Tem um jeepeiro aqui do forum que colocou o tal do compressor (blower) num AP 2.0 e ficou o Bixo. Ele anda com pneus 35.
Versão Imprimível
Tem um jeepeiro aqui do forum que colocou o tal do compressor (blower) num AP 2.0 e ficou o Bixo. Ele anda com pneus 35.
é mais ou menos isto.....
a questao é que quando se turbina um motor vç tem uma fase (aspirada muito pequena)que é geralmente entre 800 e 1600 rpm dependendo do motor e depois disto vem a força toda até o limite ou corte do giro ,lembrençe que o ciclo é vicioso e por isto existe as valvulas de prioridade e alivio ,pra nao deixar interromper este ciclo e jogar excesso de pressao sobre a borboleta fora quando nao for usada.
este "momento de bobeira"(lag) do motor é pequeno, mas incomodo em carros de rua e pior ainda pra nossos jeeps que precisam de toda e qualquer força em baixa ,concordo quanto o uso de compressores (blower) pra melhorar este problema mas ai vem os pros e contras de cada sistema e isto esta sendo discutido la no topico "turbo em jeep":concordo:
aq devemos nos ater aos ASPIRADOS ou seja "capacidade volumetrica "aumentada em consequencia do "arrombamento das peças originais":pipoca:
ps:me expressei mal quando falei que turbo nao vai bem no 4cc ,eu quis dizer que com a configuraçao postada ali no carro do FABIO nao era uma boa devido ao cambio ter um pessimo escalonamento.....a e o comando é 274°,da empresa SOBE de sampa ,nao um 276°:concordo:
Olá Pessoal,
"Passeando" pelo fórum encontrei o tópico de vcs e vi que a coisa vem de longe.
Por coincidência estive na oficina de um amigo aqui em Campinas - SP, que tem preparado motores de Opala 4 cilindros para o campeonato Indoor de off road. Os motores do cara são verdadeiros "foguetes" testados em dinamômetro próprio, e o que é melhor, não quebram. Tá ganhando tudo....
Para o offroad não existe coisa melhor, pois ele retira o carburador e coloca um sistema de injeção desenvolvido por ele. Adeus às "engasopadas" nas rampas fortes.
Sendo assim, decidi entrar aqui na conversa e passar o contato do cara. Acho que vale a pena uma consulta. Tem o tal motor no site da oficina.
Tomem nota:
TAG Racing - Paulinho.
www.tagracing.com.br
(19) 3295-8768
Sds a todos
Octávio
PQP........ este sabe trabalhar e conheçe da coisa.:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas:
realmente os mecas daq da lama tem muito,a aprender ainda com o pessoal de outras categorias
mas esta começando a aparecer o serviço decente pelo preço justo
e em poucos anos as coisas estarao no mesmo nivel, pois acho que o cliente do OFFROAD mereçe ter a mesma qualidade do de autodromo, pois considero os jeeps tambem carros de corrida.
eu faço meus carros(clientes) e motores como se o cara fosse passar cera no jeep depois pois gosto muito disto. e
agora limpeza é fundamental a oficina,viram que coisa bonita de se trabalhar?????:concordo:
Bom pessoal, faz tempo que acompanho esse tópico pois sou fã incondicional do GM 151, não troco o do meu jipe por nada, ou não trocava, agora troco por um GM 2.8 MPFI....
Ressuscitei um pouco o tópico porque estou em fase final de acerto de um motor desses que roda em uma Camper, a idéia foi manter o carro com o motor que saiu de fábrica, já que se tratava de uns primeiros exemplares, porém, o desempenho devia ser de carro novo... e ficou mto melhor que um carro novo...
O motor GM 151 com o vira do 153, mais alguns detalhes e injeção Multiponto é o que há para bom desempenho, ainda mais pro nosso uso.
Ao contrário do que li muitas vezes, não fica um motor quadrado devido ao longo curso, pelo contrário, ele abre giro fácil, tem muito torque em baixa e muita potência em alta.
De longe essa Camper 4 cilindros anda mais que a minha quando era 4.1 com 3E de segundo estágio mecânico, tucho mecânico e comando 250S... na verdade acho que esse 4 cilindreco só perde em comparação pra um 4.1 com mais de 1 carburador e preparação condizente....
