x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Citação Postado originalmente por Dante Furtado Ver Post
    Fabiano, não fiz teste no automático. Você vai ver no forum muitas discussões sobre a potência do motor do GV 2.0. Não acho o motor fraco( levando em conta o tipo e a proposta do carro) mas de maneira alguma também "sobra" motor e eu penso que câmbio AT vai melhor com motores mais potentes.
    Abraços, Dante
    Caros fsgrj e Dante

Sou do Rio e tenho um AT 09/10.
    Posso dizer que essa questão de sentir falta de motor ou de mais marchas no câmbio automático vai da consciência do carro que você tem nas mãos e do uso que faz ou quer fazer dele. Eu nunca tinha tido um carro automático e posso dizer que é preciso aprender a usar o carro e o câmbio. Eu por exemplo uso muito as reduzidas, descendo para 3 e 2 quando vejo um sinal fechado para ajudar e não sobrecarregar os freios, preservando assim as minhas queridas pa$tilha$. Subir serra é outro aprendizado. Descer também. Há muitos posts aqui e no resto do fórum sobre isso.
    O GV3 é um veículo offroad com extremo conforto para uso urbano, o que não acontece com nenhum outro da sua categoria, ou seja, veículos com bloqueio de diferencial central e reduzida. Já fiz muita coisa offroad com o meu e nunca senti falta de motor para essas situações. Obviamente na estrada há uma dúzia de outros carros menores e mais baratos que o nosso que vão andar mais e ter mais estabilidade. Minha esposa por exemplo tem um Fiat 500 com motor Fire 1.4 e é impressionante como o carrinho é ágil e veloz com esse motor. Mas é um carro pequeno, muito muito leve e com câmbio manual. Aliás, essa dúvida quanto ao câmbio para mim se resume a saber se você quer mais agilidade no dia a dia da cidade ou se quer conforto. Não existem carros de corrida automáticos certo? Agilidade pressupõe o piloto comandando o motor como um todo, inclusive na troca de marchas. Mas o nosso GV3 não é um carro de corrida ou mesmo um desses hatchs ou sedãs com os quais vemos uns idiotas costurando no trânsito das cidades. Então nesse ponto eu prefiro imensamente ficar com o AT, que me dá um enorme conforto nos engarrafamentos do Rio e ainda facilita em muito a vida no offroad.
    Espero ter ajudado.

Abs e boa sorte!
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 0
    Já há mais de 20 anos só tenho carro com câmbio automático. Não compro, de jeito nenhum, carro que não disponha deste tipo de transmissão.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

Usuário
    Entrada
    07/07/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por fsgrj Ver Post
    Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e vi o quanto vcs ajudam nas dúvidas.
    Hj tenho um civic 2010 e tava querendo comprar uma 4x4. Andei pesquisando e vi que o preço da Gran Vitara parece ser o melhor custox beneficio. Então vou colocar algumas dúvidas, acho q facilita rs.
    1 - Em termos de conforto em relaçao ao civic, vcs acham q sairei ganhando?
    2 - O carro tem muitos ruídos internos, devido ao fato de encarar estradas ruins?
    3 - Já li q o carro tem pouca manutençao, é verdade?
    4 - Quanto gasta-se em média nas revisoes?
    5 - A Subaru Forester é equivalente ou posso ir na GV que dá conta do recado?

Desculpem as perguntas, mas como esse mundo 4x4 é novo para mim e estou empolgado com isso, gostaria de ter certeza para nao me arrepender depois.

Abs, Fabiano

1- Na minha opinião sairia ganhando sim. Como é um veículo mais alto, aproveita melhor o seu espaço interno. No Civic me sinto muito pressionado e quando vou sentar no banco traseiro do Civic, o seu teto é muito baixo gerando um desconforto. Prefiro sem dúvidas um carro alto e acho bem mais confortável que um sedan.

2- Tem ruídos internos, como já citado em alguns post anteriores, como apoia braços central, tampa do estepe traseiro, bancos traseiros, que são os mais comuns. Tive problema de barulho na mangueira da direção hidráulica e na suspensão dianteira. Relatei tudo isso na concessionária e dentro da garantia resolveram tudo, menos a do barulho do estepe traseiro que ainda tem um pouco.

