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Parecer do técnico sobre bicos retrabalhados

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  • 01/09/2012, 17:29
    DieselPower
    Citação:

    Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    3- A pressão que se pode trabalhar usando a solenoide + pressostato, é sempre a pressão determinada como PRESSÃO DE PICO, ou pressão máxima. O diferencial do uso da solenoide e pressostato, está no fato de que a WG NÃO VAI ABRI "PROGRESSIVAMENTE", só abrirá, DE UMA VEZ, quando a pressão de pico(pressão de trabalho), for alcançada. Isto, FAZ COM QUE A PRESSÃO DE TRABALHO SEJA ALCANÇADA EM REGIMES MAIS BAIXOS DE RPM.

    Valeu Sérgio, novamente obrigado pelas informações!
    Normalmente, os Sprint 4.07 TCA trabalham entre 1,2 e 1,3 kgf/cm3, certo?
    Mas será que esta turbina original (GT20, K14 e etc) não poderia trabalhar com um pouco mais de pressão sem gerar desgaste prematuro do compressor? Ao menos contra-pressão não teríamos, pois a WG estaria abrindo totalmente ao atingir a pressão determinada. O que acha?
    Meu Sprint está marcando 1,4 kgf/cm3 desde que o parafuso de débito da BI foi aberto em 1/4 de volta e a WG não foi alterada.
    Abraço!
  • 01/09/2012, 17:50
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

    Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Sergio.
    Tentei ampliar mais a imagem está distorcendo...
    Teria como postar só o gráfico?
    Abraço!

    Diesel:
    Não tenho como postar este gráfico somente. Estou anexando o catálo MP, ai, você vai na MP 494, visualiza o gráfico, e traça(no PAINT), os pontos de fluxo em torque máximo, 0,12Kg/s, na linha HORIZONTAL(EIXO "X"), e você sobe uma linha HORIZONTAL, até encontrar o PONTO DE RAZÂO DE PRESSÃO DE 2,84 NA COLUNA VERTICAL(EIXO "Y")(2,8, NO GRÁFICO, ENCOSTADO NA LINHA SURGE), depois vai na linha horizontal de novo(EIXO "X"), no ponto 0,21 kg/s, e traça uma linha vertical até o ponto 2,84 de RAZÂO DE PRESSÃO. Ai, verá, que segundo o GRÁFICO, esta turbina atende a necessidade de FLUXO E RAZÃO DE PRESSÃO QUE PRECISAMOS, SEM "SAIR" DOS LIMITES DE SURGE/BACK PRESSURE E CHOCK LINE.
  • 02/09/2012, 14:53
    SERGIO AUGUSTO
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Sergio.
    Tentei ampliar mais a imagem está distorcendo...
    Teria como postar só o gráfico?
    Abraço!

    Diesel:
    Tentei anexar o catálogo MP, mas o arquivo ultrapasaa o limite para anexos, e não é possivel imprimir em PDf uma página ou uma figura da página, pois tem proteção, e pra complicar mais, a MP retirou os links no site, de catálogos para dowload. Então ampliei o gráfico na tela do PC, e tirei uma foto do mesmo, coloquei no PAINT e tracei os pontos (a reta vertical do torque e a da potencia max.). Penso que dará para voce identificar.
    Abraço.
    Sérgio
  • 03/09/2012, 22:08
    TGABIRU
    Sergio Augusto eu sei q nao tem nada a ver com esse forum , mais vc me recomendou colocar em minha f1000 uma relacao maior o meu e um braseixo so q nao exato o modelo, e gostaria em qual loja poso conseguir o 17x43 ou algum desse modelo?? e sobre o motor eu troquei por um TD turbo original e to aguardando pro marcelo mander um intercoller nela, agora so falta instala o motor e ver a relacao. Brigado
  • 13/09/2012, 13:15
    Pablo_51
    Olá Sérgio!

    Sem precisar trocar a turbina, até que percentual eu poderia ir com os bicos? Quais poderia usar?
    Já enviei e-mail p/Naut, mas até agora não me responderam.
    Outra coisa, a turbina do Sprint 6cil melhoraria quanto? Pois tenho uma recondicionada parada em casa.

