x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de dtartari
    Entrada
    29/09/2013
    Local
    RIO GRANDE/RS
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Scarabelli Ver Post
    Eu olhei com um mecânico referência aqui em BH sobre ligar e desligar o ABS. Ele me disse que não é um procedimento seguro, pode danificar seriamente o ABS inutilizando-o.

A solução que encontrei foi começar a andar devagar na terra, principalmente nas descidas !!!
    Pessoal,
    Acho que está havendo um desencontro de informações sobre o funcionamento e sistema de atuação dos Abs e até dos Air bags. Minha viatura tem esses dois itens e só comprei o Jimny quando começou a ser fabricado assim. Esperei por um ano inteiro pelos acessórios e jamais desligaria qualquer um deles. Já andei 12 mil desde então sendo que 10% em estradas de chão. Sem problema algum. Só diversão e segurança. Nada de desligar equipamentos de segurança!!
    Abs
    Jimny Sierra 2020/20211
    BF AT 235x75 R15

Usuário
    Entrada
    13/08/2014
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por RodrigoMarcio Ver Post
    Paulo, pelo preço do Jimny não dá pra ter tudo.
    Quando se compra um jipe desse porte, não se pode pensar em velocidade ou arrancada.

As vezes sou parado e questionado: "Nossa, que CARRINHO BONITINHO, minha esposa é louca pra ter um.
    Eu respondo:
    "Não compre isso pra ela. Não é carro pra mulher. Trata-se de um legítimo jipe 4x4. É carro duro, difícil, arisco, apertado e caro, pula e tomba em razão dos eixos rígidos e da carroceria sobre chassis. É um tanquinho de guerra feito pra andar traçado e reduzido, no pasto, na lama ou na parede , e de preferência com o braço pra fora ouvindo Zé Ramalho ou Tonico e Tinoco hehe. Não se engane pelo tamanho e aparência. É formiga saúva. NÃO COMPRE ISSO PRA UMA MULHER. Compre uma CrossFox ou Ecosport pra ela, no máximo um Duster ou uma TR4... "...

Eu passo vergonha quando encaro uma subida na estrada, pois ando na faixa dos caminhões! Até coloquei um PX pra conversar com eles!!! kkk
    Passo medo quando faço curva, pois parece que o carro vai tombar (tirei as barras 'estabilizadoras', as quais chamo de 'confortabilizadoras' por se tratar de eixo rígido que as dispensa)
    Já quando vou pra terra e puxo carro com o dobro do tamanho, 'nado' em açudes e 'atolo pra desatolar', passo alegria...

Considero o Jimny um Willys moderno, e diferente de tudo que há no mercado.
    Não é tão forte como um Troler, um Wrangler ou um Defender (feitos para ricos-malucos de jipe-clubes).
    Mas o seu COMPORTAMENTO é da mesmíssima raça.
    O Pequeno-Valente é legal porque é pequeno e valente.

É uma questão de escolha, de estilo, de paixão...

Quando formos fazer aquela trilha aqui em Ribeirão, pelas bandas da Terra-Vermelha, a média de 10km/h, te empresto um CD do Zé Ramalho e vc irá entender e perdoar a "Enceradeira 1.3"... rsrs
    Grande abraço.
    Fala, Rodrigo!

Eu ouço muito Zé Ramalho rsrs! Sou fã desse cara.

Mas quando reclamo do motor, é do motor, e não do carro. Porque eu acho que pelo valor do Jimny um motor 1.6 pelo menos estaria mais de acordo. Ou que aumentasse o valor em uns 5k, ainda valeria a pena.

O carrinho é bom, mas na boa, se tivesse um motor 1.6, 1.8 ou até um 2.0 não seria muito melhor? Sem falar na durabilidade, pois acabo forçando muito o motor em subidas, Ribeirão é cheio. Na avenida que sobe da Maurílio Biagi para a Costábile, ao lado do Botafogo, eu subo diariamente com giro do motor entre 4.5 e 5k entre 2ª e 3ª (porque se por 4ª mesmo com o giro la em cima o carro chega a parar e descer de ré rsrs)... fora que na estrada o giro normal de uso em velocidades normais (110km/h) fica constante em 4k... E giro alto nunca é muito bom pra qualquer motor que seja.

