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  • #1
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    23/12/2018
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    Bom dia pessoal.
    Estive off por alguns dias.
    Fiz o alinhamento e melhorou um pouco. Fui numa oficina especializada em Jeeps; inclusive o dono tem um troller daqueles bacanas. Foi feito o rodízio dos pneus, mas fiquei na dúvida, pois os dianteiros estavam bem mais gastos que os traseiros, sendo que agora, com o rodízio, os mais gastos estão atrás. Como ando 90% na cidade, acho que não terei problema no "off", mas no asfalto fico meio temeroso; mas tirando essas dúvidas de iniciante, estou curtindo demais o carro. Tenho até andado mais de carro do que o normal. Os maiores incômodos até agora são o consumo, considerando que saí de um Étios 1.5 flex e o barulho dos vidros (que já estou me acostumando. ahhhhh é o "gingado " da direção).
    Abraços e obrigado a todos pelas dicas e informações.

  • #2
    Usuário Avatar de Laranjinha
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    14/12/2015
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    Citação Postado originalmente por OdilonAmaral Ver Post
    Valeu Leo, obrigado.
    Confesso que pro meu nível, algumas coisas estão muito técnicas, kkkkkkkkkkkk.
    Mas por um lado, fico mais tranquilo, pois inicialmente achei que comprei um carro com defeito.
    Ele está com pneu 215/70 BFGOODRICH T/A ALL TERRIAN. Veículo está com 49 mil km. Os dianteiros estão mais gastos que os traseiros.
    Vou seguir a lógica e ir por partes. Primeiro alinhar e balancear e depois ir por eliminação. Quanto aos pneus, acho que ainda rodam bastante...
    Fala Odilon,
    sobre esse assunto da vibração nos pneus, já tem um tópico específico com muita informação. Inclusive o meu relato. Vou deixar o link do tópico aqui em baixo.

    Abraço

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/s...das-jimny.html (Problemas com balanceamento rodas jimny)
    Léo - Jimny 4Sport (LARANJINHA)

  • #3
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    29/04/2019
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    Pessoal, bom dia!

    Bom, confesso que estou em um caso sério de flerte com o Jimny.
    Estou pensando em entrar para esse mundo off-road e gostaria de ajuda de vocês, caso possível.
    Fui até uma agência, depois de muito ler sobre o carro em todos os lugares, principalmente aqui. Fiz um test drive e tudo mais.
    A primeira delas e quanto ao modelo do carro.. Na concessionária havia um desse modelo novo chamado "desert", e o vendedor era só elogios.. Acham que compensa ou um 4sport é o ideal? Os oito mil reais a mais é válido pelas coisas que oferece? (altura, proteções, bagageiro de teto, pneu diferente).
    Nos novos carros ainda temos a presença do shimny?
    Como pretendo curtir o fora de estrado no final de semana, os grupos de trilha são receptivos aos novatos? Alguma indicação?
    Qualquer outra informação seria muito bem vinda!
    Obrigado!

  • #4
    Usuário Avatar de 503!
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    25/03/2009
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    Citação Postado originalmente por RPetroni Ver Post
    Pessoal, bom dia!

    Bom, confesso que estou em um caso sério de flerte com o Jimny.
    Estou pensando em entrar para esse mundo off-road e gostaria de ajuda de vocês, caso possível.
    Fui até uma agência, depois de muito ler sobre o carro em todos os lugares, principalmente aqui. Fiz um test drive e tudo mais.
    A primeira delas e quanto ao modelo do carro.. Na concessionária havia um desse modelo novo chamado "desert", e o vendedor era só elogios.. Acham que compensa ou um 4sport é o ideal? Os oito mil reais a mais é válido pelas coisas que oferece? (altura, proteções, bagageiro de teto, pneu diferente).
    Nos novos carros ainda temos a presença do shimny?
    Como pretendo curtir o fora de estrado no final de semana, os grupos de trilha são receptivos aos novatos? Alguma indicação?
    Qualquer outra informação seria muito bem vinda!
    Obrigado!
    Bem-vindo, amigo! O que achou do test drive?

    Cara, na minha opinião o Desert é um luxo. Trata-se de uma versão de produção limitada (só saíram 100 unidades), em cor que é hoje exclusiva* e com várias alterações estruturais importantes**, mas que não deixa de ser o mesmo carro que o 4Sport. Acho que os compradores dele buscam mais a exclusividade do modelo do que a maior capacidade offroad propriamente dita.

