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  • #553



    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Não estou muito disposto a pagar por um estepe zero agora... (medida 235/70). Como não quero passar alguma situação que necessite troca e ter um estepe menor (235/60 original), acho que irei ver um usado semi-novo para deixar no reserva.. Daí compro uma capa na GM e resolvo a situação.. Vou providenciar uma madeira para apoio do macaco por medida de segurança também (como já foi citado aqui no forum -não sei se foi esse tópico ou o de Acessorios para Tracker.)

    O que acham?
    Também pensei no mesmo. Tem um cara aqui em Sampa que tem muito pneu meia-vida, e disse que recebeu um monte de caminhonete. Por exemplo, eu poderia comprar um 245/75R16 (vai estar um pouquinho só menor que os 78 cm do meu BF), por 100 reais.

    Mas no meu caso, também pensei em comprar um BF MUD mesmo e fazer rodízio com o estepe, assim caaaaso eu perca um, terei 4 rodados praticamente iguais. Nesse caso de fazer rodízio com os 5, acrescento uns 25% de vida útil ao jogo, já que a cada rodízio um deles estará parado.

    Mas se não tem essa intenção que falei, não vale a pena mesmo deixar um zerinho tomando sol, chuva, etc. Vai de meia vida, carcaça boa para não ficar na mão.

    Os dados desse vendedor de pneus é:

    Telefone: 11-35319893
    E-mail: pneu07@gmail.com

    Atenção, peguei no Mercado Livre e não comprei ainda dele, nem sei se vou comprar. Usem por conta e risco... Se precisarem de uma ajuda aqui para dar uma olhada no pneu, podem contar comigo (e provavelmente com outros do fórum).

    Abraços,

    Márcio.

  • #554
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    Citação Postado originalmente por Carneiro Ver Post
    Uai, porque 10W30 duraria mais que 20W50? Nem mesmo óleo sintético dura mais que mineral, há muitas variáveis que influenciam na validade do óleo (principalmente do motor).

    A classificação SAE diz como o óleo se comporta (viscosidade) em temperatura X. Nesses multiviscosos diz sobre como se comporta em baixa (W de winter) e alta (segundo número).

    Abraços,

    Márcio.
    OLÁ Márcio. Eu não tenho conhecimento para te explicar tecnicamente. Veja o caso do Ford Ka , por exemplo, cujo óleo recomendado é o 5W30 , para até 10.000 km (dependendo da utilização da viatura). O que me passaram, tanto na autorizada como nas oficinas especializadas em trocas de óleo (só fazem isso) é que, tanto o 10W30 ,como o 5W30 seria para 10.000 km ( e coincidentemente, o preço destes é quase o dobro dos outros ; porque será?) . Já o 20W50 seria para 5.000 km. Na linha GM ( no caso do Celta) é a mesma coisa. Talvez tenha alguma a coisa a ver com a viscosidade (por ser mais fino ,estou chutando ) sei lá. Abçs. Válter
    4X4 Brasil Razão: ..........................................

  • #555
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    Citação Postado originalmente por Carneiro Ver Post
    Também pensei no mesmo. Tem um cara aqui em Sampa que tem muito pneu meia-vida, e disse que recebeu um monte de caminhonete. Por exemplo, eu poderia comprar um 245/75R16 (vai estar um pouquinho só menor que os 78 cm do meu BF), por 100 reais.

    Mas no meu caso, também pensei em comprar um BF MUD mesmo e fazer rodízio com o estepe, assim caaaaso eu perca um, terei 4 rodados praticamente iguais. Nesse caso de fazer rodízio com os 5, acrescento uns 25% de vida útil ao jogo, já que a cada rodízio um deles estará parado.

    Mas se não tem essa intenção que falei, não vale a pena mesmo deixar um zerinho tomando sol, chuva, etc. Vai de meia vida, carcaça boa para não ficar na mão.

    Os dados desse vendedor de pneus é:

    Telefone: 11-35319893
    E-mail: pneu07@gmail.com

    Atenção, peguei no Mercado Livre e não comprei ainda dele, nem sei se vou comprar. Usem por conta e risco... Se precisarem de uma ajuda aqui para dar uma olhada no pneu, podem contar comigo (e provavelmente com outros do fórum).

