Suzuki Vitara estreia em novembro com motores 1.6 aspirado e 1.4 turbo
Olha motor turbo da Suzuki chegando no Brasil.
Seria muito bem vindo este motor na S-Cross.
Versão Imprimível
Suzuki Vitara estreia em novembro com motores 1.6 aspirado e 1.4 turbo
Olha motor turbo da Suzuki chegando no Brasil.
Seria muito bem vindo este motor na S-Cross.
Pronto, o meu GLS tá na garagem. Achei um pouco 'lerdo', mas minha experiência é que com o tempo isto vai melhorando, seja porque a gente no inicio tem 'medo' de acelerar demais seja porque o motor vai melhorando mesmo depois dos primeiros 1000K ... vamos ver.
Uma coisa que me causa estranheza é o comportamento do CVT em conjunto com as borboletas. Quando o câmbio está em D e uso as borboletas ele temporariamente vai para M ( M3 por exemplo ). Até aí perfeito. Só não consegui descobrir direito o que causa ele voltar para o D. No meu City que acabei de trocar pelo GLS funcionava assim: Quando eu aperto a borboleta (-) ele volta para D assim que voltar para horizontal numa descida ou quando estabiliza a velocidade em caso de uma aceleração. No GLS, quando aperto (-) por exemplo na frente de uma lombada o City voltava para D assim que acelerava depois da lombada. No S-Cross ele continua no M e somente em algum momento depois ele volta para D. Não descobri o que exatamente causa ele voltar para D. O manual explica um pouco, mas não bate 100% com o que percebi na realidade.
No resto gostei do carro, como alguns já falaram, é um pouco ruidoso, mas não incomoda não. O som é razoável, porém poderia ser melhor.
Gerrit, no meu GLX também ocorre isso. Ao usar a borboleta, estando em D, ele parece que "segura" a marcha ( qualquer delas) por um tempo maior que o necessario para depois entrar em D novamente. Já me aconteceu inclusive, em estrada, de pela borboleta eu passar de 6 para 7, estando em D, e o carro mostrar o 7 no painel e mesmo acelerando nao sobe o giro e logico a velocidade. Por vezes torna-se até perigoso... O ruido tambem é bastante incômodo ao exigir do motor em ultrapassagens na estrada e principalmente em subidas de serra.
Acho que o CVT do S-Cross nao casa bem com esse 1.6 aspirado e por isso a Suzuki sepultou esse casamento. É uma pena, porque o carro tem muitas virtudes, bom desempenho, economia, segurança, tecnologia, mas esse câmbio tá f**a.
Os modelos 2017, com um facelift que mudou totalmente o carro, já nāo utilizam o CVT.
Os novos Vitara acho que nunca chegaram a utilizar CVT apesar de o mesmo motor M16A.
Estou pensando sériamente em trocar o meu por um Vitara AT6 que está chegando em novembro.
Abraço
Também coloquei o módulo na concessionária ( na NF consta "Módulo Jimny" ), mas alguma coisa está errada. Somente para fechar funciona o "um toque". Para descer preciso ficar segurando o botão. E quando fechei o carro ( lado de fora ) ele rebate os retrovisores e fecha todos os vidros ( menos o teto solar ). Enquanto ele estava fechando o vidro de motorista coloquei minha carteira meio para dentro do carro, simulando um braço ou mão. O vidro não rebateu, somente parou segurando a carteira bem forte, ou seja, o anti-esmagamento não funcionou. Vou falar com a concessionária, porque não foi isto que pedi.
Também percebi que parece que o vidro fica estalando na porta, está fazendo um certo barulho as vezes.
No resto, falando do câmbio CVT novamente, lendo o manual, vi que ele volta para "D" ( após uso das borboletas ) "depois de um determinado tempo sem acelerar". Ou seja, quando o carro percebe que a velocidade fica constante por um certo tempo ele volta para "D". Neste sentido, o meu City era melhor, ele voltava para D assim que acelerava depois de uma freada ou assim que tirava o pé depois de uma acelerada.
O S-Cross, em certas subidas começa a gritar muito, o giro sobe para quase 4000 RPM. Para baixar o giro para uns 2500 RPM tiro levemente o pé do acelerador. Assim o carro mantém a velocidade na subida, mas não grita tanto.