    Abraço!
  • 15/09/2012, 14:14
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

    Postado originalmente por TGABIRU Ver Post
    Sergio Augusto eu sei q nao tem nada a ver com esse forum , mais vc me recomendou colocar em minha f1000 uma relacao maior o meu e um braseixo so q nao exato o modelo, e gostaria em qual loja poso conseguir o 17x43 ou algum desse modelo?? e sobre o motor eu troquei por um TD turbo original e to aguardando pro marcelo mander um intercoller nela, agora so falta instala o motor e ver a relacao. Brigado

    Fala Gabiru:
    Vej,a quanto a uma loja pra voce conseguir uma relação 17x43 pro seu BRASEIXOS, não sei te indicar, mas entra no site SPICER, e no link de contatos, eles podem te indicar um representante. Ou, em ultima análise, fala com o pessoal da CONIFLEZ(www.coniflex.com.br ), que eles FABRICAM uma relação destas pra voce, ou fabricam um pinhão "maior", para usar na tua coroa.
    Abraço.
    Sérgio.
  • 15/09/2012, 14:21
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

    Postado originalmente por Pablo_51 Ver Post
    Olá Sérgio!

    Sem precisar trocar a turbina, até que percentual eu poderia ir com os bicos? Quais poderia usar?
    Já enviei e-mail p/Naut, mas até agora não me responderam.
    Outra coisa, a turbina do Sprint 6cil melhoraria quanto? Pois tenho uma recondicionada parada em casa.

    Abraço!

    Fala Pablo:
    Veja, o ideal seria fazer um UP GRADE no turbo, pra ficar legal, mas pode usar os FRATELLI +30%, com o turbo original, aumentando ummpouco a pressão, para obviamente, mandar um fluxo de ar maior .
    Abraço
    Sérgio.
    .
  • 15/09/2012, 16:39
    zenzen 4x4
    Citação:

    Postado originalmente por zenzen 4x4 Ver Post
    Olá Sergio Augusto!
    Estou acompanhando o Tópico,parabéns pelo seu conhecimento Técnico, Sergio Augusto!Mas como sou leigo nesta parte técnica, tomo a liberdade de lhe pedir uma receitinha básica par melhorar o desempenho da minha ZJ 97 com motor Sprint 2.8 04 cil, da S10 2005, basicamente, trocando os Bicos por Fratelli +30 e o que mais?.Já li muito à respeito,mas ainda não sei o fazer, e fazer bem feito.
    Abraços!

    BAH!!! E eu fiquei sem resposta...
  • 16/09/2012, 10:51
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

    Postado originalmente por zenzen 4x4 Ver Post
    BAH!!! E eu fiquei sem resposta...

    Fala zenen 4x4:
    Cara, me desculpe, mas não foi intencional, lhe deixar sem resposta. Me passei,rs.
    Veja, só com os fratelli, melhora, mas o correto é se fazer um UP GRADE no turbo(trocar por outro com maior fluxo). Vo "fazer" uma planilha com as necessidades de turbo para uns 170Cv, levando em consideração que usará os FRATELLI +30%, e te indico qual modelo usar. Estou fora de casa, agora, e aqui no meu not book, não tenho mais minhas planilhas/catálogos, etc. Amanhã te mando.
    Abraço.
    Sérgio.
  • 16/09/2012, 10:58
    zenzen 4x4
    Beleza, Sergio! Foi só para lembrar!Agradeço a Gentileza.Não vejo a hora de fazer esta Cheroka andar de verdade.
    Abraço.
    Zenzen
  • 22/10/2012, 20:01
    Santiagocamara
    Bicos +30%
    Citação:

    Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    Fala zenen 4x4:
    Vo "fazer" uma planilha com as necessidades de turbo para uns 170Cv, levando em consideração que usará os FRATELLI +30%, e te indico qual modelo usar. Estou fora de casa, agora, e aqui no meu not book, não tenho mais minhas planilhas/catálogos, etc. Amanhã te mando.
    Abraço.
    Sérgio.

