Geralmente tenho muito pouco tempo nessas viagens, terei 30, 35 dias (no máximo) para fazer Rio Branco/Ushuaia... Ao meu ver é tempo de sobra. Em janeiro fiz Peru e Equador em 20 dias (parando muito, descansando bastante).
Você tem um rítimo de viagem mais tranquilo, viaja com várias paradas, tomando cafezinha, é completamente diferente. O fato de ter que "descansar o almoço" é um dos motivos de eu evitar um almoço propriamente dito... Meu Deus, dirigir de barriga cheia após o almoço é terrível rsrs.
O fato de você viajar de utilitário também limita muito o seu rítimo, você faz certo em viajar mais devagar, em utilitários (principalmente em hilux molengona) não passo de 120 KM/H de jeito nenhum. O rítimo é, na maior parte do tempo, 100, 110 km/h. Já de fiestinha 1.6 ou de tiida sedan, com o centro de gravidade lá embaixo, se a estrada permitir, coloco 130, 140 e sigo neste rítimo (não passando de 140).
O engraçado é que aqui no norte, nos raros trechos onde a estrada me permite andar nesta velocidade que citei acima sou ultrapassado por utilitários (sw4, hilux, amarok, etc...) como se estivesse parado, os loucos colocam 180 km/h nestes trambolhos.
Viajo em um rítimo rápido, mas não é simplesmente para chegar... Uma coisa é você ir de avião, outra coisa é você pegar seu carro e viajar, é uma paisagem mais bonita que a outra após cada curva, são varios relevos, vários ambientes, em geral tudo muito diferente, tudo muito lindo! Lhe garanto que de avião não se aproveita nada disso.
Além disso dirigir é prazeroso, se aventurar por territórios desconhecidos com bons amigos dentro de um carro, ao meu ver, é o melhor que posso levar da vida neste momento, não viajo para passear, viajo para me aventurar. É certo que após o ano inteiro trabalhando igual uma mula para poder bancar essas aventuras eu inicio a viagem MUITO CANSADO e volto MAIS CANSADO AINDA... Mas logo penso: "Porra, foi legal demais, eu vou denovo".
Em resumo, independentemente do rítimo de cada um, o que vale é pegar o carro, viajar e se aventurar. Só não vale comprar pacote de viagens pela CVC....