Usuário Avatar de Scarabelli
    Entrada
    03/06/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por dtartari Ver Post
    Pessoal,
    Acho que está havendo um desencontro de informações sobre o funcionamento e sistema de atuação dos Abs e até dos Air bags. Minha viatura tem esses dois itens e só comprei o Jimny quando começou a ser fabricado assim. Esperei por um ano inteiro pelos acessórios e jamais desligaria qualquer um deles. Já andei 12 mil desde então sendo que 10% em estradas de chão. Sem problema algum. Só diversão e segurança. Nada de desligar equipamentos de segurança!!
    Abs
    Pessoal,
    Até agora, nas informações postadas a respeito do ABS, não observei nenhum "desencontro de informações". O que vi foram informações postadas de experiências reais, como a minha, de proprietários de veículos 4x4. Meu intuito ao relatar meu susto foi alertar outros motoristas com relação a atuação do ABS na terra. Em momento algum tive a intenção de desmerecer qualquer veículo ou seus acessórios. Volto a dizer, não conheço o sistema de ABS do Jimny mas o da Tracker deve-se tomar cuidado, principalmente nas descidas esburacadas e/ou cascalhadas. É um defeito? Não vejo dessa forma. É um item de segurança projetado para o asfalto, não atua perfeitamente na terra e, quando não utilizado com atenção, pode ocasionar graves acidentes.

Com relação ao desligamento de equipamentos de segurança, acredito ser uma boa opção quando o veículo já vem de fábrica com esta possibilidade, uma vez que o ABS na estrada de chão, não funciona como equipamento de segurança, na verdade, atrapalha de forma drástica a frenagem do veículo. Aqueles veículos que não possuem tal escolha, desligar e ligar o ABS pode danificar seriamente o equipamento.
    4X4 Brasil
    Scarabelli

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Scarabelli Ver Post
    Pessoal,
    Até agora, nas informações postadas a respeito do ABS, não observei nenhum "desencontro de informações". O que vi foram informações postadas de experiências reais, como a minha, de proprietários de veículos 4x4. Meu intuito ao relatar meu susto foi alertar outros motoristas com relação a atuação do ABS na terra. Em momento algum tive a intenção de desmerecer qualquer veículo ou seus acessórios. Volto a dizer, não conheço o sistema de ABS do Jimny mas o da Tracker deve-se tomar cuidado, principalmente nas descidas esburacadas e/ou cascalhadas. É um defeito? Não vejo dessa forma. É um item de segurança projetado para o asfalto, não atua perfeitamente na terra e, quando não utilizado com atenção, pode ocasionar graves acidentes.

Com relação ao desligamento de equipamentos de segurança, acredito ser uma boa opção quando o veículo já vem de fábrica com esta possibilidade, uma vez que o ABS na estrada de chão, não funciona como equipamento de segurança, na verdade, atrapalha de forma drástica a frenagem do veículo. Aqueles veículos que não possuem tal escolha, desligar e ligar o ABS pode danificar seriamente o equipamento.

olá, meus 2 centavos de contribuição, apesar da minha idade 32 anos, tenho experiência dirigindo a 17 anos carros 4x4 em estradas de terra, lama atoleiros, etc. (é o que temos por aqui) concordo com o colega, dirigir veiculo com sistema abs em estradas de terra e muito diferente de dirigir no asfalto, o sistema se comporta normalmente não deixando as rodas travarem, o que causa alguns ''sustos'' e insegurança principalmente em poeira, areia, cascalho e barro (vc continua no controle da direção) mas em alguns casos dobra, triplica a distancia de frenagem ( imaginem, vc é surpreendido e não tem acostamento ou espaço para manobras, apenas espaço para um carro, buracos, lama, valetas e tudo que vc quer é parrar o carro, afunda o pé no freio, só houve barrulho, trepidação e nada de parrar), as vezes em casos de extrema necessidade precisamos andar a 80, 100, 120 km/h (quando as condições da estrada de terra permitem ou ''nao'') em velocidades altas quando o piso tem aderência o abs é uma maravilha mesmo na terra, agora quando o piso não tem aderência parece que não vai parrar nunca, exigindo mais, atenção, pericia, habilidade, experiência e ''sorte'' do motorista nestas horas, ''UFA'' (obs: tenho uma tracker, também já pensei em desligar o abs no off road) este ''comportamento'' do abs em piso de baixa aderência parece ser normal e comum e todos os carro que o possuem, ''salvo'' exceção de de algum veiculo que eu ainda não tenha dirigido, (talvez os novos sistemas de controle de tração, decida, com modo off road) enfim o abs ajuda ou atrapalha!? depende da ocasião, da velocidade, da aderência do piso, da experiência, então como dizia a vovó (cautela nessas horas e caldo de galinha não fazem mal).
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário
    Entrada
    21/08/2014
    Local
    Florianópolis/SC
    Olá! Sou novo no fórum e pretendo comprar um Jimny 4Sport até o final do ano. Preciso da ajuda de vcs para esclarecer algumas dúvidas:

1- É necessário mudar a configuração original do 4Sport para colocar pneus MUD 235/75? Existe alguma mudança significativa do desempenho - segurança na cidade/asfalto e do consumo?