    Abraços,

    Márcio.
    Eu também acho que tendo 5 e fazendo o rodízio (dos 5) você terá todos em iguais condições, além do que, o tempo de troca será maior. No caso de "estourar" ou rasgar um, você ainda tem os 4. Caso contrário, terá que comprar um novo ( e se não achar um igual na hora ?) . Abçs. Válter

  • #556
    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    OLÁ Márcio. Eu não tenho conhecimento para te explicar tecnicamente. Veja o caso do Ford Ka , por exemplo, cujo óleo recomendado é o 5W30 , para até 10.000 km (dependendo da utilização da viatura). O que me passaram, tanto na autorizada como nas oficinas especializadas em trocas de óleo (só fazem isso) é que, tanto o 10W30 ,como o 5W30 seria para 10.000 km ( e coincidentemente, o preço destes é quase o dobro dos outros ; porque será?) . Já o 20W50 seria para 5.000 km. Na linha GM ( no caso do Celta) é a mesma coisa. Talvez tenha alguma a coisa a ver com a viscosidade (por ser mais fino ,estou chutando ) sei lá. Abçs. Válter
    Na verdade, é mais difícil achar óleo mineral nessas especificações (por exemplo, Lubrax SL tem 15W40 e 20W50, o Lubrax Valora (mineral mais caro, de refinamento mais fodão) e o Lubrax Sintético tem 5W30 e 5W40, respectivamente. Mas a diferença é que esses 5W tem ponto de fluidez menor (mas não faz diferença no Brasil, pois os mesmo o 20W50 tá abaixo de 0ºC), e a 40ºC, por exemplo, eles são menos viscosos que o 20W. Ao mesmo tempo, o 20W50 mantém viscosidade maior em 110ºC do que o 5W30 ou 5W40 ou 15W40.

    O que pode acontecer é por ser óleo sintético, as montadoras e especialistas dizerem que dura mais. Pode até ser que o sintético mantenha as propriedades por mais tempo de uso, mas também temos que considerar a contaminação do óleo, que no Brasil, com a gasolina que temos, dizem que é pior. Aí acabou meu conhecimento também!

    Só sei que no álcool ou GNV, o óleo não contamina. Mas a eficiência como lubrificante logicamente muda (no GNV então, que o carro esquenta mais, pode ser que dure menos).

    E teste do dedo não vale!!! Não existe teste prático para ver validade do óleo, é sempre bom contar quanto tempo usou e em que condições.

    Tem um tópico no fórum que um cara fera, da área de química, explica um monte de coisa. Preguiça de procurar...

    Abração!

    Márcio.

  • #557
    Usuário Avatar de Pedrinha
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    De uma coisa eu sei (ouví isso numa palestra sobre motores diesel): Se vc sempre usou óleo mineral, jamais mude para óleo sintético, pois o poder de detergência deste último é muito maior, logo, as folgas e ranhuras de um motor bem rodado aparecerão em forma de barulhos de batidas, digamos, diferentes do normal.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

  • #558
    Citação Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    De uma coisa eu sei (ouví isso numa palestra sobre motores diesel): Se vc sempre usou óleo mineral, jamais mude para óleo sintético, pois o poder de detergência deste último é muito maior, logo, as folgas e ranhuras de um motor bem rodado aparecerão em forma de barulhos de batidas, digamos, diferentes do normal.
    Já ouvi que ficar mudando de marca é ruim! Imagino que se sempre usou um tipo (sintético, por exemplo) e vai mudar para um mineral, talvez valha a pena escorrer bem o óleo, ou até fazer um "flush" de alguma maneira. Vai saber!

    Tive um GOL que acho que a dona anterior só usava sintético. Peguei o carro com 50 mil km. Depois de 2 trócas de óleo (coloquei mineral), uma peça que acho que serve de respiro entupiu toda com borra. Teve que trocar. Pode ter sido essa mudança sem o devido procedimento (se é que existe). Ou ainda pode ser que ela confiava nessa de 10 mil km para óleo sintético (acho que sim, eu perguntei), e aí formou borra.

