, segundo seu raciocinio.
U$ 12.000 X 1.6 (Cotação Dolar) X 60% imposto = R$ 30.720 (Reais).
Com os impostos nos E.U.A. compramos este mesmo Honda Civic numa concessionária ao preço de U$ 14.400,00.
U$ 14.400 X 1.6 (Cotação Dolar) X 60% imposto = R$ 36.864 (Reais).
Quanto custa um Honda Civic aqui, o dobro, mais ? :pensativo:
Vamos importar Honda Civic então...:concordo:
Será que estes preços são para defender a industria nacional ou os lucros desta mesma industria??????
Ocorre que tem tambem os "por fora"...lembram do caso do banquinho que duplica de valor a cada comissão a ser paga para as chefias imediatas???
pessoal, na boa...vamos deixar de ser um pouco passionais. A Suzuki está voltando para o Brasil para fazer dinheiro e remunerar seus acionistas.
Que carro é caro no Brasil todos estamos carecas de saber. E a culpa para isso é nossa, de mais ninguém. Ok, o governo taxa mais do que deveria, mas sabemos que mesmo assim os carros continuam sendo mais caros, e olha que temos uma mão de obra muito mais barato do que nos países centrais. Um operário alemão custa muito mais do que um equivalente brasileiro, incluindo nessa conta os encargos sociais.
A única solução para essa choradeira seria nos recusarmos a pagar o que pedem pelos veículos. Mas infelizmente só uma parcela muito pequena do mercado consumidor tem ciência dessa discrepância de preços. E mesmo entre esses, uma parcela ainda menor é que se sujeitaria a tal "boicote".
Gananciosos todos somos, tal como as montadoras. Todo mundo aqui gostaria de ganhar o dobro do salário que tem e continuar a fazer o mesmo serviço. Assim também pensa qualquer produtor do que quer que seja. Ele sempre vai querer vender o produto dele pelo maior preço que puder.
[]s
Fernando...
Eu nao estou justificando e muito menos defendendo o preço do carro importado.
mass já que voce falou de valor de fabricação mesmo, sem impostos, voce se equivoca em querer comparar os custos de produção em um país que vende cerca de 1 milhaõ de carros por mês (EUA) e um país como o nosso que agora bate 1,5 milhões ANO.
Claro e lógico que os custos se diluem muito mais em grandes volumes, olhemos a china por exemplo..
Mas oq ue eu queria falar é a incidencia de impostos que o carro recebe aqui no nosso país. Ou voce acha que um MILLE sai por 27.000 da Fiat e esse é o preço de custo dela + lucro?
Esse carro deve sair por uns 18.000 e o resto sim, é lucro + excessiva carga tributária.
Voce comprara o preço de um carro dito popular aqui no Brasil com um sedã de luxo nos EUA... furada... nao dá pra comparar. Os caras fazem carro lá bem antes de voce conseguir distinguir certo do errado.
mas fica calma, eu, como vc, tambem gostaria de poder comprar carro a preço justo e ter pelo menos metade da renda per capta que um americano na minha idade e trabalhando 10 horas por dia teria...
E outra, era só voce pesquisar um pouco mais que descobriria que nao se pode importar carro zero KM sem se encaixar em faixas de impostos tão abusivas que o negócio ficaria inviável, claro ainda nem colocando os custos de empresas aduaneiras...
Vide os vários mustangs que estão a venda no webmotors. Um carro desse é vendido nos EUA por 17.000 a 27.000 dólares e aqui são vendidos em media acima de 180.000 reais... seria essa diferença só o lucro destes vendedores... Se for, preciso mudar de negócio....
Abraços
Pessoal,
Hoje fiz umas ligações, inclusive para outro estado, para concessionários GM sobre preços da Tracker. Havia comprado a minha em outro estado e como fiz amizade com o vendedor hoje soube que chegaram a informar aos mesmos que há possibilidade da Tracker ser vendida pela Suzuki (mudando somente o logotipo) devido a aceitação do carro por aqui.
Parando um pouco para analisar a informação até que pode ser devido ao fato da Suzuki vender na Argentina os dois (GV geração 2 e GVJIII).:pensativo: Pois é onde o carro é montado.
Não sei se isso poderá ou não acontecer. Algo que não se concilia é o preço do Jimny (segundo informações atrás por volta de R$59). A Tracker, preço cheio, R$62.500 pintura sólida.:pensativo:
E aí o que acham?
Att.
Vocês sofrem demais antes da hora ! Hehe !:lol::mrgreen::lol::mrgreen: