Postado originalmente por
AlemãoRS
Escolher entre samurai e vitara é uma questão de gosto, já que são veiculos distintos, apesar de serem utilziados para o mesmo fim.
Minha escolha pelo vitara foi pq uso ele tanto em passeios, trilhas leves a pesadas como dia-a-dia e viagens. Se eu tivesse outro 4x4, como cherokee, troller, band, land,etc talvez teria pensado mais no samurai, mas hj mesmo que venha a ter outro 4x4, não vendo meu vitara.
Comparado com o samurai feixe, gasta-se mais em preparação, já comparado com o samurai helicoidal é muito parecido.
Exemplo:
Samurai: trocar t-case pela de engrenagem + kit X-crawler 4.16 = R$3500
Vitara: Reduzir diferencias= R$1700 Kit X-crawler 3.2(deve sair até o inicio do ano que vem) = preço estimado R$1600 Total= R$3300
Valores aproximados, obviamente.No vitara tem que considerar ainda a troca do focinho do diferencial dianteiro, uns R$600.
Levantar suspensão ou BL, custo semelhante em ambos.
No vitara uso pneus 255/75R15 3k frederico, equivale a um 31", lift de 2" na suspensão, bl de 3" e bloqueio traseiro, não tenho tido problemas com quebras, uso essa configuração a 1 ano. Não sei se aguentaria usar um 31" com recape 3k, o Rafael Reis usou no cabrito e teve algumas quebras.
No samurai o pessoal tem usado 31" recapado, vantagem para o samurai.
Em termos de desempenho nas trilhas, estou contente, não é o melhor, mas vai muito bem, diria que um vitara com 31" anda muito parecido com jeep, troller, land, engesa, etc usando até 33", se comparar com estes jipes com pneus maiores que 33" eles vão melhores.
Em trilhas com erosões o samurai (pricipalmente o feixe) vai bem melhor pelo maior curso da suspensão, mas nessas trilhas o bloqueio traseiro ajuda e muito.