skondido,
Grato pela informação.
Precisamos manter este tópico em evidência.
Versão Imprimível
skondido,
Grato pela informação.
Precisamos manter este tópico em evidência.
o emissor e a policia rodoviaria federal
temos um deputado federal aqui da regiao brigando pelo cancelamento destas multas.
http://www.emanuelfernandes.com.br/n...ex.php?ID=MjQ1
porem pelo que eu entendi estas multas estao certas, o contran agora diferencia camionetas de caminhonetes e utilitarios, mas achei terrivel essa diferenciacao, eles consideram como caminhonetes os veiculos de 2 passageiros com espaço para carga atrás, camionetas os de 2 ou mais passageiros com espaço para carga no interior do veículo, tal como blazer, mas nao falam nada sobre veiculos cabines duplas por exemplo, e ainda criaram uma categoria de utilitarios, que me parece preconceituosa, pois consideram como utilitarios somente os carros top de linha e de porte avantajado(mas o que é um veículo de porte avantajado? quem decide em qual categoria o seu carro se encaixa?).
http://rumoaprf.blogspot.com/2009/04...tilitario.html
acho que é nossa funçao cobrarmos uma mudança na legislacao das autoridades, divulgar o maximo possível isto, eu mandei e mail ao ministerio publico, contran e a meios de comunicacao. sem divulgacao isto só vai piorar para nos porque o governo vai continuar ganhando cada vez mais com estas multas de usurarios desinformados como nos.
infelizmente pelo jeito só nos resta respeitar a lei e andar a 80km/h, nao se incomedem se uma kombi ou um fusca te derem farol pedindo ultrapassagem.
ps: nao tenho nenhuma ligacao com este politico, eu cheguei aqui porque fui multado, recorri e nao consegui ganhar, mas vou levar ate a ultima instancia se possível.
A Via Dutra é a única estrada com essa restrição (por enquanto)
Eu já postei aqui que o que eles querem é cobrar o pedágio de nossas caminhonetas por eixo.
Essa de ser empurrado por fusquinha vai ser o máximo.
pois é me parece que já não é mais por enquanto, ontem conheci um cara que foi multado perto de BH, em um outro fórum que participo, com um radar móvel e o policial ainda parou ele pra explicar pq tava multando ele!
O que diz a placa não importa!! pois na lingua portuguesa camionete, camioneta, caminhonete, caminhoneta etc é tudo a mesma coisa; com a grafia certa ou não, não muda o entendimento do veiculo. Esta diferenciação apenas existe no codigo de transito, inventaram significados diferentes para a mesma "palavra", apenas grafado de forma diferente; ou seja inventaram um termo tecnico.
Se não for automovel ou camioneta o limite é 80. Pode ser utilitario, caminhonete, carrinho de pipoca e o skambau vai ter que andar a 80 no maximo.
abs
Allan,
Pelo visto você lê ou recebe diariamente todas as modificações do código de trânsito brasileiro.
É um cara bem atualizado.
Eu quero ser igual a você.
Allan,
Meu comentário foi sobre a afirmação que você fez e eu grifei.
Poucas pessoas sabem disso.
Você é um privilegiado. :)
Nas placas das rodovias de minha região a observação é: Automóveis, motos e utilitários: 110 ou 120 km/h. Ônibus e caminhões: 80 ou 90 km/h.
Não há a observação que existe na Via Dutra sobre caminhonetas.
Estou atrás dos deputados federais da região.
Pois é meu amigo, por isso mesmo existe problema.
Para o CTB, nossas caminhotes não são UTLITÁRIOS. Sendo assim, não tendo velocidade especificada por sinalização, vale o que diz no Art. 61:
" A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.
§ 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:
I - nas vias urbanas:
a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:
b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;
c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;
d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;
II - nas vias rurais:
a) nas rodovias:
1) cento e dez quilômetros por hora para automóveis e camionetas;
2) noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus;
3) oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos;
b) nas estradas, sessenta quilômetros por hora. "
Infelizmente, caminhonete não aparece nas especificações do CTB, o que é levado a crer que está compreendido ao DEMAIS VEÍCULOS. E nenhuma placa sinalizadora faz referência direta às nossas caminhonetes.
Abraços