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  • #1
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    22/12/2011
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    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Bom dia amigo:
    Ai vai os procedimentos para instalação dos cabeçotes.
    Abraço.
    Sérgio.
    Caro colega Sergio Augusto, preciso do teu contato, se possível.Abraço.
    4X4 Brasil

  • #2
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    31/05/2014
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    Galera sou novo no forum, gostária de uma ajuda...
    comprei uma Dakota Sport 2000 2.5 Turbo diesel interculada...
    Fiz o motor dela...
    camisa, pistão, bronzina, aneis, tudo novo.
    só que todo mundo fala mal desse motorzinho dela, ainda não começei a montagem, eu mesmo irei montar.
    alguem tem alguma dica ?
    e eu queria dar um up nele, alguma receita para adiquirir potencia?
    agradeço

  • #3
    Usuário Avatar de Fabil
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    23/09/2003
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    oi Cezar...

    creio que o tamanho do filtro nao interfira na partida nao...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #4
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    26/07/2014
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    Poisé estou com o problema de partida muito semelhante ao que vc relatou, conseguiu chegar a alguma explicação por que mudou com a troca do filtro? Teria alguma sugestão do que poderia ser? obrigado

  • #5
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Citação Postado originalmente por Cezarhp Ver Post
    Poisé estou com o problema de partida muito semelhante ao que vc relatou, conseguiu chegar a alguma explicação por que mudou com a troca do filtro? Teria alguma sugestão do que poderia ser? obrigado
    Pessoal, passei por isso poucas semanas atras, o meu caso foi mais bizarro ainda, eu fui a aparecida do norte e abasteci em um posto ipiranga, rodei +/- 100Km e tudo normal, no dia seguinte o carro demorava a pegar, tinha que dar 3, 4 partidas.

    Logo condenei o diesel esgotei o tanque e troquei o filtro, mas nada do sistema voltar a pegar na primeira e sempre de manhã ou depois de umas 4 horas parado.

    Levei no bombista que declarou que estava tudo em ordem, ai isolei o filtro e fiz uma ligação direta com a bomba, e para minha surpresa ela voltou a pegar de primeira, ao examinar o filtro percebi que a bomba de escorva estava com uma entrada de ar, e com isso o diesel voltava para o tanque e a bomba ficava seca, então até encher a bomba novavemente la iam 3, 4 partidas

    Troquei o cabeçote do filtro e o problema foi resolvido, para manter o filtro original eu utilizei um cabeçote do motor MWM que usa o mesmo suporte e o mesmo filtro da DAK/Cherokee (Paguei 220 na Campinas Diesel).

    Grande Abraço e procurem entrada de ar no sistema, por minima que seja ela faz a bomba ficar seca e ai o carro não pega até encher a bomba novamente.

    Cordialmente
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #6
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    26/07/2014
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    Então Pedro, estive num bombista hoje a tarde e ele me deu uma explicação parecida com a sua, seguindo a sugestão e para tirar a teima eu troquei a mangueira que vai do filtro para a bomba por uma mangueira transparente, assim poderei ver se realmente está voltando. Depois que está em funcionamento a caminhonete tem força e responde bem, o problema se dá somente no momento da partida. Outro detalhe: de uns dias para cá ela vem dando pequenas osciladas conta giros, será sinal da entrada de ar ou poderá ser algo mais sério?

  • #7
    Usuário Avatar de phmatheus
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    14/03/2003
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    Citação Postado originalmente por Cezarhp Ver Post
    Então Pedro, estive num bombista hoje a tarde e ele me deu uma explicação parecida com a sua, seguindo a sugestão e para tirar a teima eu troquei a mangueira que vai do filtro para a bomba por uma mangueira transparente, assim poderei ver se realmente está voltando. Depois que está em funcionamento a caminhonete tem força e responde bem, o problema se dá somente no momento da partida. Outro detalhe: de uns dias para cá ela vem dando pequenas osciladas conta giros, será sinal da entrada de ar ou poderá ser algo mais sério?
    Vc vai ver que é isso mesmo aproveita e substitui a mangueira de retorno da bomba, é por ela que o diesel vai retornar ao tanque.

    Outra maneira simples de ver isso é afrouxando a porca do bico injetor não é para soltar o bico, mas o cano de aço que chega no bico injetor, não precisa solta, só afouxar, dê partida e veja se sai diesel ali, se não sair está com pane seca devido ao retorno do diesel para o tanque, pode até deixar a rosca solta até começar a sair diesel, e ela pegar depois é só apertar novamente e tudo normal.

