Marcus,
Muito obrigado pela indicação do link. Eu li e vi que é exatamente isso mesmo que o pessoal recomenda. Como o meu caso era em um carro zero km, fui à oficina de balanceamento e ficou muito bom, mas não perfeito. Daí eu pensei: já que a vibração é lateral e não vertical, ou melhor explicando, já que a roda vibra lateralmente e não pula e já que os que têm rodas de ferro não têm apresentado esse tipo de problema, a solução deve estar sendo prejudicada em razão de os chumbos serem colados e que não ficam exatamente nas bordas das rodas, mas ficam quase no meio da roda.
Foi isso que fiz: retornei à oficina e relatei que parte do shimmy tinha permanecido e eles trocaram todos os chumbos que estavam colados na roda por grampos de chumbos que (esses sim) são fixados nas bordas das rodas. Isso foi o suficiente pra eliminar qualquer tipo de vibração lateral. Quando eu digo vibração lateral, é quase como se a roda ficasse 'abanando'.
Tudo foi pela pura lógica, já que os chumbos com adesivos não vão para as bordas e dependendo do desenho da roda, podem ficar quase que no meio dela. Assim, a diferença lateral de peso só é resolvida com grampos. Tá aí a explicação do porquê de as rodas de ferro não apresentarem esse problema.
Outro detalhe é que quem for alinhar essas rodas com furo central 'gigante', precisa ter o cone de centralização da roda (quase ninguém tem) ou fazer a centralização dela antes do balanceamento que é mais demorado do que o próprio balanceamento.
Última dica: acompanhe o serviço, mesmo que fique parecendo ser o cara mais chato do dia hahahaha.
O shimmy que estava no meu carro foi totalmente resolvido, mesmo com pneus ATR.
Pra quem morar perto, posso passar o nome da oficina, ok?
Abraços.