Hoje a noite atualizei o GPS do carro. Primeiro tentei pelo carro mesmo, mas era muito lento e cancelei. Na minha garagem eu pego o Wifi da minha casa, mas mesmo assim não deu muito certo. Depois em casa entrei no site "www.navitel.ru/pt" me cadastrei como usuário e cadastrei o device ( para isto precisa pegar a chave no menu do navegador ). Aí baixei a versão mais nova do programa ( arquivo APK ) e a versão mais nova do mapa ( arquivo NM7 ). O APK coloquei numa pasta Downloads no cartão SD e o arquivo NM7 coloquei na pastas Maps no cartão e removi o arquivo antigo. Colocado de volta o SD, pelo filemanager achei o arquivo APK e mandei instalar. Após reinicialização rodou tudo certinho, Navitel atualizado e o mapa atualizado também para 2016Q1.
Flagra: Suzuki S-Cross reestilizado ja roda no Brasil e pode ganhar turbo | CARPLACE
Modelo 2017 já em testes no Brasil.
Esta nova frente sem dúvida será polémica.
Os preços dos seminovos vão cair bem com este lançamento com motor turbo.
A não ser que o valor do modelo 2017 seja muito maior que o atual.
Esperar para ver.
Acho que sim, posicionam o Scross pra cima, vira o mais caro da SZK e coloca o Vitara no lugar do antigo Scross, deve ser isso. Duvido que o Vitara venha com valores entre 70 - 90K, cheio de tecnologia e importado, com IPI nas alturas e taxas de importação? Acho que a SZK vai jogar o Scross la pra cima.
O problema pra mim é essa simulação de marchas em CVT, é bobagem, troca de marchas no volante ou manopla só pra AT mesmo, no CVT fica esquisito. Mesmo no AT eu usava pouco, fica meio confuso, vai e volta pro Drive sem vc perceber. Acho que no caso do Scross o legal é o booster de pedal no modo Sport, esse sim muda bem o comportamento do carro. Em subidas mando o Sport e sobe o giro rapidinho, aí alivio e mantenho uma rotação mais tranquila, sobe sem berrar.
Na cidade to usando o Sport direto, não observei aumento de consumo.
Abs
Vamos acompanhar o Sport, vou tentar também. De qualquer forma utilizo somente as borboletas em caso de descida ou para diminuir a velocidade poupando os freios ( freio motor ). Por exemplo na descido você segura melhor a velocidade sem ter que ficar freando o tempo todo. E nas subidas tem que aliviar o pé mesmo, se não o giro fica muito alto o tempo inteiro. Talvez usando modo Sport elimina a necessidade de trocas manuais mesmo. Vou tentar.
Outra coisa ... alguém atualizou a versão Android? o meu está com 4.1.1 e pelo que entendi tem pessoas aqui com versão 4.2 ou mais. Talvez foi no site GPS point que li isto. Não lembro direito.
A CM, com Android 4.1.1 é legalzinho, mas não achei a altura do carro. Já vem com software de navegação e mapa xingling instalado, mas não gostei tanto. Acabei tomando coragem e instalei o TomTom Go e o mapa do Brasil. Para poder testar TomTom libera 75km por mês de navegação 'gratis'. Ou seja, na prática não passe de 1 dia se usar o caminho inteiro casa-trabalho-casa ... Mas deu para sentir o gostinho. Acabei decidindo por comprar a assinatura TomTom de 3 anos. Com isto morreu R$189,99 , mas penso eu ... gasto >100K no carro, então vamos fazer a coisa certa, e baixar a versão oficial com suporte e tudo. Depois acabei também trocando o Music Player na central. Baixei o BlackPlayer EX por R$ 2,50 ( BlackPlayer EX – Apps para Android no Google Play ) e também gostei mais do que do player original. No fim a CM xingling acabou ficando com cara até legal e moderno, com software decente. Recomendo para todos que tem a CM fazer a experiência. Antes de instalar o mapa certifique se que tem um SD decente instalado, uns 8GB, mas melhor botar logo 16GB ou mais. Ai, com este BlackPlayer ainda pode, além do mapa, guardar uma boa biblioteca de musicas no SD. Para ficar bem legal tem que baixar o Cover Art das músicas também.