Postado originalmente por
netuno
Pessoal, coloquei minhas dúvidas sobre o lift no GV III no tópico "Novo Grand Vitara III - Preparação para trilhas",
mas a coisa anda meio devagar por lá, então aproveito este tópico que está bem atualizado.
Tenho atualmente uma TK 2008 com lift RC4x4, cofap suprema e BT AT 235/70. Receita básica e já consagrada por diversos usuários deste forum, um upgrade que deixa o carro realmente fantástico, a meu ver.
Agora estou ansioso para pegar um GVIII, embora não pretenda me desfazer da TK. Sei que ainda é cedo para chegarmos à "receita básica" do lift para o GVIII, mesmo porque comparativamente à TK são poucos os foristas proprietários e nem todos pretendem fazer alterações na configuração original do carro.
Fiz uma pesquisa no forum e pelo que consegui ver a solução para uma receita que poderíamos chamar de ideal de lift depende ainda do gosto pessoal de cada proprietário, o que não poderia deixar de ser, pois cada um faz as alterações de acordo ao uso do veículo, disponibilidade de $$$ etc...
Do resultado da pesquisa vemos que apenas quatro suzukeiros empreenderam alterações visando "descolar o GV III do solo". Por favor não entendam mal. Quando digo descolar do solo, supomos que os pneus mantenham seu atrito...
Então aí vai o resultado da pesquisa:
Troca por pneus maiores, sem lift(calços) ou troca de amortecedores:
-
freitasjr - BF AT 225/75 16 em rodas Scorro S 150
-
kmarx - Toyo AT 245/65 17 ( raspam no carro)
Lift 2":
-
marcio nogueira - lift 2" fabricante ??? + Kumho AT 255/65 17 + amort. Doetsch Tech.
Lift 35 mm:
-
marco a. helio - lift 35mm (SR Customs) + BF Mud 235/70 16 em rodas Enkel mod. Rally tala 8".
Todos concordam que as caixas de roda do GV III permitem o uso de pneus maiores sem alterar a suspensão (calços, molas,amortecedores).
A dificuldade de se conseguir no BR pneus maiores aro 17 leva a pensarmos na opção da troca para rodas 16 que oferece mais alternativas tanto de banda de rodagem quanto de perfil, com a vantagem??? de tornar o rodar mais macio (mais borracha, menos ferro).
E a questão dos amortecedores, medidas de abertura e fechamento me parece que ainda restam algumas dúvidas.
Alguma empresa nacional (RC, Alternativa...) estaria desenvolvendo o kit lift?
Sei que ainda é um pouco cedo para termos a bendita "receita consagradora" como no caso da TK,
mas gostaria de saber a opinião dos colegas que já fizeram as alterações ou os que estão analisando as opções atuais.
Abc
Netuno