    Grande Abraço e boa sorte ai

    Cordialmente
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #8

    Dakota diesel 2001

    Citação Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Olá a todos;
    Bem, ontem recebi as ultimas peças(os kits do motor), que faltavam(espero que não precise de mais nada, hehe..), para iniciar a retífica do motor da DAK.
    Postarei aqui o detalhes do trabalho, para a apreciação os dakoteiros que tem a viatura diesel, e demais interessados.
    Internei a viatura na Retífica Globo, aqui na cidade mesmo,a idéia era levar para Brasilia, para uma oficina que já fez trabalho pra mim, na DAK, mas eles não tiveram interesse, a principio, entendo que foi pelo fato de não ter comprado as peças através da oficina. Acabei tendo sorte nisso, pois a retífica, depois que estive lá e conversei com o pessoal, vi que era simples para eles, desmontarem/montarem o motor, e como eles já fazem trabalhos para a empresa, nos motores(SCANIA,CUMMINS,MWM), das nossas máquinas ede nossos clientes, o negocio ficou facilitado, ainda mais que me darão acesso irrestrito para acompanhar tudo(imaginem o quanto vou perturbar,hehe.. no bom sentido).
    Fizemos as inspeções nas peças que chegaram, principalmente os kits, para checar a integridade, qualidade(na medida do possivel), etc, e tudo show de bola!
    Hoje, estou levando o manual do motor, pro Gliber, mecanico que vai fazer a montagem/desmontagem(o cara é muito bom, acostumado com as máquinas novas, eletronicas, SCANIA,CUMMINS, MWM NGD, etc, mas fez questão de ver o manual, para além de outros detalhes, verificar as medidas e tudo o mais).
    Fase 1- Retífica, será feito;
    1.1- Substituição dos kits(camisa, pistão, anéis, pinos e buchas de biela)
    1.2- Polimento do virabrequim
    1.3- Troca das brozinas fixas e móveis
    1.4- Revisão/verificação dos cabeçotes(já estão instalados os APAZ MADRID), com troca dos retentores/selos, mesmo considerando que estarão novos,pois na colocacão anterior, todos os acessorios (valvulas, molas,etc) foram trocados.
    1.5- Avaliação das peças internas(bomba de óleo, valvula de alivio de pressão,tuchos, varetas, eixo comando de válvulas, balancins,etc), e trocados, retificados o que for necessario.
    1.6- Troca de todas as juntas e retentores(obvio)
    1.7- Substituição das velas aquecedoras.
    1.8- Substituição da Valvula Termostática, entrando a do Mercedes 1113(exatamente igual, só que com abertura em 71 graus).
    Ainda aproveitando a retífica, inicarei os itens abaixo, da FASE 2- Up Grade, uma vez que o motor desmontado faciltará:
    2.1- Instalação do injetores FRATELLI BOSIO com 20% a mais de vazão em relação aos originais.
    2.2- Desmontagem do turbo compressor, para preparação do compressor(caracol frio), instalando o rotor do GARRETT GT 2259, e usinagem da mesma para receber o rotor. Teoricamente, esta modificação atenderá o que será preciso, de vazão(fluxo)/pressão(postarei a foto/figura do gráfico do compressor, mostrando a faixa de trabalho, que atende o fluxo/pressão), para "alimentar" junto com os injetores 20%, a potencia/torque que pretendo(165Cv@3900rpm e 38Kgf/m@2000rpm), obvio que no final da "loucura", tentarei por num dina(Brasilia tem) e ir acertando.
    2.3- Susbtituição do atuador da WASTEGATE, por um da SPA TURBO, com regualgem para 1,5Bar.
    2.4- Instalação de valvula eletromagnética(popular solenoide), no circuito de acionamento da válvula WASTEGATE, que tomará a pressão no COLETOR DE ADMISSÃO, passando pelo solenoide, para então ir à WASTEGATE.
    2.5- Instalação no painel, de manometro digital GUSTER, que controlará o solenoide de abertura da WASTEGATE.
    2.5-Susbstituição do escapamento, instalando tubo de 3", saindo da turbina, até um abafador de 8"x60cm., e seguindo dois tubos paralelos de 2 e 1/4" até a traseira.
    Os passo seguinte, mas não sei se farei já(ai é questão de $$$,hehe...),mas é de suma importancia(não pode ficar sem trocar!!), será a substituição do intercooler, o que já entrei em contato com o MArcelo, da SUPERCOOLER, passei o desenho, ele confimou que é possivel, vamos tentar trocar o mais rápido possivel. Pra ter uma idéia, o intercooler será aproximadamente 40% (em área cubica), que o da F250 Sprint.
    Tem outros detalhes com instalação de módulo intercptador, para gerenciamento da BI, que colocarei ou não, depois dos testes práticos, pois pretendo ver como ficará com o up na turbina + bicos, pra então na prática, decidir.
    Anexo planilha com o custo das peças, que já comprei, com o nome das lojas/contatos, a medida que as coisas forem acontecendo, vou atualizando a planilha(espero que não muiot,rs). Os valores de mão de obra, ainda não estão, pois vamos "acertar" na segunda. Os valores atuais, são os que efetivamente gastei, incluidos os valores de frete/correios.
    A medida do "andar da carruagem" vou postando fotos.
    Abs.
    Sérgio