    Aliás, imagine se a borra tivesse no motor todo? Na verdade não descobri pois pouco tempo depois roubaram o Golzinho... Era um de 3ª geração, com air-bag, 1.0 16V, show de bola (se bem que falam mal da durabilidade desse motor, também não tive tempo de descobrir). Sou fã da VW (tive um Polo antes da Tracker, que carro bom!).

    Abraços,

    Márcio.
    4X4 Brasil Razão: Complementação

  • #559
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    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Valter,

    Essa foi uma das minhas dúvidas... porque trocar se o uso é fim de semana somente? Achei prudente sua colocação.. e esse óleo 10w30 por que não é vendido na GM? existe esse aqui no Brasil?
    Um amigo meu fez recente revisão dos 10.000km. Vou ver com ele o preço praticado por aqui e o que trocaram/fizeram...
    Que tal rodar um pouco mais com seu Tracker?

    Desse jeito ele vai se acabar sem você usar

  • #560
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    caramba não sabia que tem tanta ciencia pra trocar o oleo.
    nem sabia que oleo tem validade. Eu rodo muito (pouco)com o carro( troquei o oleo em set/07 com 79mil km e agora está com 82milkm).
    usei um motul desses super caros.. é melhor comprar um oleo barato(dentro as especificações do motor) e trocar em 5 em 5 mil km ou 6 em 6 meses?

  • #561
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    Citação Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    Que tal rodar um pouco mais com seu Tracker?

    Desse jeito ele vai se acabar sem você usar
    Voce acha que 6 meses e 6.500km eh rodar pouco sendo o tracker o terceiro carro? Ate que rodou muito pois tivemos ferias e o carnaval, sem contar o fim de ano... Carro da Suzuki se acabar? sei nao...rssss
    Continua zerado...

  • #562
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    Citação Postado originalmente por Alfredo Stavale Ver Post
    caramba não sabia que tem tanta ciencia pra trocar o oleo.
    nem sabia que oleo tem validade. Eu rodo muito (pouco)com o carro( troquei o oleo em set/07 com 79mil km e agora está com 82milkm).
    usei um motul desses super caros.. é melhor comprar um oleo barato(dentro as especificações do motor) e trocar em 5 em 5 mil km ou 6 em 6 meses?
    É isso aí Alfredo. É bem melhor trocar à cadaaaa 5.000 km (ou 6 meses) com óleo mais barato. A nossa gasolina é uma porcaria e com trocas frequentes você vai poupar o motor e vida útil vai aumentar. Eu pago aqui em Sampa O AC Delco 20W50, R$ 10,80. Abçs.

  • #563
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    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Voce acha que 6 meses e 6.500km eh rodar pouco sendo o tracker o terceiro carro? Ate que rodou muito pois tivemos ferias e o carnaval, sem contar o fim de ano... Carro da Suzuki se acabar? sei nao...rssss
    Continua zerado...
    Aí Tarciso. Tendo em conta que um motor Suzuki vai tranquilo até 180.000 km, Você terá apenas 12 anos, para curtir o brinquedinho. Agora com todo o cuidado que eu sei que você tem, é ruim do carro se acabar hein.... Abçs. Válter
    4X4 Brasil Razão: .................................................................

  • #564
    Usuário Avatar de Andre Sousa
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    Sobre óleo já falaram tudo.

    Eu troco a cada 5 mil o filtro e óleo. Uso BR TECNO que custa R$ 12,00 o litro. O filtro custa uns R$ 20 nas lojas (Bosch ou FraM). Tenho dois guardados em casa.

    http://www.autoz.com.br/Shopping/Pec...Peca=cabecalho

    Gasto portanto R$ 80,00 por troca.
    Num carro que custou R$ 60 mil você pensar em economizar R$ 80,00 é ridículo.

    Troque o óleo e o filtro a cada 5 mil km o motor agradece e custa pouco.
    4X4 Brasil
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

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