Andre,
descobri que nada na tracker é uma questao simples... principalmente se vc depender da GM pra resolver...
mas concordo que deve ser ou o ventilador interno ou a ventoinha externa...
[]s
Versão Imprimível
André, como informei ao técnico, o ruído independe de AC ou ventilador estar ligado, por isso achei estranho a resposta dele. Ao contra argumentar, ele disse que poderia estar ocorrendo uma ligação involuntária da ventoinha interna (nem sei se existe isso mesmo). O fato é que o ruído só é perceptível a partir de 40Km/h e em baixa rotação. Enfim, não fiquei nada satisfeito com o atendimento e a resposta. Agradeceria se alguém que tivesse passado por situação semelhante pudesse se manifestar.
Só curiosidade: esse motor não tem correia, é corrente de comando.
Bom, deve ser o problema que eu tive, e que talvez não seja em todos Trackers, ou muitos não reparam ou não ligam.
Na ponta do eixo cardã (na saída da t-case para o diferencial traseiro) tem um "guarda pó", praticamente um sino de metal 8-). Existe uma vibração natural entre a ponta do eixo e o encaixe, que pode ser evitada como era antes nos Suzukis, com um tratamento nas estrias. Nas nossas não tá vindo assim, e essa vibração é suave. Só que esse guarda-pó vibra
muito e amplifica o som, parecendo um tilintar.
O Daniel, mecânico aqui de SP, descobriu depois de ficar uma tarde com meu carro. Depois, aqui na Carrera Butantã o mecânico fez um procedimento que ele disse ser de boletim da GM (portanto aí deveriam saber), que é colar 2 pesos de balanceamento diametralmente opostos na parte de dentro do guarda-pó. Resultado: parou a &*%*#$# do barulho.
Eles chamaram o procedimento de "balanceamento do cardã", que é uma bela duma valorizada. Se o pessoal da concessionária aí não souber de nada, peça para ligar na GM Carrera Butantã, aqui em São Paulo, e falar com o Gomes, mecânico.
Depois nos conte se era isso mesmo!
Abraços,
Márcio.
Será que os hermanos não deixaram algum pedaço de papel ou plástico solto perto da ventoinha durante a montagem?
A força do vento externo pode provocar o barulho mesmo com o ventilador desligado.
Carneiro,
Fiz esse balanceamento do cardã na tracker 07/08 que tive. O barulho parecia vir perto do câmbio do tracker (por isso o colega acha que é do ventilador). Parecia um sino. A GM daqui já sabia do ocorrido e tinha o boletim. Retirou o eixo cardã limpou e colocou os pesos. Resultado: 30min e carro novo!! .
Carneiro,
Acompanhei o serviço. Eles retiraram o eixo, levaram para limpar e depois colocou os pesos e mais nada.
Inclusive quando comentei do barulho, cheguei a sair com o Mecanico e ele foi logo taxativo que seria esse o problema e que a GM já havia enviado um boletim sobre isso.
Antes de ir na Concessionaria levei o carro em uma oficina que trabalhou com Suzuki tempos atras, hj é uma oficina independente. O chefe da oficina saiu comigo e a partir daí verificamos o que poderia ser e não achamos nada. Ele fez um teste no carro: saimos e quando o barulho apareceu (e fica direto) ele desligou o carro em movimento (pisando na embreagem). Foi aí foi que ele percebeu que poderia ser o eixo cardã pois o barulho sumiu nesse momento. Depois disso levei para a concessionária (pois estava na garantia) e foi aí que soube do boletim...
Att.