    Eu acho o 4Sport uma compra mais sensata. Seja por ser muito parecido com o Desert, seja pelo mercado que tem uma liquidez muito maior na hora da revenda (poucos estão dispostos a pagar quase 10mil a mais pelo modelo diferenciado. Há grande chance de perder essa grana ao final).

    Como você brevemente mencionou, as diferenças funcionais são:

    1-Suspensão mais alta em 2,5 polegadas;
    2-Protetores de link, de amortecedores e de redução;
    3-Pneus Pirelli MTR;
    4-Rockslider;
    5-Amortecedor de direção.

    O resto é perfumaria. Adesivo, plaqueta, bordado no banco...

    É difícil quantificar, nos acessórios, esses R$ 8.000,00 de diferença, vendo se "compensa" do ponto de vista numérico (talvez até compense, se fosse comprar tudo por fora), mas partindo do pressuposto que você vai entrar no mundo offroad agora, acredito que literalmente nada disso vá fazer falta no seu uso. Confesso que nunca vi ninguém usando protetor de link ou de amortecedor, por exemplo (com exceção de quem faz trilhas de erosões, o que não é meu caso no Nordeste, nem acredito que seja o seu), acho totalmente dispensáveis, assim como o próprio rockslider.

    A primeira coisa que muda a capacidade do carro no offroad é a troca dos pneus. O ATR que vem de fábrica é urbano e pequeno demais para uso em trilhas. A troca pelo MTR ou outro MUD é vantajosa. Ainda assim, na contabilização dos 8 mil reais, tenha em mente que você terá os 05 pneus 0km para vender e fazer caixa para comprar os novos. Paga só a diferença.

    Levantar a suspensão (calços de mola e prolongadores) em umas 2" custa mais ou menos R$ 500,00. Levantar mais uma polegada da carroceria custa mais uns R$ 500,00. Um bom protetor de redução Newtrack, novo (há incontáveis usados no mercado), mais R$ 450,00. Um bagageiro de teto mais uns R$ 600,00, se quiser ou precisar. E pronto. Vá ser feliz na trilha. Com isso e pneus mais agressivos o 4Sport vai a qualquer canto.

    Tenho certeza que os grupos offroad da sua região serão receptivos. Costumam acolher os novatos muito bem, e funcionam como a porta de entrada para um estilo de vida aventureiro do qual geralmente não se sai mais nunca.

    O shimmy existe, ainda. Geralmente basta balancear as rodas "no local" (feito com as rodas montadas no carro) que resolve. O amortecedor de direção (que o Desert traz de fábrica) custa menos de R$ 300,00 (tem de rodo no MercadoLivre) e resolve caso persista.

    *Digo "hoje" pois o Bege Jizan chegou a sair como cor opcional durante alguns meses antes do lançamento do Desert. Este, quando saiu, extinguiu a opção de cor para as demais versões, que passou a ser exclusiva.

    **O Jimny Desert é mais alto de fábrica, sem uso de calços de mola nem de carroceria. O chassi inteiro é diferente dos demais. Os pontos de fixação de amortecedores, prato de mola, links de suspensão, barra estabilizadora, etc., tudo foi deslocado para baixo, de modo a distanciar o carro do chão. Com essas alterações, a geometria da suspensão é igual à original, tais quais molas, amortecedores, etc. (o que significa dizer que apenas há maior vão livre do solo, sem que haja maior curso da suspensão, por exemplo).
    4X4 Brasil Razão: Complementação.
    Filipe Nóbrega
    Samurai 96 - Jimny 4All 09
    - Jimny 4All 12 - Jimny 4All 13 - Jimny 4Sport 14 - Jimny 4Sport 15 - Jimny 4All 12 - Jimny HR 2011

  • #5
    Usuário Avatar de NelsonB
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    18/09/2011
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    RPetroni, completando o excelente comentário do Felipe:

    Os Pirelli MUDS, são pneus controversos. BFG MUD são considerados melhores pela maior parte dos usuários. Então, pagar a mais, par alevar menos, não faz sentido. Ainda há novas opções da Yokohama e apesar de mais caros, ficam mais baratos que a opção desert. Quanto a cor, acho o desert muito bonito, mas deve sair mais barato um envelopamento com troca no doc. A elevação, acho um ponto interessante: Calços de molas, não são funcionais, pois não aumentam o curso da suspenção! A suspensão de chassis, sim. sabia que os forsport tinham deixado de vir com isso, e se o Desert vem, considero bem mais simples pegar de fábrica do que "pelear" com oficinas de suspensão. Agora, com essa diferença de valor, vc faz up grade de suspenção (Molas e amortecedores) que deixa seu carro, muito, mas muiiiiiito melhor! Eu e alguns usuários optamos pela suspenção (Molas e amortecedores) australiana OME, mas há algumas outras disponíveis.
    rocksliders e protetores de amortecedores podem ser interessantes, mas provavelmente (salvo já ser experiente ou muito aficionado e ter muito tempo disponível) vc vai demorar a precisar deles, ;0)
    Se for neófito, o melhor investimento, seria fazer um bom curso de direção offroad e ai em SP, vc pode contar com o João Gaioto da Técnica 4x4. Vai aprender sobre as limitações do carro e sobre como usá-lo evitando prejuízos que ocorrem com muitos!
    Suerte!
    Nelson


