4 Anexo(s)
Estribos + Documentação + Shimming + Consumo
Kod, esses estribos são O OLHO DA CARA, quando comprei minha 2500 em fins de 2008 eles custavam a bagatela de R$ 12.500,00 (!!!!!).
Tenho certeza que pelo ebay deve estar bem mais em conta, e lá nos isteites deve estar um preço justo, mas não barato, pois o troço funciona eletromagnético, tem uma engenhoca nele que não é barata.
Se quiser, acho que ainda tenho um par de estribos da Keko que retirei quando vendi a minha.
Eu tinha uma RAM 2500 Quad Cab 4x4 que tirei zero em fins de 2008, mas devido ao fato do documento ser "caminhão", vendi 3 meses e 9.800km depois por levar 18 pontos na carteira (já comentei isso em outro tópico o qual não me lembro o título), levando multa de:
1) circulação em zona de restrição á circulação de caminhões (moro a 800m do meu trabalho; no meu trabalho é área liberada para caminhões; na minha casa é área restrita);
2) pista da esquerda da marginal (caminhões não podem trafegar pela pista da esquerda das marginais tietê e pinheiros...na época somente as marginais e as rodovias tinham radares LAP=Leitura Automática de Placa, que lê a placa, por ela chega no RENAVAM e pelo RENAVAM chega na CATEGORIA do veículo e assim aplica a multa conforme a regulamentação);
3) pista da esquerda da Rodovia dos Bandeirantes (mesmo motivo acima);
4) excesso de velocidade (110km/h!!!!) no mesmo dia e hora do motivo anterior (caminhões tem llimite de 90km/h em Rodovias Estaduais e 80km/h em Rodovias Federais);
5) EVASÃO DE BALANÇA (pasmem!!!! Sendo "caminhão" no documento, não importa se vazio ou carregado, tem que passar pela balança. E as balanças todas estão com câmeras LAP nas circunvizinhanças de SP-Capital).
E isso porque eu trabalho com transportes aqui em Sampa, estou careca de saber da legislação, mas "dormi no ponto" e apenas ponderei o fato de eu ter CNH letra adequada e esqueci das dores de cabeça restantes.
A legislação foi criada em fins da década de 1950, quando ninguém áquela época considerava possível ou plausível que uma caminhonete/utilitário/camioneta pudesse pesar mesmo com carga completa mais do que 3.500kg.
É urgente a mudança, mas as autoridades não tem a mesma velocidade do mercado. Inclusive Domingo retrasado saiu uma reportagem no Estadão sobre o assunto, e isso deve ganhar algum vulto por conta da imprensa ter feito reportagem á respeito.
Logo depois que vendi a 2500 2008, comprei de um amigo aqui do Fórum uma RAM 1996 2500 4x4 Cummins Turbo Diesel Regular Cab=Cabine Simples modelo Long Bed (caçamba longa), que usa o mesmíssimo motor das novas, só que com cabeçote 12 válvulas e bomba injetora mecânica, com cerca de 80cv a menos do que as novas. E uma diferença crucial em relação ás novas: CAMIONETA no documento.
Comprei há cerca de 20 dias outra RAM: uma modelo 1500 2002 Quad Cab=Cabine Dupla 4 portas (modelo da cabine é o mesmo entre 2002 e 2010), mas como ela é 4x2 gasosa e é modelo "SPORT" (usa rodas aro 20" 5 furos de fábrica) e ainda por cima é blindada nível 5, ou seja, ela é baixinha de tudo e não justifica usar estribos. Comprei também pelo mesmo motivo: CAMIONETA no documento. Tenho um casal de gêmeos de 5 anos e não estava nada agradável andar com eles na RAM 96 cabine simples, e quem tem a RAM nova sabe como a cabine nova é confortável, aliás, bem mais confortável do que a cabine da RAM antiga, sem contar o acabamento de alto nível, a quantidade de equipamentos e acessórios de conforto e o silêncio interno absoluto.
A conclusão que eu chego é que toda RAM proveniente de importação independente foi registrada como o mais conveniente para seu proprietário, na base do "jeitinho", enquanto as RAM provenientes de importação oficial, foi tudo feito como manda a lei. E aconteceu o que normalmente acontece quando se anda totalmente dentro da lei em tudo: os proprietários foram os maiores prejudicados.
Apesar dessa minha "nova" RAM (a 1500 Sport 4x2 2002 QC 4.7 V8 gasosa CAMIONETA no docto) ser realmente um show de carro, ainda lembro com saudade da minha 2500 4x4 Diesel "altona" e absurdamente torcuda.
É uma pena que não dê pra conciliar tudo...dá vontade de comprar uma 2500 baixada de leilão com a lata toda zuada (há tantas por aí nessa condição...) e montar a lata e número de chassi da 1500 em cima!
Ia virar um "cabritão" dos sonhos: tudo do bom e do melhor da diesel "oficial", 2500, 4x4, nas alturas, chassi parrudo de tudo, com a conveniência do documento CAMIONETA.
Quanto ao problema do shimmy, isso foi um erro de projeto, reconhecido pela própria Dodge. A minha 2008 também padecia do mesmo problema: entre 80 e 90km/h e a 160km/h parecia que as rodas iam se soltar do eixo dianteiro. Controlar a 80km/h era quase impossível; a 160km/h era como se eu mesmo estivesse assinando meu atestado de óbito.
A minha 2500 4x4 2008 tinha pneus 315/70R17 Yokohama Geolandar A/T, algo como 35" de altura, e eu andava com 55lb nos 4. Abaixo disso ficava gastona (3,5km/l), e com 55lb fazia exatos 4km/l na cidade e 5,5km/l na estrada.
Incrível como a RAM velha (a 1996) é mais econômica, mesmo não sendo eletrônica e tendo 12 válvulas a menos e mesma turbina...ela faz 5,5km/l na cidade e já fez 8km/l na estrada!
Não sei como vocês tiveram esses números bacanas de consumo reportados...eu nunca tive frescura com a minha 2008 nem com a 1996: sempre abasteci com diesel comum, e no meu próprio posto, onde controlo a qualidade do combustível e sei que problema de diesel não é...
Bom, desculpem o longo texto, mas são meus 0,02 no assunto.
Seguem fotos dos meus brinquedos.
( )´s.
Ramiro - Sampa - SP