Pois é.... sou mais entusiasta de uma versão diesel que uma automática...
de qualquer forma, novidades sempre são bem vindas, desde que no caso do Jimny, sejam mantidas suas aptidões offroad....
abs!
Versão Imprimível
Boa tarde pessoal,
estou mandandando a mensagem por esse tópico pois não consegui localizar outro mais específico, e como este trata de assuntos gerais relativo aos pontos positivos e negativos do carro, julguei que meu comentário seria pertinente. Vamos lá!
O jimny é meu único carro e até o momento tem me atendido muito bem. Por enquanto somo somente eu e a patroa. Em breve essa realidade vai mudar. A família está crescendo!!!:-D
Gostaria de saber se algum dos colegar já passou por isso, ter o Jimny como único carro e com um bebê. E, se já passou, quais foram as impressões.
Abraço
Opa.... em primeiro lugar, parabéns pela nova vida que se aproxima! Na verdade não tenho mais o Jimny, mas hoje acho que ele me faz ainda mais falta, minha bebê acabou de nascer e tenho pensado muito em vender o Troller (mais por ele não entrar na garagem da atual casa do que pelo fato do bebê em si), porém, minha esposa tem outro carro, o que facilita muito as coisas. Mas ambos estamos ainda resistentes em vender o Troller (gostaríamos de dar umas voltas com a Violeta, já que durante toda a gestação andamos muito no Troller, fizemos algumas viagens). Ainda não testamos colocar a cadeirinha nele, nem a logística de entrar e sair dele, mas o que julgo ser o maior problema é o espaço né, acaba que com criança carregamos muito coisa, e tenho uma enteada de 8 anos, aí as coisas apertam ainda mais. Porém vejo uma vantagem do Jimny em relação ao Troller na questão de ser mais fácil rebater o banco dianteiro (o do Troller é bem pesado), além da altura do Troller atrapalhar o entra e sai do carro. No seu caso, acho que organizando bem o espaço e rebatendo um dos bancos traseiros, ganha-se um bom espaço. O mais difícil acho que é colocar o bebê na cadeirinha... muita gente não encara essa trabalheira e acaba optando em trocar de carro, principalmente por um 4 portas. Problema é que nenhum 4 portas será tão divertido e valente como o Jimny....
abs!
Amigo, eu não tenho um Jimny, mas tenho uma filha pequena (2 anos e 7 meses). Se vc costuma viajar e, especialmente, se tem casa fora, considere a possibilidade de agregar uma carretinha bem vedada, pois a bagagem vai crescer exponencialmente. Para deslocamentos mais curtos, bagageiro no teto.
O centro de gravidade alto pode fazer a criança enjoar (vomitar) mais, se bem que isso não vai tornar a vida tão mais difícil, pois mesmo no meu carro, SCross, a minha filha vomitou bastante no início (mas o medicamento Vonau deu um bom resultado). O Jimny pula mais e a sua mulher vai ficar mandando você andar cada vez mais lentamente para não incomodar o bebê (alternando isso com os pedidos de alteração da temperatura do ar condicionado!) o que vc aceitará naturalmente e com o tempo vai até curtir. Passados os primeiros seis meses você já estará bem mais à vontade e a família adaptada, eu creio.
A paternidade vai trazer para você e sua mulher muitas privações. Embora todas valham a pena, minimize-as: tente não abrir mão do que você mais gosta para não afetar muito o seu humor e alegria; podendo, faça pequenas adaptações à nova realidade.
Depois a criança vai crescer e passará a adorar o jipe tanto quanto você. Você começará a passar vídeos de trilhas e lama e a criança começará a torcer e a vibrar junto.
Para finalizar: quando nasci o meu pai comprou um Fusca 62 e foi suficiente para levar minha mãe e meu irmão a todos os lugares (sem contar com os primos, tias....). Com boa vontade, o Jimny vai atender sim.
Espero ter ajudado.
Abs,
LFC
P.S.: Desconsidere se for ter gêmeos :-D
Leo,
Tem um relato, aqui no fórum, de um cara que foi de Jimny até o Peru.