    Sergio essa mensagem sua é antiga porém estou com um p... problema com a minha, não tem mecânico capacitado para tanto.

    Mandei fazer o motor dela e não durou sei meses e já está jogando oleo pra todo lado. Por acaso sabe de alguém na minha região Campinas sp, ou uma solução melhor que esse motor? sei do motor da s10, mas comprar usado é dificil, grato Renato

  • #9
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    26/07/2014
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    Amigos, resolvi o problema da falta de potência e dificuldade de dar partida!!! Após receber prognósticos desde ter que fazer o motor até problemas de aterramento eu resolvi levar a dk até um bosch car service. enfim, eles usaram todas as aparelhagens e descobriram que a BI estava somente 5 graus fora do ponto de injeção, resolveu o problema completamente! uma dica: vão em mecânicos que tenham equipamento pois o sistema dela é eletrônico e se for tentar arrumar só no olho não vai dar certo! a facada foi grande (400 reais) porém a caminhonete ficou excelente!

  • #10
    Bom, lí o tópico inteiro e ainda não tenho certeza sobre esse motor.

    Falam que é bom, mas tem que ter cuidado? mas parece que demanda muitos detalhes.

    Quase um JPX pelas minhas impressões

    Alguns anos da SW4 tiveram problema com o cabeçote, mas é simples, troca o cabeçote e aumenta o radiador, dizem que soluciona o problema totalmente.

    Cuidados com bicos, bomba, radiador, upgrande. Qual é realmente o ponto fraco desse motor?

    Eu tenho uma camper com s4t e estou acostumado a não ter dó de andar. Só estou pensando em trocar porque preciso de um carro 4p, e a cherokee é demais, mas como rodo 50km por dia não tenho como ter uma a gasolina.

    Ainda estou tentando me convencer que a diesel não é fria......

    E aí a cherokee diesel tá mais para SW4 ou JPX nas suas peculiaridades de manutenção?

    abs FH

  • #11
    Usuário Avatar de phmatheus
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    Citação Postado originalmente por fhsantos Ver Post
    Bom, lí o tópico inteiro e ainda não tenho certeza sobre esse motor.

    Falam que é bom, mas tem que ter cuidado? mas parece que demanda muitos detalhes.

    Quase um JPX pelas minhas impressões

    Alguns anos da SW4 tiveram problema com o cabeçote, mas é simples, troca o cabeçote e aumenta o radiador, dizem que soluciona o problema totalmente.

    Cuidados com bicos, bomba, radiador, upgrande. Qual é realmente o ponto fraco desse motor?

    Eu tenho uma camper com s4t e estou acostumado a não ter dó de andar. Só estou pensando em trocar porque preciso de um carro 4p, e a cherokee é demais, mas como rodo 50km por dia não tenho como ter uma a gasolina.

    Ainda estou tentando me convencer que a diesel não é fria......

    E aí a cherokee diesel tá mais para SW4 ou JPX nas suas peculiaridades de manutenção?

    abs FH

    Eu tenho uma Grand Cherokee 2001 e demorei para acertar o motor, mas depois de acertado não tenho o que reclamar. o ponto fraco desse carro são os MECANICOS que não sabem mexer e regular. agora como a SW4 ele tem problema de cabeçote mas trocou os cabeçote pelos da apaz madrid e colocou a termostatica do 1113 acabou o problema.

    Quem regulou a minha e acertou foi o Sr. Luis em São José dos Campos-SP, mas os Bosh Service deveriam ter equipamento e maquinario para mexer na Bomba Injetora da Cherokee / Dakota já que o sistema é todo Bosh.

    Sendo assim No meu ponto de vista a Cherokee está mais para SW4 do que para JPX

    Grande abraço e boa sorte na troca

    Cordialmente
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #12
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    ola novamente eu ,, gostaria saber tambem as marcar das pecas para o motor da dodge dakota diesel ,,, aqui em sampa so axei da marca takao sera que e bom Takao

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