3-Sim, tive um GVII por 12 anos e se mostrou um carro de manutenção simples e super durável. Acredito que com o GVIII é a mesma coisa.

4- Estou gastando em média R$500,00. Agora a Suzuki tem as revisões programadas e fixas, vá em alguma concessionária e pergunta.

5- Forester é um belo carro e tem as suas vantagens como 6 airbags ( GVIII 2.0 não oferece). O Forester está mais para um SUV, apesar de possuir uma boa capacidade off-road, já o GVIII está mais para um SUV off-road, ou seja, concepção de jipe, chassi full-frame, 4x4 reduzida, etc...O GVIII original esconde a sua real capacidade no off-road. Se botar uns pneus e uns lifts, o carro supera muitos obstáculos.

Citação Postado originalmente por Luiz Castilho Ver Post
    Caros fsgrj e Dante

Sou do Rio e tenho um AT 09/10.
    Posso dizer que essa questão de sentir falta de motor ou de mais marchas no câmbio automático vai da consciência do carro que você tem nas mãos e do uso que faz ou quer fazer dele. Eu nunca tinha tido um carro automático e posso dizer que é preciso aprender a usar o carro e o câmbio. Eu por exemplo uso muito as reduzidas, descendo para 3 e 2 quando vejo um sinal fechado para ajudar e não sobrecarregar os freios, preservando assim as minhas queridas pa$tilha$. Subir serra é outro aprendizado. Descer também. Há muitos posts aqui e no resto do fórum sobre isso.
    O GV3 é um veículo offroad com extremo conforto para uso urbano, o que não acontece com nenhum outro da sua categoria, ou seja, veículos com bloqueio de diferencial central e reduzida. Já fiz muita coisa offroad com o meu e nunca senti falta de motor para essas situações. Obviamente na estrada há uma dúzia de outros carros menores e mais baratos que o nosso que vão andar mais e ter mais estabilidade. Minha esposa por exemplo tem um Fiat 500 com motor Fire 1.4 e é impressionante como o carrinho é ágil e veloz com esse motor. Mas é um carro pequeno, muito muito leve e com câmbio manual. Aliás, essa dúvida quanto ao câmbio para mim se resume a saber se você quer mais agilidade no dia a dia da cidade ou se quer conforto. Não existem carros de corrida automáticos certo? Agilidade pressupõe o piloto comandando o motor como um todo, inclusive na troca de marchas. Mas o nosso GV3 não é um carro de corrida ou mesmo um desses hatchs ou sedãs com os quais vemos uns idiotas costurando no trânsito das cidades. Então nesse ponto eu prefiro imensamente ficar com o AT, que me dá um enorme conforto nos engarrafamentos do Rio e ainda facilita em muito a vida no offroad.
    Espero ter ajudado.

Abs e boa sorte!

Luiz,

Vejo que você está aprendendo rápido a ser motorista de A/T!

fsgrj e Dante,

Este carro é um jipe disfarçado de SUV. O câmbio dele é mesmo muito simples se comparado a outros no mercado. Mas é o modelo com melhor custo/benefício que temos. Mesmo que ele tivesse um câmbio super moderno, em certos momentos, se faria necessário "cambiar" as marchas.
    É normal se usar a redução e a troca de marchas no A/T, dependendo da situação de trânsito. E na minha opinião, automático é o melhor tipo de câmbio para o off road, pois não precisamos perder tempo e energia em trocar as marchas. Em geral, 1a e 2a marchas se alternam o tempo todo, e aí o A/T faz isso para você (assim como nos engarrafamentos). Numa subida ou descida de serra, ultrapassagem ou frenagem, o câmbio tem que ser usado para um melhor aproveitamento do motor.
    Penso que o GV pode ser comparado a poucos modelos no mercado brasileiro, para sermos justos: Jeep Wrangler de 4 portas, Defender 110 e a TR4. E só! Os outros modelos são SUV, sem tração ou reduzida, ou capacidades de suspensão e altura do solo. Ter tração 4x4 não significa dizer que é um off road. Alguém sabe de outros modelos no Brasil que tenham as mesmas capacidades do GV, dentro desta mesma categoria de preço, recursos e tamanho?
    Também acho que mais alguns HP no motor seriam ótimos, mas não é nada grave como está. Talvez o remapeamento da ECU ou o kit Unichip sejam boas saídas para melhorarmos um pouco a performance.
    Eu instalei o filtro K&N e melhoraram muito as retomadas. Pus o lift, proteções e os pneus e o carro virou um ótimo jipe.
    Bem, gosto não se discute. Mas sabendo usar, o câmbio A/T não deixa nada a dever.
    []s
    Pajero Full 2p, 3.8-V6 2015 (ex GV-V6 2010)

