Powered by vBulletin

Parecer do técnico sobre bicos retrabalhados

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/08/2012, 20:26
    fpandur
    Sérgio, grato mais uma vez. Faço praticamente toda a manutenção em minhas viaturas, mas a parte de injeção dos motores diesel nunca mexi, daí minha pergunta se seria simplesmente trocar um pelo outro, pois nesse caso eu faria em casa mesmo. Entendi a respeito da caneta do injetor, nesse caso acho que compensa levar no bombista, daí ele regula e já faz a montagem.
  • 21/08/2012, 20:01
    fpandur
    Sérgio, vendo seus comentários ao outro colega, vi que fez questão de frisar da pressão no turbo no coletor de admissão. Em minha Xterra, com MWM 2.8 mecânico, instalei o manômetro na entrada da wastegate. Antes de abrir um pouco a bomba, o manômetro acusava cerca de 1.2 Kg, agora com 1/4 bomba aberta, está acusando 1.3 Kg no máximo. Você acha que o local de captação do ar para o manometro está correto/adequado, de forma a produzir uma leitura correta ? Na época que instalei, me lembro que havia um outro ponto possível de instalar, na LDA, mas como na wastegate era bem mais fácil, optei por colocar ali.
  • 21/08/2012, 20:32
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Sérgio, vendo seus comentários ao outro colega, vi que fez questão de frisar da pressão no turbo no coletor de admissão. Em minha Xterra, com MWM 2.8 mecânico, instalei o manômetro na entrada da wastegate. Antes de abrir um pouco a bomba, o manômetro acusava cerca de 1.2 Kg, agora com 1/4 bomba aberta, está acusando 1.3 Kg no máximo. Você acha que o local de captação do ar para o manometro está correto/adequado, de forma a produzir uma leitura correta ? Na época que instalei, me lembro que havia um outro ponto possível de instalar, na LDA, mas como na wastegate era bem mais fácil, optei por colocar ali.

Fala fpandur:
    Veja, a "leitura" correta, o manometro deve fazer sim, porém, a pressão que nos interessa, é a pressão que chega de fato no coletor de admissão, na verdade, O QUE NOS INTERESSA, PARA PRODUZIR UM TORQUE/POTENCIA ESTIMADOS, NUMA ROTAÇÃO PRE DETERMINADA, NÃO É A PRESSÃO, E SIM O FLUXO DE AR NECESSARIO PARA ALIMENTAR(COM OXIGENIO, OBVIAMENTE) A MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, NA PROPORÇÃO ADEQUADA(PARA DIESEL, SEGUNDO OS MAIS ENTENDIDOS, PARA UMA "QUEIMA LIMPA", É DE 22:1, OU SEJA, 22 PARTES DE AR, PARA UMA DE COMBUSTÍVEL). Então visto a questão do fluxo de ar, então agora é que, sabendo o TAMANHO DO MOTOR( em l. ou pol. cubicas), é que teremos (calculando-se obviamente), qual a PRESSÃO ABSOLUTA e consequentemente a MANOMÉTRICA, necessária para "empurrar" o Ar que precisamos, no motor de tamanho conhecido(2.0, 2.5, 3.0, 4.2 etc,etc), na rotação pré determinada. Então, de posse de varios dados, considerando além da pressão necessaria que citei acima, um acréscimo de pressão suficiente para vencer as perdas por deslocamento nos dutos e intercooler, chegaremos à escolha do turbo que tenha uma gráfico do compressor mais adequado, para a faixa de fluxo e pressão que precisamos. Por isso, que alterar injetores, abrir bomba, sem redimensionar o turbo, só serve mesmo pra fazer fumaça, pois combustível sem oxigenio, não queima, e NÃO GERA POTENCIA.
    Mas atendo-se ao que perguntou, o local correto para colocar o sensor de pressão, é o mais próximo possivel da entrada do coletor de admissão. Se voce puder medir a pressão na entrada da WASTEGATE, como fala, e na entrada do coletor, verá que na WASTEGATE será MAIOR, ainda mais se o ar para a WASTEGATE sair direto da carcaça fria(aquela mangueirinha que vai no atuador da WG, saindo do caracol frio).
    Abraço.
    Sérgio.
  • 22/08/2012, 15:42
    fpandur
    Sérgio, estive olhando no motor e a entrada da wastegate realmente sai da carcaça fria da turbina e a entrada da LDA se dá no coletor de admissão. Entendi o que quis dizer, onde estou pegando a leitura atualmente não está sendo considerado as perdas do intercooler, o ideal seria mesmo na LDA.

Na sua opinião, se eu utilizar apenas os Fratelli +30% no MWM 2.8, sem alterar nada em termos de admissão de ar, fica muito ruim ? Ou seria absolutamente necessário a troca da turbina (para prover um maior fluxo de ar) ? Um aumento apenas no intercooler traria algum beneficio, de tal forma que pudesse ser mantido a turbina original ? Vi um video na internet de um MWM com 160 CV no dino, que foi trocado os bicos e aumentado o intercooler, daí minha pergunta. Em tempo: não sei o que aconteceu, mas as suas mensagens e do outro colega da F1000 sumiram do tópico. Você poderia indicar novamente a empresa que fabrica intercooler ? Se quiser mandar por MP, também pode ser.
  • 22/08/2012, 16:02
    Elmer_Jeep
    Citação:

Sérgio, estive olhando no motor e a entrada da wastegate realmente sai da carcaça fria da turbina e a entrada da LDA se dá no coletor de admissão. Entendi o que quis dizer, onde estou pegando a leitura atualmente não está sendo considerado as perdas do intercooler, o ideal seria mesmo na LDA.

