x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Usuário
    Entrada
    28/04/2012
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimentos: 2

Citação Postado originalmente por Annibal Ver Post
    Apenas uma correção: o aditivo é adicionado na distribuidora e não no posto.
    Não me leve a mal Aníbal, mas já testemunhei a adição do aditivo diversas vezes e isto foi realizado por um funcionário após o abastecimento do tanque do Posto do combustível pelo caminhão.
    Desconheço que este procedimento seja realizado previamente por alguma distribuidora, mas não estou afirmando que ele não exista em razão de minha ignorância a respeito deste fato.
    Abs.

Pedro.

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por martins132 Ver Post
    Não me leve a mal Aníbal, mas já testemunhei a adição do aditivo diversas vezes e isto foi realizado por um funcionário após o abastecimento do tanque do Posto do combustível pelo caminhão.
    Desconheço que este procedimento seja realizado previamente por alguma distribuidora, mas não estou afirmando que ele não exista em razão de minha ignorância a respeito deste fato.
    Abs.

Pedro.
    Sem problema, não há porque levar mal. Pelo que sei a ANP autoriza apenas as distribuidoras a colocar o aditivo, vedando esta prática aos postos. Contudo, posso estar enganado.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário Avatar de Marcio Nogueira
    Entrada
    14/08/2009
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por Mauro B Ver Post
    SOBRE GASOLINAS E ADITIVOS

1. Gasolina Aditivada no Brasil também se enquadra no que o manual chama de gasolina. Não tem adição de chumbo.
    2. O aditivo nada mais é que um detergente próprio para manter o sistema de distribuição de combustível limpo, especialmente os bicos de injeção. Ele não afeta a octanagem da gasolina.
    3. O problema maior é a procedência da gasolina. O ideal é sempre abastecer no mesmo posto, de bandeira confiável, e guardar as notas.
    4. O aditivo é o que vai evitar uma Grande dor de cabeça se um bico entupir. Use, preferencialmente, gasolina aditivada, e, se preferir, ponha você mesmo o aditivo nas seguintes proporções:

- 500 ppm para manter o sistema limpo (5 ml para cada 10 l de combustível) e de 1500 a 2000 ppm para limpar o sistema (20 ml para 10 l).

Fonte da informação: amigo pessoal que trabalha na Formulação de combustíveis para competições, na Petrobras.
    Pessoal, basta ler a informação acima postada pelo colega (com a qual concordo integralmente). Infelizmente temos os postos que agem de má fé e adulteram e/ou aditivam o combustível de forma a obter vantagens. Por isso temos que nos ater aos postos de confiança. Isto é, de rede e bandeira conhecidas.

Aqui em Brasília rola um oligopólio. A rede Cascol (antiga Gasol) é dona de 98 postos no DF. Esses caras não têm motivo para adulterar combustível para auferir lucro, pois já estão em posição domininate no mercado. Inclusive eles têm fiscalização própria, que se antecipa à da ANP para evitar que algum gerente, por liberalidade, adultere o combustível de determinado posto. Se isso ocorre, a bomba é lacrada NA HORA!

A rede Cascol/Gasol opra sob as bandeiras BR e Ipiranga. Minha política agora será abastecer nessa rede com a gasolina aditivada. Fora da cidade optarei pela comum e antes de pegar a estrada irei de Podium.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

Usuário
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    Águas Claras/DF
    Abs.

Pedro.
    É por isso que eu só abasteço com gasolina aditivada em postos de bandeira conhecidas como BR e Shell. Esses dois são bastante transparentes no procedimento para a aditivação da gasolina. Eu uso gasolina aditivada há muitos anos e nunca tive problemas. Mas isso é uma decisão de cada um, procurei me informar a respeito do assunto e hoje tenho bastante segurança sobre a utilização da gasolina aditivada.
    Abs
    Atual Suzuki S-Cross GLS All Grip 2015/16
    ex-
    Grand Vitara Prata Aut 4x4 2011/2

Usuário
    Entrada
    28/04/2012
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Prezados,

Quero deixar também o registro de que sempre utilizei gasolina aditivada das bandeiras confiáveis (shell, BR etc) em meus veículos e nunca tive problemas.
    Só tive problema com o GVIII.
    Outra coisa, não sei se acontece com os demais, mas quando abasteço com a podium, tenho a impressão de que o carro perde desempenho, ou seja, ele roda melhor com a gasolina comum.
    Isto fica claro para mim quando subo a serra gaúcha, o que faço com frequência. Ele demora mais para desenvolver velocidade na subida com a podium do que com a comum, o que ocorre também quando preciso fazer alguma ultrapassagem.
    Abs.