2- As proteções inferiores são encontradas facilmente fora das CCS?

3- Hoje o preço de tabela do veículo com MUD 215/75 é de R$ 66.390,00. Numa negociação à vista alguém pode me dizer qual a margem razoável de desconto? Quanto vcs conseguiram de desconto, pagamento IPVA, emplacamento, etc?

Abs e obrigado!

Rodrigo

Usuário Avatar de Scarabelli
    Entrada
    03/06/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por arildo eletrecista Ver Post
    olá, meus 2 centavos de contribuição, apesar da minha idade 32 anos, tenho experiência dirigindo a 17 anos carros 4x4 em estradas de terra, lama atoleiros, etc. (é o que temos por aqui) concordo com o colega, dirigir veiculo com sistema abs em estradas de terra e muito diferente de dirigir no asfalto, o sistema se comporta normalmente não deixando as rodas travarem, o que causa alguns ''sustos'' e insegurança principalmente em poeira, areia, cascalho e barro (vc continua no controle da direção) mas em alguns casos dobra, triplica a distancia de frenagem ( imaginem, vc é surpreendido e não tem acostamento ou espaço para manobras, apenas espaço para um carro, buracos, lama, valetas e tudo que vc quer é parrar o carro, afunda o pé no freio, só houve barrulho, trepidação e nada de parrar), as vezes em casos de extrema necessidade precisamos andar a 80, 100, 120 km/h (quando as condições da estrada de terra permitem ou ''nao'') em velocidades altas quando o piso tem aderência o abs é uma maravilha mesmo na terra, agora quando o piso não tem aderência parece que não vai parrar nunca, exigindo mais, atenção, pericia, habilidade, experiência e ''sorte'' do motorista nestas horas, ''UFA'' (obs: tenho uma tracker, também já pensei em desligar o abs no off road) este ''comportamento'' do abs em piso de baixa aderência parece ser normal e comum e todos os carro que o possuem, ''salvo'' exceção de de algum veiculo que eu ainda não tenha dirigido, (talvez os novos sistemas de controle de tração, decida, com modo off road) enfim o abs ajuda ou atrapalha!? depende da ocasião, da velocidade, da aderência do piso, da experiência, então como dizia a vovó (cautela nessas horas e caldo de galinha não fazem mal).

.
    Scarabelli

Usuário Avatar de Biaaa
    Entrada
    02/02/2014
    Local
    Brasília/DF
    Eeei! Não gostei dessa história q o jimny não é carro de mulher... Não é carro de gente fresca e pronto, pra mim não tem essa conversa de determinar carro por sexo não... Já carreguei marmanjo q se mijou na primeira subida usando redução, um carro desse na mão de gente assim, q não gosta da coisa e busca conforto ou aparência, é como um cão de guarda criado por madame...perde o q tem d melhor a oferecer...

Quem gosta de jipinho é a barbie né rsrs... E nem toda menina queria ser a barbie...

e outra: também só dirijo com o braço pra fora ouvindo as modas do Tião... Kkkk

Emílio!

Usuário
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Citação Postado originalmente por Biaaa Ver Post
    Eeei! Não gostei dessa história q o jimny não é carro de mulher... Não é carro de gente fresca e pronto, pra mim não tem essa conversa de determinar carro por sexo não... Já carreguei marmanjo q se mijou na primeira subida usando redução, um carro desse na mão de gente assim, q não gosta da coisa e busca conforto ou aparência, é como um cão de guarda criado por madame...perde o q tem d melhor a oferecer...

Quem gosta de jipinho é a barbie né rsrs... E nem toda menina queria ser a barbie...

e outra: também só dirijo com o braço pra fora ouvindo as modas do Tião... Kkkk

Quer casar comigo? kkk

De fato eu generalizei Bia, mas não foi por mal.
    Me referi às mulheres que comprariam o JMY simplesmente por que ele 'é bonitinho'.
    Elas não saberiam diferenciar um jipe de qualquer falso "off road" por aí.
    Aliás, os maridos delas idem...

Certamente, não é o seu caso.
    Suzuki Jimny 4Sport 13-14 (Mixirica) MUD 215 | Prot T-case NT | Prot dif. diant. TT

Usuário
    Entrada
    14/01/2014
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Citação Postado originalmente por pauloneto Ver Post
    Fala, Rodrigo!

Eu ouço muito Zé Ramalho rsrs! Sou fã desse cara.

Mas quando reclamo do motor, é do motor, e não do carro. Porque eu acho que pelo valor do Jimny um motor 1.6 pelo menos estaria mais de acordo. Ou que aumentasse o valor em uns 5k, ainda valeria a pena.

