Reproduzo aqui um texto muito interessante que foi postado recentemente na Suzuki-Net:
Tenho 4x4, não é um suzuki, por isso vivo corujando a lista sem me meter a escrever. Como trabalho com lubrificação em Sorocaba, vou me atrever um pouco. Na pagina 8-9 do manual do vitara q tenho aqui consta uma tabela de palicação de viscosidade SAE de acordo com o clima. E a viscosidade maxima recomendada pro clima mais quente é o 20W50, portanto os alta rodagem 25W60, são altamente contra indicados.
O Marcio, falou que colocou o 15W40 e gostou, concordo, pois é uma excelente viscosidade para nosso clima, tanto é assim que 90% dos nossos motores diesel usam essa viscosidade, e olha que são exigidos.
O ideal mesmo seria um 5W40, só que são bem mais caros. Mas protegem muito mais o motor durante as partidas, pois frio se comporta como um SAE 5 e assim sobe muito rápido as partes altas do motor. Isso é importante, pois as partidas são responsáveis por 90% (é isso mesmo) do desgaste de um motor (com manutenção correta é claro). Até fiz uma analogia outro dia no forum, que um 25W seria para o motor como nós tentássemos tomar leite condensado de canudinho fino. E quando quente se comporta como um SAE 40, que segura bem a lubrificação até em temperatura superiores a 40ºC como nos mostra a tabela do manual. E tem a circulação um pouco mais rápida nas galerias de lubrificação que o 50, e muitoooo mais que o 60.
E isso contribui para a dissipação melhor da temperatura, pois o óleo mais grosso sobe bem mais devagar, força mais a bomba de óleo e isso deve roubar uns cvzinhos tb, mais o pior ainda é que se ele sobe mais devagar tem tempo de absorver muito mais temperatura, assim superaquecendo, chegando a vaporizar e formar a famosa borra.
Ao contrario o óleo 40 circula mais rápido, e assim não se superaquece tanto, e portanto sempre mais frio e absorvendo mais TºC. Portanto se vcs ficarem entre os 15W40, 10W40, 5W40, acho que está excelente. O 15W40 pro nosso clima de Brasil é um excelente custo/beneficio.
Os 10W30 e 5W30, pode ser que tenha aumento de consumo de oleo, ruido (preenche menos as folgas) e não segura tão bem a lubrificação numa TºC alta. Seria mais pra clima frio mesmo.
O 20W50 e 15W50 segundo o manual tb pode ser usado no nosso clima.
Já escrevi demais.
Abraço a todos
Leonardo Diccini
Lubrif-Car Sorocaba
15 2104-1010
[]
Mário.