Pedro.

Usuário
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    Águas Claras/DF
    Prezados,

Quero deixar também o registro de que sempre utilizei gasolina aditivada das bandeiras confiáveis (shell, BR etc) em meus veículos e nunca tive problemas.
    Outra coisa, não sei se acontece com os demais, mas quando abasteço com a podium, tenho a impressão de que o carro perde desempenho, ou seja, ele roda melhor com a gasolina comum.
    Isto fica claro para mim quando subo a serra gaúcha, o que faço com frequência. Ele demora mais para desenvolver velocidade na subida com a podium do que com a comum, o que ocorre também quando preciso fazer alguma ultrapassagem.
    Abs.

Pedro.
    Nunca senti diferença de desempenho, seja com gasolina comum ou aditivada. Por outro lado, toda gasolina vendida no Brasil deveria ser aditivada a partir de janeiro de 2014. Mas, como nem todos estavam preparados para o cumprimento dessa determinação, a ANP estendeu o prazo para julho de 2015. Quem só usa gasolina não aditivada, quero ver como vai se virar a partir desta data.
    Abs
    Eduardo
    ex-

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Prezados,

Abs.

Pedro.
    Pedro, acho possível, sim, que o desempenho com a Podium seja inferior ao da gasolina comum. Explico: em princípio deveria ser melhor, pois a Podium tem 95 octanas contra 87 octanas da comum, ou comum aditivada. O motor de nossos Grand Vitara possui taxa de compressão de 10,5:1, excelente taxa para o uso de gasolina de alta octanagem, que é o caso da Podium. Ocorre, porém, que a “tropicalização” feita pela Suzuki para adaptar estes motores à nossa “alcoolina” certamente altera o ponto de ignição de modo o se adaptar o funcionamento com nossa gasolina com 87 octanas e com todas as misturas legais, e ilegais, existentes na “alcoolina” brasileira. Se você abastece com a Podium, que tem 95 octanas, a queima não acorrerá totalmente e no momento adequado exigido pela octanagem da gasolina, fazendo com que o motor não renda tudo que deveria render, provocando, inclusive, batidas de pino quando do uso da Podium. Encaminhei há dois dias um e-mail á fabrica questionando sobre o uso da Podium, estou aguardado a resposta. Abaixo transcrevo teor do e-mail:

“Senhores, sou proprietário de um Grand Vitara (taxa de compressão 10,5:1 segundo Manual do Proprietário) ano 2010/2011 e de um SX4 2011/2012 (taxa de compressão 9,5:1 segundo Manual do Proprietário) e tendo em vista a “tropicalização” que é realizada nestes veículos para se adequarem à gasolina fornecida no Brasil, bem como a informação constante nos manuais de que os veículos são adaptados ao consumo da gasolina comum (87 octanas), pergunto se a Gasolina Podium (95 octanas) pode ser utilizada e, se afirmativa a resposta, se a utilização deste combustível trará benefícios a o motor?”

Saudações Suzukeiras.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário
    Entrada
    06/11/2011
    Local
    Itajai/SC
    Está chegando a hora de trocar as pastilhas de freio do meu GV. Na ccs pediram míseros 980 reais (jogo traseiro e dianteiro). Acabei de comprar na Suzucar por 224 reais, com o frete ficou 250 reais (jogo traseiro e dianteiro). Até ligo para a ccs para saber o preço, mas com estes preços abusivos fica impossível de pisar numa ccs para fazer algum serviço.

Usuário
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    Águas Claras/DF
    Citação Postado originalmente por TONHO SUZUKI Ver Post
    Está chegando a hora de trocar as pastilhas de freio do meu GV. Na ccs pediram míseros 980 reais (jogo traseiro e dianteiro). Acabei de comprar na Suzucar por 224 reais, com o frete ficou 250 reais (jogo traseiro e dianteiro). Até ligo para a ccs para saber o preço, mas com estes preços abusivos fica impossível de pisar numa ccs para fazer algum serviço.
    Tonho,

Com qual quilometragem está a sua viatura?
    Abs
    Eduardo
    ex-

Usuário
    Entrada
    06/11/2011
    Local
    Itajai/SC
    Citação Postado originalmente por eduardo.reis68 Ver Post
    Tonho,

Com qual quilometragem está a sua viatura?
    Abs
    Eduardo
    60 mil km. Pelo que me falaram da Dpaschoal as pastilhas ainda aguentam mais uns 10 mil km. Comprei e vou deixar aqui em casa para trocar um pouco mais para frente.

