Postado originalmente por
Amiko
Prezados,
Tenho uma Ranger LTD 4x4 e estou para trocar de carro nos próximos meses. Até então estava considerando somente a Pajero Full e Trailblazer, mas agora descobri a Mohave. A SW4 foi descartada pela horrível relação custo benefício e a Discovery pelo preço alto.
Fiquei com uma SW4 SRV 2015 Diesel por alguns dias e me desapontei muito, tinha esperanças de fazê-la substituta da minha Mohave 2010 mas não chegou nem perto: Suspensão ruim/dura, beberrona, fraca, barulhenta e a última fileira de bancos é uma piada de mal gosto. Não consegui ficar 1 mês com o carro e passei pra frente na primeira oportunidade que tive.
A unica vantagem "real" (dependendo do ponto de vista) era a tração integral que transmitia uma certa segurança dependendo do terreno/chuva/etc, mas a falta de potência e a caixa de marchas ultrapassada estragava toda a experiência. Não conheço à fundo a Pajero Full e nem a Trailblazer mas duvido que qualquer uma delas seja melhor que uma Mohave.
Um ponto fortíssimo (literalmente) da Mohave é o V6 Turbo Diesel, que faz muita diferença na potência/agilidade e também no consumo em uma tocada normal, e não dá manutenção.
Outra opção poderia ser a Grand Cherokee Diesel, reza a lenda que mecanicamente são todas muito parecidas (3.0 V6 Turbo Diesel), a (Nova) Discovery entra nessa "coincidência" de motor tb.
Li este tópico inteiro, mas ainda restam algumas dúvidas básicas. Se puderem me ajudar...
1 - A Kia ainda trás o Mohave para o Brasil? No site está anunciado, mas não vejo notícia nem comentário de Mohave novos;
Recentemente liguei para uma CSS Kia aqui em Curitiba e a vendedora me disse que sim, há possibilidade de encomendar uma, mas que nesse ano (2017) apenas 2(duas) vieram para a CSS. Se eu encomendasse uma não era certeza de que chegaria ainda neste ano.
2 - O carro conta com diferencial central? Noutras palavras, posso usar o 4x4 no asfalto?
Até pode, mas além de aumentar o consumo (de combustível e de pneus) também pode gastar prematuramente componentes da transmissão e até alguma instabilidade na dirigibilidade. No BR tivemos apenas a versão 4WD, no exterior existe uma versão AWD (4x4 permanente e com diferencial central). No dia a dia não é algo que faça falta.
3 - O 4x4 está limitado a 80 km/h ou ele só pode ser acionado até 80 km/h? Há informações desencontradas aqui;
Tecnicamente a recomendação é que seja acionada à no máximo 80km/h como grande parte dos carros 4x4 com tração "não permanente", mas nada o impede de ir além disso, mas voltamos ao item anterior.
4 - Não espero fazer trilha cp, e;e, mas não sou de evitar estradas de terras, praias etc. O Mohave é suficiente para esse uso? Queria ao menos manter a capacidade off-road que a Ranger me oferece;
Sim e não. Sim porque ela tem potência e estabilidade suficientes, e não porque os pneus da Mohave são mais voltadas ao asfalto, mas isso dá pra resolver, já peguei diversos trechos fora de estrada e os venci sem problema algum.
5 - O site da Kia fala em xenon no farol baixo. E o farol alto é convencional? Todo carro com xenon é assim?
Isso aí, xenon apenas no farol baixo, o alto utiliza lampadas convencionais.
6 - A suspensão traseira mole foi aperfeiçoada no modelo 2017?
Não tenho certeza mas provavelmente é a mesma.
7 - A central multimídia do modelo atual funciona bem com smartphones? Tem ao menos bluetooth, né?
À partir do modelo 2013 quase certeza que sim (de fábrica). Antes disso somente com centrais não originais, mas grande parte delas sem perder os controles no volante, conexão usb/p2 do console e tudo mais. Antes da 2013 a câmera de ré ficava no retrovisor interno, após isso foi para a central multimídia.
8 - Onde posso encontrar o manual do veículo? No site da Kia não tem e geralmente este é o melhor modo de conhecer o carro antes de comprar.
Realmente, acho que não tem no site da Kia mas na internet você deve encontrar com certa facilidade procurando por Mohave ou Borrego (é o nome dela em alguns países). O ano não importa muito pois todas são praticamente iguais, a unica diferença (aqui no BR) ocorreu em 2013 quando ela teve um "upgrade" de 6 para 8 marchas, 6cv à mais no motor e central multimídia, o resto não mudou. Consegui encontrar em inglês e espanhol.
Muito obrigado e desculpe-me pelo excesso de perguntas.