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  • #1
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    GV 1.6 16V - A novela...




    Boa tarde pessoal,

    Esse é meu primeiro tópico aqui, mas já venho acompanhando o fórum a tempos.

    Minha novela começa assim: (Desculpem-me se eu escrever demais)

    Sou viciado em trekking e cachoeiras e sempre que posso dou uma fugida pra alguma perto daqui de BH.
    Tinha um Celta e obviamente ele já não estava conseguindo me acompanhar, com isso já tinha uns dois anos que procurava um Vitara/GV pelo custo benefício. Eis que aparece num site de seminovos aqui de BH esse GV 1.6 16V 2000/2001 Auto por 17500!



    Liguei pra lá, o carro "era" do dono da oficina, então fui lá ver e o carro estava aparentemente perfeito, sem vazamento nem nada. Levei meu sogro q é mecânico e disse que tava OK. E o dono disse q não tinha nada pra mexer, só andar!
    Fechei negócio trocando o Celta mais o restante em grana. Tava bom demais pra ser verdade...

    Andei uns dois dias com o carro e já detectei vários problemas, vou listar:

    - Carro estava sem filtro de ar do motor, eu andei numa estrada de terra q por sorte estava molhada (coloquei filtro novo)
    - Retentor do diferencial dianteiro estourado, diferencial seco (troquei retentor e coloquei oleo)
    - Óleo dos diferenciais contaminados, parecia barro e fedia um bucado (troquei o oleo)
    - Caixa do câmbio automático seca (troquei o oleo, coube 2,5l de ATF3)
    - Vazamento no radiador (mandei soldar e o cara disse que o ar foi adaptado)
    - Vazamento na junta do cabeçote e na junta do cárter (agendei na paraná motors pra ver)
    - Vazamento na junta do cárter da caixa (agendei na paraná motors pra ver)
    - Cabo do kickdown travado (agendei na paraná motors pra ver)
    - Rolamento da roda dianteira zuando (troquei o rolamento)
    - Coifa rasgada (coloquei a do Corcel)
    - Rolamento do munhão sem os roletes (coloquei os roletes de outro q tinha na oficina)

    Agora o problema q descobri e q está mais me preocupando. O carro está com um zumbido que eu pensei q era o rolamento,
    mas mesmo depois da troca continuou. Estou achando que é da caixa de transferência ou do diferencial, pois quando tento colocar a reduzida, a alavanca de transferência dá aquela arranhada e um coice de volta. Se eu forço ela entra. O 4x4 H funciona aparentemente normal, sem o zumbido do 4x2.

    Como disse, agendei lá na paraná motors aqui em BH, que foi uma oficina bem indicada por algumas pessoas, mas gostaria de saber a opinião de vcs, se vale a pena eu continuar arrumando ou se eu passo essa bomba pra frente.

    Abraços!
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Cara.. direito do consumidor. Devolve o carro, pega seu $ de volta e ainda faz a loja reembolsar seus custo. Acredito que esteja com uma bomba nas mãos.. sai fora enquanto é tempo. Quando começa assim, carro mal cuidado, vai gastar rios de dinheiro e nunca fica bom.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Cara.. direito do consumidor. Devolve o carro, pega seu $ de volta e ainda faz a loja reembolsar seus custo. Acredito que esteja com uma bomba nas mãos.. sai fora enquanto é tempo. Quando começa assim, carro mal cuidado, vai gastar rios de dinheiro e nunca fica bom.
    Rubens, mas aí que é a questão. O carro não foi comprado em loja, foi de particular. Eu vi o anúncio no seminovosbh e quando fui lá ver, o dono da oficina disse q o carro era dele, mas não tava no nome da oficina.

  • #4
    Citação Postado originalmente por brunojaca Ver Post
    Rubens, mas aí que é a questão. O carro não foi comprado em loja, foi de particular. Eu vi o anúncio no seminovosbh e quando fui lá ver, o dono da oficina disse q o carro era dele, mas não tava no nome da oficina.

    Cata todas as notas ou ABORTA todos os serviços.

    Não importa se é de particular ou PJ.

    Se os vicios foram ocultados e não há documentos que comprovem que você estava ciente dos problemas, é só comprovar a data de preenchimento do recibo com as tranqueiras do carro...

    PROCON da sua região. Eles te orientarão nesse processo. De imediato vá até ao vendedor, relate tudo e peça para desfazer o negocio. Se houver negativa, deixe um abraço e diga que o verá na audiência.

    Vai demorar... deixe o carro QUIETO até quando a coisa andar. Se você fizer qualquer coisa no carro, nesse período, não tem como comprovar (salvo por laudo de oficinas) que o problema já existia (pois pode ter ocorrido com o uso, já que é um USADO)

  • #5
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Extamente. Nao importar se é loja ou PF.. o natureza da venda, caracteriza fornecedor e consumidor. Vai no cara que comprou e tenta desfazer na paz a coisa. Caso contrario, vai p justiça mesmo. Nem sempre demora. Audiências relacionadas ao direito do consumidor e direitos trabalhistas costumam andar mais rápido.