    Sergio, primeiramente parabens pelas respostas bastante tecnicas. Estou no aguardo tambem desta planilha... :))) Tenho os bicos +30% num Troller 2.8 2005 e gostaria de colocar uma turbina maior, pergunto qual seria a melhor e qual o modelo? Preciso de trocar o coletor? Escape tambem? Agradeço desde ja a atenção

    Um abraço
    Santiago
  • 23/10/2012, 14:00
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    uma vez baixei o catalogo de peças do sprint e comecei a listar todos os codigos e aplicação dos bicos, parei no meio do caminho pq é muita coisa mas vou checar isso novamente pois tenho interesse nesse upgrade dos bicos pro meu 6 cilindros.

    []'s

    Consegui transcrever a tabela, resumindo pela MWM são 6 modelos de bicos:
    9.0530.20.0.9040
    9.0530.20.0.9041
    9.0530.20.0.9043
    9.0530.20.0.9048
    9.0530.20.0.9050
    9.0530.20.0.9051

    Abaixo a aplicação de cada um:



    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9040
    APLICAÇÃO NA LINHA 10.00 36.00 55.00 98.02


    10.00 FORD TODOS
    10.01 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103BA com A/C
    10.02 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102BA sem A/C
    10.03 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103BD com A/C
    10.04 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102BD sem A/C
    10.05 6.07TCA Pick-Up Ford F250 104BD Austrália c/ a/c,s/DDS
    10.06 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103CB com A/C
    10.07 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 102CB sem A/C
    10.08 6.07TCA Pick-Up Ford F-250 103CD com A/C

    36.00 AGRALE TODOS
    36.01 4.07TCA Volare A6 sem A/C 15°
    36.02 4.07TCA Volare A6 com A/C 15°
    36.03 4.07TCA Volare A6 sem A/C 15°
    36.04 4.07TCA Volare A6 com A/C 15°
    36.05 4.07TCA Furgovan 6000 sem A/C
    36.06 4.07TCA Caminhão 6000D sem A/C
    36.07 4.07TCA Volare A5 / A6 sem A/C 15°
    36.08 4.07TCA Volare A5 / A6 com A/C 15°
    36.09 4.07TCA Volare A5 / A6 sem A/C 3°
    36.10 4.07TCA Volare A5 / A6 com A/C 3°
    36.11 4.07TCA Jipe Marruá

    55.00 MARCOPOLO TODOS
    55.01 4.07TCA Marcopolo Volare com A/C 15°
    55.02 4.07TCA Marcopolo Volare sem A/C 15°
    55.03 4.07TCA Marcopolo Volare com A/C 3°
    55.04 4.07TCA Marcopolo Volare sem A/C 3°

    98.02 MARÍTIMO
    98.02 6.07 TCW Marítimo Parcial



    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9041
    APLICAÇÃO NA LINHA
    38.01 38.02 38.03 38.04 38.05 38.06 38.07 38.08 38.10 38.11 38.12 38.13 38.14 38.15 38.16 38.17

    38.00 GENERAL MOTORS todas
    38.01 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
    38.02 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, com SERVOTRONIC
    38.03 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
    38.04 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, sem SERVOTRONIC
    38.05 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, sem SERVOTRONIC
    38.06 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, com SERVOTRONIC
    38.07 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
    38.08 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ SERVOTRONIC, c/ ABS
    38.10 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
    38.11 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, s/ ABS
    38.12 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, com ABS
    38.13 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, c/ Servotronic, opcional ABS
    38.14 6.07T Silverado Euro I s/ A/C, s/ Servotronic, opcional ABS
    38.15 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, c/ Servotronic, com ABS
    38.16 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, s/ Servotronic, com ABS
    38.17 6.07T Silverado Euro I c/ A/C, s/ Servotronic, opcional ABS


    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9043
    APLICAÇÃO NA LINHA 38.09 38.18

