Postado originalmente por
Troller-a-vista
nao sei se eu nao entendi direito o que vc quis dizer ou se vc nao tem familiaridade com turbo mas enfim, caso eu entendi errado desconsidere:
O turbo vc instala e mede ele pela quantidade de ar forçado , 0.5 0.4 0.8 0.6 1.0 1.5 2.0 kilo e por ai vai, há carros que superam os 6 "kilos" de ar..
Isso gera um incremento de desempenho, que para efeito de leigos, colocam-se em porcentagem, no caso do video o turbo rendeu 40% a mais de torque. O que nao é totalmente verdade mas nao vem ao caso explicar pq.
NAo sei quanto rendia esse motor da CRV desse ano, se nao me engano era 150cv (normalmente coloca-se uma variacao de 5% pra mais ou pra menos).
O video, a menos que eu tenha entendido errado, divulgou exatamente esse numero como teste com o turbo, talvez seja um erro de edicao, deveriam ter colocado o quanto ficou depois do turbo.
De qqr modo, todo turbo vai aumentar o torque e a potencia, nem sempre linearmente, mas vai aumentar.
Particularmente, acho que o mais interessante na crv é aumentar o torque e nao a potencia, ainda que mais potencia seja otimo.
Pela proposta, pelo carro, pelo que o motor rende naturalmente e pela tocada pessoal, me anima muito mais o COMPRESSOR que o turbo.
o compressor, normalmente aumenta mais o torque que a potencia, o turbo é o contrario.
O turbo tem o LAG que nada mais é que o tempo entre ele realmente assoprar ar pra dentro do motor para quando vc acelera, ou seja, precisa de uma certa rpm pra ele entrar em acao de fato.
O compressor por sua vez, nao tem lag pois esta sempre soprando ar, mas em altissimas rotacoes rende MENOS que o turbo (mas ainda assim rede muito bem).
Ha maneiras de se contornar tudo isso, tanto diminuindo o lag, quanto como fazer o compressor ir as alturas, mas isso requer tempo, dinheiro, esforco e muito conhecimento tecnico do dono e do instalador, o que normalmente nao se encontra em abundancia em nenhum desses itens no BRASIL .