    Agora, vá preparado, pois se o cara ocultou tanta coisa, pra mim isso já é um sinal péssimo de falta de honestidade.

    Mas uma vez, nao compensa ficar com um carro desses.. vc achou alguns problemas óbvios, podem haver outros ocultos. Fora o efeito colateral de andar de filtro de ar e com cambio e diferencial com pouco (ou nenhum) óleo. Daqui a pouco vai começar a dar problema com o diferencia.. cambio auto e motor.. ai amigo, vc vai gastar MUITO.

    Se ao menos desfazer do carro, pegar a sua grana de volta, já esta bom, o prejuízo ainda é menor.

    Vai postando aqui, já aconteceu situações dessa aqui no forum.. e o pessoal sempre ajuda.


    Torcendo aqui p acertar as coisas!

    abrasço

  • #6
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    Rubens, mas.marco, obrigado pela ajuda de vocês!

    Rubens, seu tópico da "TRECKO" que me inspirou a comprar a GV, pq meu Celta num tava aguentando mais andar em estrada de terra pra chegar nas cachoeiras e acampamentos.

    Na segunda vou lá conversar com o cara, e se não for amigável vou aguardar o orçamento da oficina e acioná-lo na justiça.

    Vou atualizando a novela...

    []s

  • #7
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    GV 1.6 16V - A novela...

    Esse cara é lá do prado?
    Deve ser o que eu ia olhar, fiquei doido com carro (por fotos), não cheguei ir pessoalmente!
    E tava muito barato pra ser verdade!!!
    - Grand Vitara 98/99 2.0 - 3 Portas

  • #8
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    11/11/2014
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    Citação Postado originalmente por Crals Ver Post
    Esse cara é lá do prado?
    Deve ser o que eu ia olhar, fiquei doido com carro (por fotos), não cheguei ir pessoalmente!
    E tava muito barato pra ser verdade!!!
    Crals, não sei se é o mesmo.
    Comprei numa oficina atrás do Shopping Portal, na rua Magnólia.
    Eu tentei contato com o cara, mas não acho ele pra conversar sobre o carro.
    E de lambuja chegou duas multas do Celta pra mim.

    Eu sei q indicaram pra deixar o carro parado, mas não posso

    Nesse meio tempo, a mangueira do freio dianteiro esquerdo rasgou e me deixou sem freio, sorte que eu estava parado no sinal. Um cara gente fina no posto me ajudou a isolar a roda Pelo menos nisso tenho sorte, todo vez que o carro dá problema, aparece alguém pra me ajudar.

    Falando nisso, se precisarem "refazer" a mangueira, tem uma loja na saída pra Sabará que você leva a mangueira estragada e eles colocam um mangueira nova nos conectores antigos.

    O zumbido que eu citei, pelo jeito vem do diferencial traseiro, e pelo o que pesquisei aqui no fórum, provavelmente é a coroa e o pião que deve estar desgastados.

    Acho que está vazando óleo em alguma das mangueiras que saem do diferencial dianteiro. Elas saem do diferencial e vão no compressor, correto?

    O carro ao ligar as vezes dá uma arranhada feia, pelo o que eu pesquisei é a tal da cremalheira ou o arranque. Correto?

    Só falei dos defeitos do carros, mas o motor e caixa auto aparentemente estão OK. O motor está vazando um pouco nas juntas, mas a potência está normal e fazendo cerca de 7,5 km/l aqui em BH. A caixa auto também passa as marchas suavemente no D e OD funcionando normalmente.

    Segunda vou deixar o carro lá na Paraná Motors pra eles olharem, e com isso eu vejo o que faço da vida.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por brunojaca Ver Post
    Crals, não sei se é o mesmo.
    Comprei numa oficina atrás do Shopping Portal, na rua Magnólia.
    Eu tentei contato com o cara, mas não acho ele pra conversar sobre o carro.
    E de lambuja chegou duas multas do Celta pra mim.

    Eu sei q indicaram pra deixar o carro parado, mas não posso

    Nesse meio tempo, a mangueira do freio dianteiro esquerdo rasgou e me deixou sem freio, sorte que eu estava parado no sinal. Um cara gente fina no posto me ajudou a isolar a roda Pelo menos nisso tenho sorte, todo vez que o carro dá problema, aparece alguém pra me ajudar.

    Falando nisso, se precisarem "refazer" a mangueira, tem uma loja na saída pra Sabará que você leva a mangueira estragada e eles colocam um mangueira nova nos conectores antigos.

    O zumbido que eu citei, pelo jeito vem do diferencial traseiro, e pelo o que pesquisei aqui no fórum, provavelmente é a coroa e o pião que deve estar desgastados.

    Acho que está vazando óleo em alguma das mangueiras que saem do diferencial dianteiro. Elas saem do diferencial e vão no compressor, correto?