    38.09 6.07T GMC 6.150 sem A/C
    38.18 6.07T GMC 6.150 sem A/C


    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9048
    APLICAÇÃO NA LINHA
    14.00 29.00 36.11 38.19 38.20 38.21 38.22 38.25 38.26 38.27 38.28 38.29 38.30 38.31 38.32 38.37 38.38 38.39 38.40 38.41 38.42 54.00 98.01

    14.00 NISSAN todas
    14.01 4.07TCA Frontier Cabine Simples com A/C
    14.02 4.07TCA Frontier Cabine Simples sem A/C
    14.03 4.07TCA Frontier Cabine Dupla / Xterra c/ A/C
    14.04 4.07TCA Frontier Cabine Dupla / Xterra s/ A/C


    29.00 Sprint Repotenciamento todas
    29.01 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up c/ A/C 15°
    29.02 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up s/ A/C 15°
    29.03 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up c/ A/C 3°
    29.04 4.07TCA Repotenciamento de Pick-Up s/ A/C 3°


    36.11 Agrale
    36.11 4.07TCA Jipe Marruá


    GENERAL MOTORS
    38.19 4.07TCA S10/Blazer 2000 4x2 com A/C, sem vela
    38.20 4.07TCA S10/Blazer 2000½ 4x2 sem A/C, sem vela
    38.21 4.07TCA S10/Blazer 2000 4x4 com A/C, sem vela
    38.22 4.07TCA S10/Blazer 2000½ 4x4 sem A/C, sem vela
    38.23 6.07T GMC 6.140 sem A/C, com vela
    38.24 6.07T GMC 6.140 sem A/C, sem vela
    38.25 4.07TCA S10/Blazer 2004/05 sem A/C, sem vela 3°
    38.26 4.07TCA S10/Blazer 2004/05 sem A/C, com vela 3°
    38.27 4.07TCA S10/Blazer 2001½ sem A/C, com vela, c/
    DDS
    38.28 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, sem vela, c/
    DDS
    38.29 4.07TCA S10/Blazer 2001½ sem A/C, com vela, c/
    DDS
    38.30 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, com vela, c/
    DDS
    38.31 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, sem vela, c/
    DDS
    38.32 4.07TCA S10/Blazer 2001½ com A/C, com vela, c/
    DDS
    38.37 4.07TCA S10/Blazer 2001 sem A/C, sem vela, com
    DDS
    38.38 4.07TCA S10/Blazer 2001 sem A/C, com vela, com
    DDS
    38.39 4.07TCA S10/Blazer 2002 com A/C, sem vela, com
    DDS
    38.40 4.07TCA S10/Blazer 2002 com A/C, com vela, com
    DDS
    38.41 4.07TCA S10/Blazer 2002/03 com A/C, sem vela 3°
    38.42 4.07TCA S10/Blazer 2002/03 com A/C, com vela 3°


    54.00 TROLLER
    54.01 4.07TCA Jipe Troller T4 com A/C 15°
    54.02 4.07TCA Jipe Troller T4 sem A/C 15°
    54.03 4.07TCA Jipe Troller T4 com A/C 3°
    54.04 4.07TCA Jipe Troller T4 sem A/C 3°


    Marítimo
    98.00 Todas



    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9050
    APLICAÇÃO NA LINHA 38.23 38.24 38.43 38.44

    38.23 6.07T GMC 6.140 sem A/C, com vela
    38.24 6.07T GMC 6.140 sem A/C, sem vela
    38.43 6.07T GMC 3500HD sem A/C, sem vela
    38.44 6.07T GMC 3500HD com A/C, sem vela


    CODIGO DO BICO
    9.0530.20.0.9051
    APLICAÇÃO NA LINHA 38.33 38.34 38.35 38.36


    38.33 6.07T Silverado Euro II sem A/C, com vela
    38.34 6.07T Silverado Euro II com A/C, com vela
    38.35 6.07T Silverado Euro II sem A/C, sem vela
    38.36 6.07T Silverado Euro II com A/C, sem vela
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