Postado originalmente por
Paulo André BR
Jorhel, bem vindo!
Tinha redigido uma longa reposta, mas na hora de enviar deu pau e perdi o texto!
Resumo: tudo jé tem resposta aqui no fórum, poderia explicar tudo isso pra vc, mas nada como vc mesmo pesquisar, pois além de achar suas repostas, aprenderá muito mais sobre seu carro e descobrirá coisas que vc nem imagina que poderia ter dúvidas, heheh...
Oficinas:
Daniel Simon no Brooklin, já usei e tenho o contato, mas pesquise vc pelo nome dele e tire suas conclusões. (isso é um elogio)
Rakki Suzuki, usei quando comprei meu Jimny HR em loja de rua, pois eles me passaram todo histórico do carro por telefone e foram muito solícitos para me ajudar na compra (mesmo não sendo lá) então, como retribuição fiz a revisão do 30KKm com eles e gostei.
Alternativa 4x4, nunca usei...
Se "
Diferencial Central" é Grego pra vc e vc não tem ideia do que isso faz pelo seu carro, sugiro pesquisar, senão vc só vai decorar posições de botão sem entender o que está realmente fazendo. Se também não entende o que um
Diferencial faz, estude isso também, e entenda a física/geometria/engenharia disso, julgo um grau de dificuldade que um pré adolescente interessado seja capaz de entender, portanto não tenha preguiça.
Mas resumindo o
Diferencial Central é o que permite vc ter um carro 4x4 integral!
No seu carro existe o diferencial dianteiro, o diferencial traseiro e o diferencial central! Entenda o papel de cada um deles...
H - Desconecta o conjunto de tração do motor, ou seja, em
N, mesmo engatando as marchas, vc não sairá do lugar. Útil para quando vc tiver que ser rebocado.
4H - Posição normal de uso.
4H - Lock - Isso bloqueia o diferencial central, distribuindo 50% para as rodas da frente e 50% para as rodas de trás... use somente em piso com pouca aderência, ou seja, onde vai começar a emoção. Se, nessa posição vc sentir que ao manobrar sente a direção pesada, ou o carro querendo arrastar, significa que o piso ainda tem muito atrito e portanto não há necessidade de bloquear o central... Nessas condições (direção pesada) vc estará forçando o sistema.
4L - Aqui o diferencial central estará bloqueado, portanto as mesmas observações acima, acrescidas dessas: Nessa opção, vc reduz a relação da caixa de marchas , multiplicando a força do carro, útil em situação que necessita muita força e pouca velocidade e também para descida escorregadias, para que não use o freio das rodas, somente freio motor.
Isso tem no manual do carro!
Leia, não é perda de tempo!
Depois de estudar isso e ler o manual, vá para Castelhanos na Ilhabela e poderá de forma light testar e ver na prática tudo isso funcionando no seu carro e aos poucos entenderá o que é importante em cada situação.
Quanto ao barulho na roda, pode ser freio, rolamento, etc...
Para parte de suspensão eu levo meu carro na Suspentécnica na vila olímpia, os cara são bons, cobram caro, mas fazem somente o necessário e olham todo carro reapertam tudo, e mesmo que vc só tenho mexido nos freios, seu carro sai de lá parecendo outro!
Enfim, escrevi tudo de novo, kkk
Moral da história, estude e entenda o que tem em mãos, e o melhor aprendizado é quando vc vai atrás da informação e depois coloca ela na prática!
T+