    O carro ao ligar as vezes dá uma arranhada feia, pelo o que eu pesquisei é a tal da cremalheira ou o arranque. Correto?

    Só falei dos defeitos do carros, mas o motor e caixa auto aparentemente estão OK. O motor está vazando um pouco nas juntas, mas a potência está normal e fazendo cerca de 7,5 km/l aqui em BH. A caixa auto também passa as marchas suavemente no D e OD funcionando normalmente.

    Segunda vou deixar o carro lá na Paraná Motors pra eles olharem, e com isso eu vejo o que faço da vida.
    Bruno... é uma oficina ou uma Agência? logo atrás do Portal na Magnólia mesmo tem uma agência que vende muito 4x4.. Steticar, mas acho que mudaram de nome recentemente...

    em qual região de BH você está?? Olha, eu não conheço o pessoal da Paraná, uma vez conversei com o irmão do dono por telefone quando estava vendendo um Vitara e ele me ligou... mas apenas isso. Porém já ouvi algumas críticas aos serviços deles... inclusive de um conhecido q tinha um GV 2p aut. Mas não sei até que ponto isso procede, como disse, não os conheço. Sei que de Suzuki em BH um cara que é referência é o Edmur da Minas Motors... ali no Santo André... na Pedro Lessa....

    eu sempre mexi com meus Suzukis no Léo Offroad.. fica no final da Cristiano Machado próximo ao Shopping Estação... é um cara muito conhecido em BH e apesar de ultimamente mexer mais com camionete... sabe tudo de Suzuki....

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #10
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Bruno... é uma oficina ou uma Agência? logo atrás do Portal na Magnólia mesmo tem uma agência que vende muito 4x4.. Steticar, mas acho que mudaram de nome recentemente...

    em qual região de BH você está?? Olha, eu não conheço o pessoal da Paraná, uma vez conversei com o irmão do dono por telefone quando estava vendendo um Vitara e ele me ligou... mas apenas isso. Porém já ouvi algumas críticas aos serviços deles... inclusive de um conhecido q tinha um GV 2p aut. Mas não sei até que ponto isso procede, como disse, não os conheço. Sei que de Suzuki em BH um cara que é referência é o Edmur da Minas Motors... ali no Santo André... na Pedro Lessa....

    eu sempre mexi com meus Suzukis no Léo Offroad.. fica no final da Cristiano Machado próximo ao Shopping Estação... é um cara muito conhecido em BH e apesar de ultimamente mexer mais com camionete... sabe tudo de Suzuki....

    abs!
    Jorge, é do lado da Steticar (que chama VIABH agora). A oficina chama Centro Automotivo Espinosa.

    Eu moro no Estrela Dalva e trabalho no Sta Efigenia. Eu já ouvi falar bastante da Minas Motors, mas acabei agendando lá na Paraná porque a capa que está no estepe é deles. Quando liguei pra ver se eu descobria o histórico do carro, o cara me informou que o carro tinha dado entrada pra trocar o rolamento dianteiro da roda direita somente. Contei a novela pro cara e agendei pra segunda agora. Pelo menos pelo telefone ele foi bastante prestativo. Pediu 1 semana pra dar o orçamento do serviço, que ao meu ver vai ser principalmente os diferenciais.

    Quando eu peguei o carro ele estava com os 4 pneus 225/75/16, sem lift. Posso estar enganado, mas acho q isso que gerou a folga na tulipa que entra no diferencial dianteiro, que é onde vaza o óleo mesmo depois q eu troquei o retentor.

    E o diferencial traseiro canta que nem uma moto, tanto que batizei o carro de "Vi Kawasaki" :P
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Bruno... como o pessoal acima já disse... você chegou a tentar uma devolução com o cara que te vendeu?

    esse tipo de serviço não vai ficar barato.. provavelmente vai uma grana com essa manutenção... principalmente de diferencial que deve ser coisa mais grave... O lado bom que você revisando o carro todo, terá um carro confiável em mãos. Agora pelo menos tentar que o cara pague uma parte desses serviços rolava...
    boa sorte ae!

    abs!
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  • #12
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    Ontem aproveitando meu atestado por conjutivite fui deixar o carro lá na Paraná, o mecânico deu uma volta no meu carro e condenou o diferencial dianteiro e traseiro sem abrir... Disse que o "4x4" estava quebrado e que o diferencial traseiro ia travar comigo a qualquer hora. Condenou a direção hidraulica, dizendo que tinha uma folga que ia quebrar a qualquer momento. Me deu um orçamento de 10000 por alto, ou 5000 pra "tirar" o diferencial dianteiro. Agradeci e voltei com o carro pra casa.

    Hoje consegui falar com o ex dono do carro. Chegamos a um acordo e ele vai arcar com a compra e troca do diferencial dianteiro. A principio uma boa noticia... Agora preciso achar um pra comprar.

    []s

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