Usuário Avatar de guilhermejcp
    Entrada
    18/12/2011
    Local
    Catalão/GO
    Agradecimentos: 6
    Prezados,

Abs.

Pedro.
    Martins,

O V6 tem a taxa de compressão de 10:1, menor que no 2.0, mas a impressão que tenho quando coloco podium (só coloco quando o carro esta bem na reserva para evitar ao máximo misturar as duas) é exatamente ao contrário. Parece que o carro ficou uns 300kg mais leve, ficou solto na estrada, acelera bem, retoma bem e até na curva parece que melhora (aí já é o psicológico atuando.rsrs).

A unica coisa que ficou exatamente igual foi o consumo. Não deu nem 1% de alteração considerando os dados do computador de bordo.
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

Usuário
    Entrada
    22/12/2012
    Local
    Recife/PE
    Citação Postado originalmente por Annibal Ver Post
    Pedro, acho possível, sim, que o desempenho com a Podium seja inferior ao da gasolina comum. Explico: em princípio deveria ser melhor, pois a Podium tem 95 octanas contra 87 octanas da comum, ou comum aditivada. O motor de nossos Grand Vitara possui taxa de compressão de 10,5:1, excelente taxa para o uso de gasolina de alta octanagem, que é o caso da Podium. Ocorre, porém, que a “tropicalização” feita pela Suzuki para adaptar estes motores à nossa “alcoolina” certamente altera o ponto de ignição de modo o se adaptar o funcionamento com nossa gasolina com 87 octanas e com todas as misturas legais, e ilegais, existentes na “alcoolina” brasileira. Se você abastece com a Podium, que tem 95 octanas, a queima não acorrerá totalmente e no momento adequado exigido pela octanagem da gasolina, fazendo com que o motor não renda tudo que deveria render, provocando, inclusive, batidas de pino quando do uso da Podium. Encaminhei há dois dias um e-mail á fabrica questionando sobre o uso da Podium, estou aguardado a resposta. Abaixo transcrevo teor do e-mail:

“Senhores, sou proprietário de um Grand Vitara (taxa de compressão 10,5:1 segundo Manual do Proprietário) ano 2010/2011 e de um SX4 2011/2012 (taxa de compressão 9,5:1 segundo Manual do Proprietário) e tendo em vista a “tropicalização” que é realizada nestes veículos para se adequarem à gasolina fornecida no Brasil, bem como a informação constante nos manuais de que os veículos são adaptados ao consumo da gasolina comum (87 octanas), pergunto se a Gasolina Podium (95 octanas) pode ser utilizada e, se afirmativa a resposta, se a utilização deste combustível trará benefícios a o motor?”

Saudações Suzukeiras.
    Annibal,

Octanagem é a resistência a pré detonação, a chamada batida de pino, desta forma uma Gasolina de 87octanas ocorre a pré detonação antes em comparação com uma Gasolina de 95 octanas. As vezes que testei o carro o desempenho com Podium foi melhor, na cidade o consumo senti o mesmo na estrada em um melhor consumo, pois não precisa ficar acelerando pra manter a velocidade que viajo era só ficar dando toque no acelerador. Agora o que tenho relato é que como a Gasolina Podium é uma gasolina pouco comercializada, mesmo tendo uma durabilidade de 6meses a 1 ano, são encontrado posto que não fizeram o reabastecimento da Gasolina Podium no tanque por mais de 1 ano, tornando a Gasolina Velha e com baixo desempenho, desta procure as informações de quando foi reabastecido o tanque. Isso vale pra qualquer posto, pois no dia que é reabastecido Não é um dia bom, pois a sujeira acumulada no tanque fica mistura na Gasolina, o ideal é no dia seguinte, lembrando que a Gasolina Comum de 800ppm tem durabilidade de 15 a 30 dias, e que começou a ser comercializada em 1º de Janeiro de 2014 Gasolina Comum de 50ppm tem durabilidade de 3meses. Lembrando que no caso da Gasolina Comum ou Gasolina Comum Aditivada pelo Posto (Não existe impedimento do dono do Posto comprar Gasolina comum e aditivar) o posto pode comercializar Gasolina formulada que tem maior consumo e causa mais resíduo (ocasionando danos ao motor) devido a origem da Gasolina ser de linha de coqueamento e catalíticas.
    Grand Vitara 2013 4x2 Auto
    Ex Sportage 2009 4x2 Auto

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem