Caros foristas, minha Forester está com 60.000 km, completados há poucos dias. Fico muito agradecido pelo endereço postado aqui no fórum para acesso aos manuais originais de manutenção da Forester modelo 2009. Com essas informações, não tem erro.
Vou relatar um caso e peço desculpas se estou repetindo alguma informação já postada aqui (confesso que não li todas as 227 páginas do fórum até agora, rsrs).
Estive pesquisando sobre o óleo a ser utilizado no motor, na transmissão automática e nos diferenciais, e constatei que o manual da Subaru aqui no Brasil (CAOA) não passa a especificação do óleo original da Subaru. O manual indica o seguinte, nesses termos: "Classificação API-SM ou superior - Viscosidade SAE 10W-40, 10W-50, 15W-40, 15W-50" (condições normais). Depois, sugerem "Classificação API-SM ou superior - Viscosidade SAE 15W-40, 15W-50" para condições severas. E, em um tópico separado, aparece "Óleo sintético", indicando que "Pode-se utilizar óleo sintético para motor que atenda aos mesmos requisitos dos óleos de motor convencionais etc.", mas não passa nenhuma informação sobre classificação e viscosidade.
Pois bem... Isso me deixou com a pulga atrás da orelha, pois tenho pesquisado bastante nos sites de compra americanos e vi que para os motores Subaru modernos só vendem óleo sintético, e com duas viscosidades: 0W-20 e 5W-30.
Aí resolvi pesquisar se houve algum erro na impressão do manual e olhem só o que eu achei:Anexo 535022
No manual de manutenção original da Subaru está assim:
Engine oil (2.0 L DOHC Non-turbo model) - No Brasil: Forester com motor 2.0 aspirado:
Faixa de temperatura: (a partir de) -20º C - 40º C (ou mais): óleo 10W-30, 10W-40, 10W-50
Faixa de temparatura: -30º C (ou menos) a 40º C (ou mais): 5W-30, 5W-40
Faixa de temperatura: -30º C (ou menos) até 40º C: 0W-20 (recomendado)
Engine oil (2.5 L SOHC model) - No Brasil não sei se/em qual carro é aplicado. Vai a informação mesmo assim:
Faixa de temperatura: (a partir de) -20º C a 40º C (ou mais): óleo 10W-30, 10W-40, 10W-50
Faixa de temperatura: -30º C (ou menos) até 40º C: óleo 5W-30 (recomendado) ou 5W-40
Engine oil (2.5 L DOHC turbo model) - No Brasil, as Forester 2.5 turbo:
Faixa de temperatura: (a partir de) -20º C a 40º C (ou mais): óleo 10W-30, 10W-40, 10W-50
Faixa de temperatura: -30º C (ou menos) até 40º C: óleo 5W-30 (recomendado) ou 5W-40
Também constam as seguintes notas para o motores a gasolina:
"The proper viscosity oil helps the engine maintain its ideal temperature, and cranking speed increased by reducing viscosity friction in hot condition.
CAUTION:
For gasoline engine model, it is acceptable to fill an engine with oil of another brand when replacing the oil, but make sure to use an oil with an API standard and SAE viscosity number specified by Subaru.
NOTE:
For gasoline engine model, if the vehicle is used in regions of high temperatures or in other severe environments, use oil with the viscosity shown below. API standard or SAE viscosity No.: 30, 40, 10W-50, 20W-40, 20W-50
CAUTION:
Do not use 0W-20 for 2.5 L model"
Não fala nada sobre uso de óleo sintético, mas os lubrificantes com a marca Subaru (fabricados pela Idemitsu) no mercado americano, só sintéticos.
Gostaria de saber se alguém que faz manutenção por conta própria usa óleo mineral. A diferença de preço é absurda.
Será que dá pra confiar ou pode-se repetir o caso dos i30?