Pro futuro quero montar um igual pro meu CJ... e se já achava dispensável um 6 caneco pra jeep, rural e F-75 , agora tenho certeza.... um motor muito mais leve, e muito mais potente como esse só pode ser deixado de lado se o cara quiser ficar ouvindo a marcha lenta do 6, pq só nisso que esse perde, não tem aquele barulhinho... kkk
O processo de montagem do motor tá no meu blog, em breve vou por mais vídeos da Camper em ação... http://cjcheckup.blogspot.com/
Abraços e vida longa ao GM 151
Rodrigo
Fala Rodrigo,
estou aqui montando a injeção também. Se não for abuso da minha parte, teria como vc me passar por email o mapa que vc está usando. Ainda que eu tenha que mexer nele, uma vez que meu motor ainda tem as válvulas gigantes, já era um começo para a minha empreitada.
se puder, manda no: leonardogcardoso@yahoo.com.br
abs
Ok Leo, vou te passar o mapa no email sim, guenta aí que preciso por ele no papel, tá todo na memória da Pandoo...
abraço
qual o levante maximo que da pra usar num motor opala com molas isky e balanceiros roler?
To pensando ? motor 151 com pistoes do alcool com dimensionado e carburaçao H34 catracada para abrir os dois corpos juntos ou manter o carburador Wber 228 e turbinar (fica mais barato). O que acham?
levante de 8.5 DIEGO...............masssssssssss e o resto que precisamos saber,cade?
mantem tudo original a alcool com estagio funcionando original pra quem quer ir pelo "mais barato"....................ROBERTO.
que tal um 4 cc bombado de fabrica!!!!!!!
"VOVÔ"PENTA /VORTEC 3.0L LMX 4CC (o nosso 151 marinizado......)
sua versao atual ta vindo só com 143hp,e quase 30 kg de torque a 4.400 rpm.........ASPIRADO!!!!!!!!
isto tudo dentro de um 4 DE OPALINHA!!!!!!!!!COITADO DO MEU 6IZAO VAI PRA ROÇA.
MARINE VORTEC 3.0L I-4
Specifications
© 2009 General Motors Corporation
PRINTED IN U.S.A. 01/27/09
www.gmpowertrain.com
GM Powertrain
Type: 3.0L I-4
Displacement:
181 cid (2966.59 cc)
Engine Orientation:
Longitudinal
Compression Ratio:
9.2:1
Valve Configuration:
Pushrod Actuated
Overhead Valves
(2 valves per cylinder)
Assembly Site:
Toluca, Mexico
Valve Lifters:
Hydraulic Flat Tappet
Firing Order:
1 - 3 - 4 - 2
Bore x Stroke:
101.60 x 91.44 mm
Bore Center:
112.26 mm
Bore Area:
324.29 cm²
Fuel System:
N/A (LW6)
MPFI Fuel Rail and Injectors (LMX)
Fuel Type:
Regular Unleaded
Horsepower:
143 hp (107 kW) @ 4800 rpm (LMX)
140 hp (104 kW) @ 4800 rpm (LW6)
Torque:
178 lb-ft (241 Nm) @ 3600 rpm (LMX)
177 lb-ft (240 Nm) @ 3600 rpm (LW6)
Actual power levels may vary depending on OEM calibration
and application.
Fuel Shutoff:
OEM Defined
Shipping Weight:
363 lb (165 kg)
Materials:
Block: Cast Iron
Cylinder head: Cast Iron with exhaust
valve seat inserts
Intake manifold: Customer Supplied
Exhaust manifold: Customer Supplied
Main bearing caps: 2 -Bolt Cast Iron
Crankshaft: Nodular Cast Iron
Camshaft: Marine Profile
Connecting rods: Powdered Metal
Pena que não tem desses por aqui :cry:
Mas tenho pensando muito nisso.
Preparar o velho 151 injetando e tudo mais, a única coisa que me deixa receoso de investir nesse motor é a porcaria da gaxeta.
O meu já bebeu bastante água (barro), não chegou a travar, mas não dá para gastar uma grana nesse motor e na primeira piscina que enroscar ter que desligar o bicho e ser puxado pelo guincho dos outros.
Tem alguma solução para esse problema de agua na gaxeta??