
Postado originalmente por
Annibal
Pedro, acho possível, sim, que o desempenho com a Podium seja inferior ao da gasolina comum. Explico: em princípio deveria ser melhor, pois a Podium tem 95 octanas contra 87 octanas da comum, ou comum aditivada. O motor de nossos Grand Vitara possui taxa de compressão de 10,5:1, excelente taxa para o uso de gasolina de alta octanagem, que é o caso da Podium. Ocorre, porém, que a “tropicalização” feita pela Suzuki para adaptar estes motores à nossa “alcoolina” certamente altera o ponto de ignição de modo o se adaptar o funcionamento com nossa gasolina com 87 octanas e com todas as misturas legais, e ilegais, existentes na “alcoolina” brasileira. Se você abastece com a Podium, que tem 95 octanas, a queima não acorrerá totalmente e no momento adequado exigido pela octanagem da gasolina, fazendo com que o motor não renda tudo que deveria render, provocando, inclusive, batidas de pino quando do uso da Podium. Encaminhei há dois dias um e-mail á fabrica questionando sobre o uso da Podium, estou aguardado a resposta. Abaixo transcrevo teor do e-mail:
“Senhores, sou proprietário de um Grand Vitara (taxa de compressão 10,5:1 segundo Manual do Proprietário) ano 2010/2011 e de um SX4 2011/2012 (taxa de compressão 9,5:1 segundo Manual do Proprietário) e tendo em vista a “tropicalização” que é realizada nestes veículos para se adequarem à gasolina fornecida no Brasil, bem como a informação constante nos manuais de que os veículos são adaptados ao consumo da gasolina comum (87 octanas), pergunto se a Gasolina Podium (95 octanas) pode ser utilizada e, se afirmativa a resposta, se a utilização deste combustível trará benefícios a o motor?”
Saudações Suzukeiras.