Posso estar muitíssimo enganado, mas a meu ver seu carro realmente não tem nada e vc pode ficar tranquilo.
Carros mais modernos tem um conversor de torque de bloqueio (ou embreagem de conversor de torque) e se a caixa/conversor de torque realmente estivessem com algum problema vc já teria observado outros sintomas, tais como: Uma embreagem "patinando" o tempo todo (giro indo até o vermelho sem o carro ganhar velocidade como deveria ou em casos extremos não conseguindo vencer subidas bem íngremes), o carro morrer ao parar (como se vc parasse um carro com câmbio mecânico sem acionar a embreagem ou desengatar a marcha), trepidações diversas ao arrancar ou durante a condução, trocas aleatórias de marcha sem necessidade, ruídos mais acentuados/audíveis e por aí vai...
Em terrenos planos ou mesmo descida vc também poderá observar esse comportamento em uma intensidade um pouco menor, vc pode testar isso rodando a uns 80~100km/h (exemplo) e tirar totalmente o pé do acelerador, o giro ira baixar da mesma forma. Pressionando-o logo em seguida (como se fosse fazer uma retomada sutil ou manter a velocidade) o giro subirá novamente. Isso é normal e visa a economia de combustível quando o conjunto é menos exigido, ao acelerar ele volta a trabalhar em proporção 1:1, digamos assim.
Por coincidência eu conheço essa Vermelho's Car de nome e lembrei que aqui mesmo alguém já havia citado ela, fui pesquisar e achei o post:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post2273907
Salvo engano o problema do xará e conterrâneo eduardouw era uma trepidação em 3ª marcha que pelo visto ainda não foi solucionada e a Mohave que está lá pode ser a dele. Ele não voltou pra escrever a conclusão mas na ocasião cheguei a indicar uma caixa pra ele (a mesma de 7mil que comentei com vc) mas por algum motivo ele deve optado por consertar a dele.
Sobre a troca do fluído do cambio, ele é selado e teoricamente não existe vareta ou mesmo necessidade de troca do fluído (segundo a própria Kia), mas isso é bem controverso. De qualquer forma não lembro de ter visto relatos sobre problemas relacionados a isso e até houve quem comprasse um "kit de reparo" mas acho que não chegou a proceder com a troca.
Abraços,
Eduardo.