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  • #1
    Usuário Avatar de Chuva
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    Boa Arildo!

    O relé da bomba de combustível e da lanterna e faróis são muito próximos! Um fiozinho de 10 cm acho q já resolveria td o dilema!!

    Mas sobre a bomba de combustível, o relé se aciona uns 3 segundos antes do carro ligar pra pressurizar o sistema de mangueiras de combustível, correto? Mas depois q o carro liga o relé não fica direto acionado onde a bomba joga combustível pro motor e o q excede volta pelo cano de retorno?

    Se for isso, antes do motor funcionar ocorrerá uma piscada no farol, mas deve ficar funcionado enquanto o motor estiver ligado, confere?

    Claro q isso tudo chaveado por uma chavinha de emergÊncia q pode ficar na cx de fusíveis msm..

    No mesmo tema, assim como os carros q acende os faróis no túnel, pensei naquelas fotocélulas de garagem q acendem sozinha as lampadas no escuro. Tem o circuitinho de 12 v pra vender no ml por 7 reais.. será que não funcionaria deixar o sensor no plástico antes do vidro pra chavear em série esse jump entre os relés de bomba e faróis?

    Vc tentaria ou to viajando?

    [ ]s
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  • #2
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    Exatamente, não sobrou nada pra digitar, mas a fotocélula com circuito acionando rele/carga só funcionaria a noite.
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  • #3
    Usuário Avatar de Chuva
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    Blz, valeu!!

    Mesmo essa lei 5070 tendo sido "revogada", é temporário.. pode voltar..

    E a fotocélula além de ser usada a noite, teria seu principal fundamento nos TUNEIS, que exigem farol aceso desde sempre.

    Eu nem acendia, mas depois de ler muito do contram estou acendendo, pq aqui em SP por exemplo, os "guardas" tem META e estão multando por coisas idiotas.

    Eu nunca tive pontos na carteira em toda minha vida e esse ano tenho 12 pontos!! 3 por excesso de velocidade em rodovia..
    Limite a 80km e eu fui fotografado a 83, 86 e 89 km por hora na raposo! Radar móvel..

    Hj na rodovia ando a 70km/h em todo o seu percurso..e q se danem os que estão com carteira estourada querendo passar por cima na faixa do meio! kkk

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  • #4
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    Com certeza será de grande valia no seu caso, únicos tuneis por aqui são de tatu, paca, ariranha, entre outros, mas como; em carreiro de paca tatu caminha dentro, é melhor prevenir, no seu caso ainda tem os pneus maiores que fazem odometro/velocimetro marcarem menos que o real.
    ARILDO
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  • #5
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    Prezados, bom dia.
    Vocês que estão empolgados com a parte elétrica e entendem de tracker saberiam dizer para que servem aqueles conectores com fios no painel do lado esquerdo, próximo ao controle dos retrovisores elétricos?

    Eu estava trocando o botão do farol de milha este fim de semana e percebi que tinha vários fios por trás dos acabamentos instalados naquele local.

    Seguem fotos
    -img_20160806_143017220_hdr.jpg

    -img_20160806_143033277_hdr.jpg

    -img_20160806_143040777.jpg

    Att
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #6
    Usuário Avatar de Chuva
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    Oi Weco,

    Pelo que eu vi uma vez e se não estou enganado um deles é pra luz de neblina traseira e o outro acho q é de aquecimento de banco. São só chicotes não desmembrados do projeto gv2 suzuki original.

    [ ]
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Oi Weco,

    Pelo que eu vi uma vez e se não estou enganado um deles é pra luz de neblina traseira e o outro acho q é de aquecimento de banco. São só chicotes não desmembrados do projeto gv2 suzuki original.

    [ ]
    Obrigado cara, eu fiquei curioso pelo fato de já terem os fios e conectores.

    Att
    Tracker do Surf - Lift 1", pneus 235/70R16 BF Goodrich All Terrain KO2
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...50#post2372750

  • #8
    Usuário Avatar de Chuva
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    Brincadeira q vou fazer na tracker uma hora, mas não vou postar de novo:


    Limpeza de bico injetor caseira:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...m-casa-10.html (GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa)
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  • #9
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    Arildo,

    Fiz a brincadeira dos faróis acenderem sozinhos! ao se virar a chave! (pra não esquecer de ligar em rodovia.. moro na boca de uma e sempre esqueço.. kk)

    Primeiro o circuitinho, que apesar de funcionar muito bem, queima o transistor. Acho q vai muita corrente pro bc548.. tentei uns bds 327 e 139, tudo NPN, mas tb queimam.. depois desisti.. mas se souber de algum transistor decente q nao queima, avise..