Usuário Avatar de MVSEIXAS
    Entrada
    13/02/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Marco,

Você esqueceu de comparar a GV com a Ecosport e Tucson...

kakakakakakakakaka !!!!!!!!

Citação Postado originalmente por Marco Antonio Helio Ver Post
    Luiz,

Vejo que você está aprendendo rápido a ser motorista de A/T!

fsgrj e Dante,

Este carro é um jipe disfarçado de SUV. O câmbio dele é mesmo muito simples se comparado a outros no mercado. Mas é o modelo com melhor custo/benefício que temos. Mesmo que ele tivesse um câmbio super moderno, em certos momentos, se faria necessário "cambiar" as marchas.
    É normal se usar a redução e a troca de marchas no A/T, dependendo da situação de trânsito. E na minha opinião, automático é o melhor tipo de câmbio para o off road, pois não precisamos perder tempo e energia em trocar as marchas. Em geral, 1a e 2a marchas se alternam o tempo todo, e aí o A/T faz isso para você (assim como nos engarrafamentos). Numa subida ou descida de serra, ultrapassagem ou frenagem, o câmbio tem que ser usado para um melhor aproveitamento do motor.
    Penso que o GV pode ser comparado a poucos modelos no mercado brasileiro, para sermos justos: Jeep Wrangler de 4 portas, Defender 110 e a TR4. E só! Os outros modelos são SUV, sem tração ou reduzida, ou capacidades de suspensão e altura do solo. Ter tração 4x4 não significa dizer que é um off road. Alguém sabe de outros modelos no Brasil que tenham as mesmas capacidades do GV, dentro desta mesma categoria de preço, recursos e tamanho?
    Também acho que mais alguns HP no motor seriam ótimos, mas não é nada grave como está. Talvez o remapeamento da ECU ou o kit Unichip sejam boas saídas para melhorarmos um pouco a performance.
    Eu instalei o filtro K&N e melhoraram muito as retomadas. Pus o lift, proteções e os pneus e o carro virou um ótimo jipe.
    Bem, gosto não se discute. Mas sabendo usar, o câmbio A/T não deixa nada a dever.
    []s

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Câmbio AT no GV

Obrigado Dante,
    Os ruídos pelo q vi alguns usuarios tb reclamaram no banco traseiro e estepe, mas a concessionaria tá conseguindo resolver nas revisoes, q bom! rs
    Vi q o seu é mecanico, vc chegou a testar o automatico? O motivo q o levou a pegar o manual é o meu mesmo sentimento de ficar "devendo" no automatico por ter somente 4 marchas?
    Abs, fabiano
    Olá Fabiano, o GV manual, chega a ser um pouquinho mais esperto que o GV AT, eu digo um pouquinho, desde que vc use o GV AT com a opção do botão Power acionado(com essa opção desl. a troca das marchas são mais lentas), pois ele andará em um modo mais esportivo. Eu ando direto com o meu assim, não dirijo ele com essa opção desligada, pois a economia de combustível acho irrisória(0,5 Km/L).

Recentemente dirigi um manual de uma loja e não senti diferença p/ o meu AT, acho que porque o meu, está com a central remapeada faz tempo e não me lembro mais como ele era antes originalmente.