O carrinho é bom, mas na boa, se tivesse um motor 1.6, 1.8 ou até um 2.0 não seria muito melhor? Sem falar na durabilidade, pois acabo forçando muito o motor em subidas, Ribeirão é cheio. Na avenida que sobe da Maurílio Biagi para a Costábile, ao lado do Botafogo, eu subo diariamente com giro do motor entre 4.5 e 5k entre 2ª e 3ª (porque se por 4ª mesmo com o giro la em cima o carro chega a parar e descer de ré rsrs)... fora que na estrada o giro normal de uso em velocidades normais (110km/h) fica constante em 4k... E giro alto nunca é muito bom pra qualquer motor que seja.
    Vc tem toda razão chará.
    Foi mais um desabafo, rs.

O motor maior certamente iria encarecer o carro, pois acho que teriam que mudar o projeto.
    Por outro lado, agora com o upgrade do Troller (mais caro), um Jimny com valor maior não teria concorrentes.
    Suzuki Jimny 4Sport 13-14 (Mixirica) MUD 215 | Prot T-case NT | Prot dif. diant. TT

Usuário Avatar de Biaaa
    Entrada
    02/02/2014
    Local
    Brasília/DF
    Kkkkkk casamento tb não é meu forte, estou enrolando meu namorado quase 10 anos... Ou ele me enrolando, enfim rs....

Também penso q seria ideal pelo menos um motor 1.6 no jimny, mas como é um carro alto, pequeno e leve pode ser q esses itens tenham contado pra um motor não tão potente, por segurança, sei lá... Enfim deve ter um motivo...

Emílio!

Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por pauloneto Ver Post

Sobre o motor... também concordo que motor 1.6 poderia cair muito bem no jipinho.. porém mais do que isso já seria um novo projeto com nova estrutura, diferenciais essas coisas... No testo que o Vrum fez assim que saiu o Jimny nacional o Emílio resumo muito bem o carro e também fala do motor 1.6

agora, ninguém compra o Jimny esperando muito desempenho do seu motor 1.3, que com a reduzida dá bastante contado recado no offroad moderado. É tipo comprar um 1.0 querendo um desempenho espetacular... quem quer um jipe com motorização mais pesada tem opção do Troller e do Wrangler.... esses sim não deixam a deseja na motorização, mas cobram um preço por isso... é o velho "não existe almoço grátis"....

abs!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

Usuário Avatar de Rein@ldo
    Entrada
    12/12/2013
    Local
    Resende/RJ
    Agradecimentos: 2
    Scarabelli e Arildo,

Também passei por uma situação muito assustadora com o 4x4 (SUV) - com abs - anterior da minha esposa: estávamos fazendo um passeio de final de semana entre Santo Antônio (Bocaina de Minas) e Alagoa - MG, quando fomos surpreendidos por uma chuva em uma descida de serra recém patrolada. Pisei no freio com vigor e o pedal só trepidava, as rodas não TRAVARAM para afundar na fina comada de lama e parar a viatura, só fui parar no barranquinho na beira do precipício. Quem conhece aquela região sabe como é a Serra da Mantiqueira por lá.

Não conheço o sistema de abs do jimny, posso até mudar minhas afirmações, se for seguro; pois não sou o dono da verdade e tenho a humildade para mudar minhas convicções quando há prova em contrário.

Tenho certa experiência em veículos 4x4 e estradas de terra, nasci e fui criado no interior de minas, e ando neste tipo de veículo desde pequeno para ir a fazenda de minha família.
    Não desprezo itens de segurança, pelo contrário, tive dúvidas sobre qual viatura escolher quando fui comprar há 8 meses atrás.
    Quando postei, fui bem claro no tipo de uso mais off (trilhas) que vou fazer com minha viatura e, no fim da garantia, colocarei para-choques de ferro e muds 235 dentre outras modificações.
    Compreendo que quem utiliza o JIMNY como único veículo e a maior parte do tempo em médios e grandes centros, a opção pelos itens de segurança é muito importante. Tanto o é, que o nosso veículo de viagens e que a patroa utiliza no dia a dia tem 8 air bags, abs, controle de estabilidade e toda aquela sopa de letrinhas que só de pensar, me dá arrepios, se colocarmos o mesmo em uma trilha e der uma pane elétrica.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Dúvidas sobre o Jimny nacional
      Por brcampana no fórum Suzuki
      Respostas: 13
      Última resposta: 31/10/2014, 09:01
    2. RECALL Suzuki Jimny nacional
      Por Marcus C. no fórum Suzuki
      Respostas: 31
      Última resposta: 13/07/2014, 07:50
    3. Jimny Zero Nacional
      Por Mancha no fórum Suzuki
      Respostas: 23