    O circuito é para 12v, mas a corrente no transistor é que deve ser alta. Os bds aceitam ate 3a, mas msm assim queimam. O bc 548 queima em 2 segundos e os bds queimam depois de 5 min ligados.. sinceramente não entendi e desisti..

    Circuito sensor de sombra:
    -sensor-sombra-esquema-ldr.png -sensor-sombra-layout-componente.png -sensor-sombra-pcb.png

    Fiz no ferro de solda msm e ficou assim:
    -montagem-de-circuito-de-sensor-de-sombra-via-ldr-sem-placa-2-.jpg -circuito-final.jpg

    O LDR pra sentir a escuridão é ajustado pelo pot. O led amarelo é uma forma de enxergar o funcionando. Fio preto terra, Laranja positivo (ACC) e azul aterramento pros relés do carro!

    Segundo o esquema elétrico, é só jogar terra no pinos dos relés de lanterna, farol baixo e alto do carro pra fazer os faróis acenderem. Os positivos das bobinas dos relés ficam direto da bateria, nem passam pelo ACC (chave do carro).

    Daí o esquema elétrico do carro (q deve ser do GV2) difere do manual do carro.. q "bacana"!
    -reles.jpg

    Pq prática a coisa é outra.. kkk
    -dsc_0004.jpg

    A foto acima está deitada para a esquerda e o relé da lanterna é superior esquerdo. O do farol baixo é o superior direito..
    O inferior esquerdo é o da bomba de gasolina e o inferior direito é o do farol alto.

    Enfim, usei um diodo 1n4004 básico em cada pino dos dois relés q interessam, LANTERNA e FAROL BAIXO, pra não ter xabu.

    -diodo-no-rele.jpg

    Posição montada no carro:
    -posicao-do-rele.jpg

    O terra peguei do parafuso próximo da carcaça, o fio azul de saída de terra do relé auxiliar foi para os dois diodos (nos dois relés do carro) o laranja ACC peguei de um rabixo de farol de neblina q o carro nao tem (soquete do lado do controle de espelhos elétricos) e os dois fios do sensor LDR passei pela borracha da porta. O ldr ficou atrás do plástico da coluna do motorista.

    MAS nos finalmentes retirei os componentes do circuito, já que o transistor sempre queima, e deixei o ACC do farol de neblina emulando a bobina do relé auxiliar direto no terra pra jumpear sua chave e jogar terra direto nos diodos.

    Funcionou bem e tá blz, o grande macete aqui são os relés certos e seus pinos pra jogar terra. Não sei se cada ano de carro muda alguma coisa a posição e nome desses relés. PARECE q sim, pelo menos em relação a GV.
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  • #10
    Usuário Avatar de andreandrade
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    Chuva,

    Não bastaria utulizar um relé ligado na alimentação do som (aquela que liga ao virar a chave)?

    Lembro que lá tem uma sapida já pronta que alimenta ao virar a chave. Ou seja: ao virar a chave esse fio do som é alimentado, liga o relé, e o relé ligaria o positivo dos farois!

    Não resolve?
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  • #11
    Usuário Avatar de Chuva
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    Isso mesmo meu caro, esse fio q liga 12v pro som é o ACC, está em todo o carro.

    Foi isso q eu fiz e está ok! Só q não jogo nada de corrente pros faróis.. uso os relés do próprio carro q já fazem isso.. um esquema limpo, sem muitas adaptações no carro (os esquemas na internet jogam tensão direto nas lampadas do carro..)

    Mas eu queria um esquema q ligasse o farol q nem os carros mais modernos, tipo qdo entra no túnel, um sensor de sombra, saca? O sensor eletronico q faz isso é um componente q se chama LDR.

    O problema é que o esquema q fiz foi com base num para eletronica com baixa amperagem.. pra aumentar a amperagem na bobina do relé auxiliar pensei em por um outro transistor pra não queimar o primeiro.. mas preciso de uma consultoria de alguem que manja bem de eletronica, eu só dou uns tapas atualmente.. já trabalhei com isso, mas não lembro mais direito.. não sei mais fazer as contas.. kkk
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  • #12
    Usuário Avatar de Chuva
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    Copiei e modifiquei o que achei importante, mas alguém q trampa com isso sabe se alivia a carga no bc548 e não queima mais jogando a potencia pro tip 31? Acho q o q detona é a resistência da bobina do relé.. o relé auxiliar padrão tem resistência por volta de 80 ohms..

    valeu

    -sensor-de-sombra.jpg
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