Estava dentro do Jimny, o filho em cadeirinha, sogra e esposa, e se não me engano não havia nenhum rack, utilizando somente o "porta-malas". Ou seja, mesmo que houvesse um rack e fosse uma viagem que durou 1 mês, isso mostra nossa capacidade de adequação.
Já ouvi também que a altura do jimny, torna fácil a manobra de tirar e colocar a criança, mas nada que eu tenha vivido na prática.
A única certeza: hoje uma criança leva muuuita tralha, eu na minha ignorância de ainda não viver a paternidade, não entendo pra quê?!
Eu, como ex-dono de Jimny, digo, fique com ele e tente se adequar...
Parabéns e,
T+
Jorge, LFC e Paulo,
muito obrigado pelos relatos e por compartilharem a experiência de vocês.
Eu já ponderei todos o prós e contras, o que mais pesa negativamente, na minha opinião, é a falta de espaço. Mas acho que um bagageiro de teto já ajuda bastante. Com relação à dificuldade de entrar e sair do carro, não penso que seja o fim do mundo, já transportei minha sobrinha e vi que é possível, basta ter a consciência de que é preciso mais tempo para arrumar a criança antes de sair.
Eu li o relato que o Paulo mencionou. Foi por causa desse relato que eu aprendi a organizar as malas no jimny.
Minha vontade é manter o Jimny, e vou amadurecendo a ideia e fazendo a cabeça da patroa. Por enquanto ainda estamos no início da gestação.
Surgindo novas dúvidas eu lanço por aqui.
Bom dia e abraço.
Alguém ponha o link desse relato de viagem ao Chile, e como ajeitar a bagagem, aqui!
Caros, gostaria de agradecer muito mesmo por todos os relatos. Ajudaram muito na decisão de comprar um Jimny, o que fiz no começo de 2019. Estou com o carro há um mês. E de fato, só que tem sabe dizer a diversão que é dirigí-lo. Lembro que alguém disse que te um Jimny e optar por um estilo próprio de vida. E posso dizer que é verdade. Eu não dirijo, eu me divirto. E olha que o uso para tudo, lazer trabalho. Já viajei com ele, e dizer que o jipinho não tem instabilidade ou não é bom na estrada, não é verdade. Evidente que não é um carro normal. É um jipe. Aliás digo isso aos meus amigos, não é um "carrinho" é um jipe. Ele se comporta como jipe, por isso é divertido. Eu sempre achei top esse jipinho, sempre quis comprá-lo. Quando cheguei em casa minha esposa entortou o nariz, achava ele pequeno, hoje ela só quer andar com ele. E meus meninos, pequenos, só querem passear de Jipinho, pois atrás nas cadeirinhas eles podem ver tudo, por conta das janelas serem grandes. Aliás hoje minha esposa acha nosso outro carro, que ela usa direto um trabalho de grande (Tinguan modelo novo). Aliás, o Jimny nos fez rever nossos conceitos de porta malas grande. Pois, em que pese pequeno o porta malas é suficiente para o dia dia...e se preciso de mais espaço simplesmente abaixo os bancos, e pronto. O carro é muito prático mesmo. Até para colocar as crianças, que sempre preferem entrar por trás mesmo. O carro é muito confortável. Os pulinhos que dá e só no asfalto na cidade. O que já não ocorre nas rodovias, estradas, bem como na estrada de chão. Como ele não amaciou ainda está fazendo os 9,5 km/l com ar ligado e pisando bastante. Também vi o tal do "sheming" que faz entre os 70 e 80 km/h. Já combinei com a concessionária que quando houver uma folga maior voltou lá para colocarem as tais "ruelas" (invenção dos próprios usuários). Muitos amigos meus que nem davam muita coisa para o jipinho, ficaram impressionado com as facilidades que o carro proporciona. Vi muita gente falar que o carro e só para quem quer ter vida na lama, no fora de estrada...como devido respeito discordo...o carro é extremamente apto para a cidade. O que deve deixar claro é que é um jipe, ou seja ela não é um carro "cabritinho" ele é um jipe. Não me arrependo nem um pouco, pelo contrário me arrependo de não ter comprado antes. Não posso comparar ele com nosso outro carro a Tiguan, pois são propostas diferentes...mas digo ele é top e recomendo. Abraço a todos. E mais uma vez obrigado. As dicas de vcs me fizeram mais feliz.