Resolvi tirar um tempinho hoje para dar as minhas impressões a respeito da Mohave. Tenho a modelo diesel 2011. Já é a minha segunda Mohave e até agora não tenho do que reclamar. O carro é muito forte, potente, seguro e economico. Acredito que seja um carro único na sua categoria que me parece não ser muito bem vendido pela Kia pois as vendas são realmente pequenas como dito pelo Dutra.
Também tenho uma SW4 que considero ser um excelente carro principalmente para quem tem que trafegar por estradas ruins. Apesar de gostar muito da SW4 realmente em alguns itens importantes do quesito segurança ela deixa a desejar.
Já a Mohave é um carro bem mais completo com vários destaques:
1. Motor muito potente com um torque absurdo. Se acelerar para valer realmente se gruda nos assentos. É ótimo para fazer ultrapassagens com muita segurança.
2. Os freios são ótimos principalmente em se tratando de um carro deste porte e peso. Freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD. Quem tem SW4 como eu sabe que este é um dos pontos fracos da SUV da Toyota. Freio a tambor nas rodas traseiras é uma falha que considero grave.
3. Vários itens de segurança como airbags frontais, laterais e de assento. A Mohave é considerada um carro muito seguro por todo o mundo.
4. Cambio excelente. Trocas rápidas e sem solavancos. A minha ainda tem o cambio de 6 marchas que li em algum lugar ser o mesmo da Mercedes ML. Não tenho como comentar a respeito do novo cambio de 8 marchas mas acredito que seja melhor ainda.
5. Muito espaço e conforto. Além disso é um carro que realmente pode levar 7 passageiros com conforto graças a terceira linha de assento que realmente tem um bom espaço. Na SW4 a terceira fileira de assentos é só para crianças em viagens curtas.
O custo de manutenção até agora se resumiu as revisões que ficam entre R$1000,00 e R$1200,00.
Se tem um ponto negativo eu diria que é a suspensão do carro em pisos irregulares. As vezes ela balança após passar por ondulações. Me dá a impressão que o ajuste da suspensão poderia ser mais firme. O carro é bom de curvas em se tratando de SUV mas o curso dos amortecedores parece ser curto para o peso do carro. Ela parece bater se pegamos um buraco. Nesse ponto a SW4 é mais bem acertada para as estradas brasileiras que geralmente não são boas. Também seria ótimo se a Mohave tivesse tração integral como a SW4.
Enfim, considero a Mohave um baita carro que poderia ter uma suspensão um pouco mais "tropicalizada" para as estradas brasileiras. Fora isso o carro é 10. A propósito, gostaria de ouvir se alguém tem uma opinião diferente a respeito da suspensão. Ouvi alguns foristas comentarem a respeito de trocar os amortecedores por outros com uma calibragem diferente. Alguém já fez isto? Funcionou?
Enfim, penso que a Mohave está acima da SW4 / Pajero e abaixo da Discovery que custa muito mais e tem um custo de manutenção bem mais alto.