Postado originalmente por
arildo eletrecista
olá, meus 2 centavos de contribuição, apesar da minha idade 32 anos, tenho experiência dirigindo a 17 anos carros 4x4 em estradas de terra, lama atoleiros, etc. (é o que temos por aqui) concordo com o colega, dirigir veiculo com sistema abs em estradas de terra e muito diferente de dirigir no asfalto, o sistema se comporta normalmente não deixando as rodas travarem, o que causa alguns ''sustos'' e insegurança principalmente em poeira, areia, cascalho e barro (vc continua no controle da direção) mas em alguns casos dobra, triplica a distancia de frenagem ( imaginem, vc é surpreendido e não tem acostamento ou espaço para manobras, apenas espaço para um carro, buracos, lama, valetas e tudo que vc quer é parrar o carro, afunda o pé no freio, só houve barrulho, trepidação e nada de parrar), as vezes em casos de extrema necessidade precisamos andar a 80, 100, 120 km/h (quando as condições da estrada de terra permitem ou ''nao'') em velocidades altas quando o piso tem aderência o abs é uma maravilha mesmo na terra, agora quando o piso não tem aderência parece que não vai parrar nunca, exigindo mais, atenção, pericia, habilidade, experiência e ''sorte'' do motorista nestas horas, ''UFA'' (obs: tenho uma tracker, também já pensei em desligar o abs no off road) este ''comportamento'' do abs em piso de baixa aderência parece ser normal e comum e todos os carro que o possuem, ''salvo'' exceção de de algum veiculo que eu ainda não tenha dirigido, (talvez os novos sistemas de controle de tração, decida, com modo off road) enfim o abs ajuda ou atrapalha!? depende da ocasião, da velocidade, da aderência do piso, da experiência, então como dizia a vovó (cautela nessas horas e caldo de galinha não fazem mal).