    Citação Postado originalmente por 503! Ver Post
    Bem-vindo, amigo! O que achou do test drive?

    Cara, na minha opinião o Desert é um luxo. Trata-se de uma versão de produção limitada (só saíram 100 unidades), em cor que é hoje exclusiva* e com várias alterações estruturais importantes**, mas que não deixa de ser o mesmo carro que o 4Sport. Acho que os compradores dele buscam mais a exclusividade do modelo do que a maior capacidade offroad propriamente dita.

    Eu acho o 4Sport uma compra mais sensata. Seja por ser muito parecido com o Desert, seja pelo mercado que tem uma liquidez muito maior na hora da revenda (poucos estão dispostos a pagar quase 10mil a mais pelo modelo diferenciado. Há grande chance de perder essa grana ao final).

    Como você brevemente mencionou, as diferenças funcionais são:

    1-Suspensão mais alta em 2,5 polegadas;
    2-Protetores de link, de amortecedores e de redução;
    3-Pneus Pirelli MTR;
    4-Rockslider;
    5-Amortecedor de direção.

    O resto é perfumaria. Adesivo, plaqueta, bordado no banco...

    É difícil quantificar, nos acessórios, esses R$ 8.000,00 de diferença, vendo se "compensa" do ponto de vista numérico (talvez até compense, se fosse comprar tudo por fora), mas partindo do pressuposto que você vai entrar no mundo offroad agora, acredito que literalmente nada disso vá fazer falta no seu uso. Confesso que nunca vi ninguém usando protetor de link ou de amortecedor, por exemplo (com exceção de quem faz trilhas de erosões, o que não é meu caso no Nordeste, nem acredito que seja o seu), acho totalmente dispensáveis, assim como o próprio rockslider.

    A primeira coisa que muda a capacidade do carro no offroad é a troca dos pneus. O ATR que vem de fábrica é urbano e pequeno demais para uso em trilhas. A troca pelo MTR ou outro MUD é vantajosa. Ainda assim, na contabilização dos 8 mil reais, tenha em mente que você terá os 05 pneus 0km para vender e fazer caixa para comprar os novos. Paga só a diferença.

    Levantar a suspensão (calços de mola e prolongadores) em umas 2" custa mais ou menos R$ 500,00. Levantar mais uma polegada da carroceria custa mais uns R$ 500,00. Um bom protetor de redução Newtrack, novo (há incontáveis usados no mercado), mais R$ 450,00. Um bagageiro de teto mais uns R$ 600,00, se quiser ou precisar. E pronto. Vá ser feliz na trilha. Com isso e pneus mais agressivos o 4Sport vai a qualquer canto.

    Tenho certeza que os grupos offroad da sua região serão receptivos. Costumam acolher os novatos muito bem, e funcionam como a porta de entrada para um estilo de vida aventureiro do qual geralmente não se sai mais nunca.

    O shimmy existe, ainda. Geralmente basta balancear as rodas "no local" (feito com as rodas montadas no carro) que resolve. O amortecedor de direção (que o Desert traz de fábrica) custa menos de R$ 300,00 (tem de rodo no MercadoLivre) e resolve caso persista.

    *Digo "hoje" pois o Bege Jizan chegou a sair como cor opcional durante alguns meses antes do lançamento do Desert. Este, quando saiu, extinguiu a opção de cor para as demais versões, que passou a ser exclusiva.

    **O Jimny Desert é mais alto de fábrica, sem uso de calços de mola nem de carroceria. O chassi inteiro é diferente dos demais. Os pontos de fixação de amortecedores, prato de mola, links de suspensão, barra estabilizadora, etc., tudo foi deslocado para baixo, de modo a distanciar o carro do chão. Com essas alterações, a geometria da suspensão é igual à original, tais quais molas, amortecedores, etc. (o que significa dizer que apenas há maior vão livre do solo, sem que haja maior curso da suspensão, por exemplo).
    Jimny HR 2011 JAPA + OME + BFG AT KO 215 75 r15

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