Mas caso decida comprar um GV, te aconselho antes a fazer um Test Drive em ambos, no manual e no AT(com o botão AT/Power acionado), p/ aí vc ter uma ideia qual dos 2 vão de encontro ao seu gosto ou maneira de dirigir.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário Avatar de fsgrj
    Entrada
    27/01/2012
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Pessoal, vlw pela ajuda.
    Acho q vou tentar marcar um test drive para sentir o carro.
    Sei q nao deve ser tao agil quanto o meu civic rs, mas com tantos radares por aí a rapidez do civic vai ficar prejudicada, e a "falta de potencia" do GV atenderá bem.

Francisco,

Entao vc remapeou a central? Como fez isso?

Obrigado e abs

Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    ... Francisco,

Oi Fabiano, eu remapeei a central do meu GV com o Maurício da Reiko de SP mauricioraj@hotmail.com(vc pode enviar um email p/ ele e pedir informações mais detalhadas). Vc envia a central do seu carro, ele remapeia e manda de volta p/ vc. Na página 96 deste tópico, tem uma msg minha das impressões que achei do remapeamento. E em algumas páginas anteriores a 96, tem o depoimento de outro forista o "Márcio Nogueira" que tb remapeou o GV dele.

Qualquer dúvida sobre a "chipagem" da central, que não ficou esclarecida no meu depoimento e no do Márcio, pode perguntar por aqui mesmo que respondo Ok.

Abraço, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário Avatar de fsgrj
    Entrada
    27/01/2012
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agora uma dúvida de acessório, o kit multimidia, vcs acham q vale a pena?

Usuário Avatar de EDSONGALIZA
    Entrada
    07/09/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Amigo mvseixas

finalmente a viatura esta com sapatos novos 235 65r17 pirelli atr
    o carro esta ( xxouuu) ficou bonito .
    Nao pega em nada , nao raspou em nada durante um passeio.
    Estabilidade 10
    na areia pesada ,passei puxando um reboque com um atv maq 400 em cima , o carro foi perfeito.
    Mas acho que o consumo vai aumentar . Nao fiz os calculos ainda mas tive esta impressao.
    O resto so alegria .

Edson galiza

Citação Postado originalmente por mvseixas Ver Post
    prezado edson,

tenho uma gv iii v6 2010 e, recentemente, troquei os 4 pneus originais (que são 225/65 r17), por pneus yokohama g12, nas medidas 235/65 r17.

Lhe aconselho a pensar no pneu yokohama, pois são muito melhores e mais duradouros do que o pirelli.

Fiz trilha (leve) com ambos os tipos de pneus, e a diferença é razoável.

Se vc quizer, lhe mando fotos.

Anoto ser possível colocar pneus 245/65 r17.

Abs. E feliz 2012.

Marcus - mvseixas

amigos desejo trocar as 4 carnicas que veio de fabrica bridistone com 17000km e carecas o pneu ruinnnnnnnnnnnnn
    por 4 pirelli 235 65 17r atr ...queria saber se posso trocar nao vai raspar em nada meu carro é todo original...
    Se algum amigo ja fez essa troca por favor me ajude..

Usuário Avatar de fsgrj
    Entrada
    27/01/2012
    Local
    rio de janeiro/RJ
    eu quis dizer central multimidia e não kit rs

abs

Agora uma dúvida de acessório, o kit multimidia, vcs acham q vale a pena?

Usuário Avatar de Eduardo.nat
    Entrada
    29/07/2011
    Local
    Natal/
    Olá Fabiano e Vizinho Freitas:
    Aqui em Natal já tem o concorrente do Maurício da Reiko: valor: 1.900,00 em 6x ou 1.650,00 a vista.
    Falei com um amigo que remapeou um troller com este rapaz e ele disse que ficou muito bom!

Pessoal, vlw pela ajuda.
    Acho q vou tentar marcar um test drive para sentir o carro.
    Sei q nao deve ser tao agil quanto o meu civic rs, mas com tantos radares por aí a rapidez do civic vai ficar prejudicada, e a "falta de potencia" do GV atenderá bem.

Francisco,

Obrigado e abs
    Eduardo Luiz
    Ex- Troller SEDEX 3.2 2015, Ex- TROLLER 2010 MECÃO, Ex-JIMNY 4ALL 2013 (GARGAJIMNY) e Ex-TROLLER 2008 GARGATROLLER

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem