
Postado originalmente por
Luannps
Pessoal,
Recentemente adquiri uma AS 2010, estou apaixonado pelo carro, conforto inigualável, consumo muito bom, visto que sai de um i30 2.0 entao minha referencia de consumo nao era das melhores...rsrsrs... Vai fazer 1 mes agora em 26/03 que peguei ela. Rodei algo em torno de 1000 km nesse periodo.
Comprei ela de um senhor, por sinal muito zeloso, com apenas 71000 Km rodados, toda revisada pela concessionaria, antes de me entregar ele fez questao de me explicar cada item do carro, cada revisao que fez, o que fez e que deixou de fazer.
Bom, fiz as melhorias no carro, polimento geral, pintura de algumas partes devido a arranhoes, troca de forro da porta por couro de melhor qualidade, central multimidia, dentre outros detalhes.
Nao vou me prolongar muito, irei resumir a situação atual e voltarei com mais detalhes depois.
Fiz inicialmente uma revisao no carro, por precaução, mesmo o antigo dono me informando a data da ultima revisao e de a KM nao ter chegado aos 5000 da ultima troca.
Apos toda revisao, foi notado um vazamento de oleo, na verdade o oleo estava apenas minando na parte entre a caixa de marcha e o motor, foi constatado que seria o RETENTOR do volante do motor, ou seja só trocando ele para acabar o vazamento, entretanto o mecanico aqui que tem experiencia nesse carro, disse que nao afetaria em nada, que se nao quisesse nao precisava trocar essa peça, visto que daria um certo trabalho pois tem que descer a caixa de marcha, pra trocar a peça. Sou muito chato como carro e cuidadoso, entao apesar do custo preferi fazer logo o serviço, porem nao tinha o retentor aqui na MG VEICULOS, CSS
Ssangyong aqui de Salvador, fiz o pedido e em tese chega em 15 dias, foi feito na segunda passada dia 14/03.
Rodei com o carro normalmente esses dias, sem nenhum problema, nenhuma anomalia, tudo correndo bem, nenhum barulho.
Até que na sexta-feira, estava dirigindo, e ouvi um barulho estranho, como era noite e estava com sono e o percurso de onde estava ate em casa era curto, acreditei que fosse algum barulho normal de carro diesel (é meu primeiro carro diesel, conheço o barulho normal do diesel mas por se tratar de um carro desconhecido de certa forma, imaginei que fosse normal), porem continuei achando estranho o barulho, era algo como se fosse barulho de carro com pouco oleo batendo valvula. No sabado de manha, sai para resolver uma questao do retrovisor que comprei pra trocar, e continuei ouvindo o barulho, rodei pouco e em baixa velocidade pra evitar qualquer coisa, porem o barulho se manteve com mesma intensidade, nem piorava nem desaparecia. Optei por levar nesse mecanico especializado, ele disse que nao sabia identificar apenas ouvindo, e teria que olhar o carro com calma, porem estava cheio no sabado e nao teria tempo. Me aconselhou que levasse o carro pra casa e deixasse parado até hoje segunda-feira, pra que ele pudesse olhar. Eis que indo pra casa (por sinal bem perto da oficina, cerca de 4km) o barulho aumentou muito, parecia hélice de ventilador quando pega em algum lugar. Parei o carro rapido olhei, imaginei que fosse o eletroventilador, desliguei, esperei, liguei novamente e continuou, como estava bem perto de casa resolvi seguir ate la, apenas tinha q subir uma ladeira nao muito ingrime. Quanto mais acelerava o carro mais o barulho aumentava, apos subir a ladeira e chegar na rua ao lado de minha casa com o barulho muito alto, parei o carro e desliguei rapidamente. Aguardei, olhei pra tudo, nao vi nada de anormal, tentei ligar o carro novamente e eis que ele nao pegava mais, fazia barulho do alternador tentando girar o motor mas nao conseguia. Ficou sem pegar mais.
Fui a um mecanico que é de minha total confiança, e que tambem meche com carros a Diesel, comentei o ocorrido e resolvemos que iria levar o carro pra la, chamei um guincho, o qual deixou o carro na oficina. No sabado mesmo foi descoberto ao girar o motor, que o barulho vinha de algo solto dentro da caixa de marcha. Fiquei muito preocupado devido ao fato de ter pouco tempo com o carro, e saber que se fosse caixa de marcha seria muito caro pra resolver.
Hoje pela manha foi feita a retirada da caixa, eis que vimos que a peça solta era a cremalheira do volante do motor.
Sao duas peças que eram cravejadas uma na outra (enviarei a foto abaixo), e simplesmente 3 dos 6 cravejados soltaram e os outros tres se partiram, destaquei na foto.
Solução dada pelo mecanico: Levar a peça a um torneiro, retirar os 3 que ficaram mas se partiram, abrir um pouco o furo dos 6, colocar um parafuso de rosca fina e uma porca no tamanho que fique bom, soldar o parafauso e a porca ja apertados no local com solda específica.
Segundo ele, ja fez isso outras vezes e ficou muito bom, e com certeza nao teria mais nada com isso.
Até ai tudo bem, mas eis que me pergunto, por qual motivo isso veio a acontecer com essa cremalheira? o que será que levou ela a chegar ao ponto de partir esses parafusos cravejados e soltar?
Ja aconteceu algo parecido com isso com alguem?