É muito facil vc pegar o "sinal" de leitura pro manometro no mesmo ponto que alimenta o LDA, basta instalar uma conexão de duas saídas, uma continua pro LDA e a outra pro manometro do turbo, ja fiz isso em varios sprint.

Citação:

Em tempo: não sei o que aconteceu, mas as suas mensagens e do outro colega da F1000 sumiram do tópico. Você poderia indicar novamente a empresa que fabrica intercooler ? Se quiser mandar por MP, também pode ser.

Para não desvirtuar o tópico as mensagens foram movidas pois tratava-se de outro motor:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post1760181

[]'s
  • 22/08/2012, 16:09
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    É muito facil vc pegar o "sinal" de leitura pro manometro no mesmo ponto que alimenta o LDA, basta instalar uma conexão de duas saídas, uma continua pro LDA e a outra pro manometro do turbo, ja fiz isso em varios sprint.

Aqui a peça que me refiro:

http://www.elkaflex.com.br/adm/image...1337364259.jpg
  • 22/08/2012, 16:13
    fpandur
    Beleza Elmer, vou providenciar essa mudança para usar o manometro na LDA e bem mais próximo do coletor de admissão. Quanto as mensagens, grato por avisar, já anotei a empresa de Intercooler que o Sérgio indicou
  • 24/08/2012, 12:29
    Pablo_51
    Citação:

Postado originalmente por srgrande Ver Post
    E ai Pablito, ja instalou os bicos ou foi so fogo de palha?

Então amigo, eu acabei enviando um e-mail p/própria MWM pedindo a referência dos bicos náuticos.
    Mas eles me mandaram a referência dos bicos da S10/Blazer 2.8.
    Aí conseguí contato com um mecânico da autorizada da MWM.
    Eu expliquei que havia descoberto os bicos do Agrale que tbm tinha um motor sprint 4.07 TCA, porém com 145CV, e que gostaria de instalar os mesmos.
    Perguntei dos bicos náuticos, que teriam maior vazão.
    Bom, a resposta dele foi a seguinte.
    Pablo, não te ilude achando que é apenas o bico injetor.
    Eles modificam pistão, cabeçote. Algumas vezes até o comando.
    "SE TU TROCAR O CONJUNTO DE BICOS POR UM DE MAIOR VAZÃO, SEM REPORJETAR O MOTOR, TU VAI ENRIQUECER D+ A MISTURA E ISSO VAI FAZER COM QUE TEU MOTOR TRABALHE MUITO MAIS QUANTE. VAI REDUZIR EM MUITO A DURABILIDADE"
    Bom, resolví estudar um pouco mais.
    Agora depois de um tempo fora, resolví dar uma olhada e descobrí as novidades postadas.
    Ainda não comprei bico algum. Pausei a compra por receio. Será tudo isso? Ou é exagero dele?

Sérgio, vou dar uma olhada nesses bicos sim!
    Mas 45% não é d+?
    Onde encontro os frateli? Tem algum representante no Brasil?
    Vou ler com calma td que foi postado nestes dias.

Um grande abraço a todos!
  • 24/08/2012, 12:40
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Pablo_51 Ver Post
    Então amigo, eu acabei enviando um e-mail p/própria MWM pedindo a referência dos bicos náuticos.
    Mas eles me mandaram a referência dos bicos da S10/Blazer 2.8.
    Aí conseguí contato com um mecânico da autorizada da MWM.
    Eu expliquei que havia descoberto os bicos do Agrale que tbm tinha um motor sprint 4.07 TCA, porém com 145CV, e que gostaria de instalar os mesmos.
    Perguntei dos bicos náuticos, que teriam maior vazão.
    Bom, a resposta dele foi a seguinte.
    Pablo, não te ilude achando que é apenas o bico injetor.
    Eles modificam pistão, cabeçote. Algumas vezes até o comando.
    "SE TU TROCAR O CONJUNTO DE BICOS POR UM DE MAIOR VAZÃO, SEM REPORJETAR O MOTOR, TU VAI ENRIQUECER D+ A MISTURA E ISSO VAI FAZER COM QUE TEU MOTOR TRABALHE MUITO MAIS QUANTE. VAI REDUZIR EM MUITO A DURABILIDADE"

Reprojetar motor??? Huahuahau sso é papo de fabricante msm, tudo pra eles tem que manter o padrão original.

[]'s
  • 24/08/2012, 12:57
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Reprojetar motor??? Huahuahau sso é papo de fabricante msm, tudo pra eles tem que manter o padrão original.

[]'s

X2! Se assim fosse, não existiriam as categorias de competição(como por exemplo Ralye Dos Sertões), onde temos motores "superalimentados", sem mexer um "arruela" na configurção da "parte de força"(pistões, anéis, bielas, vira brequim, comando de válvulas, etc,etc) do motor, e aguentam a prova inteira. MAs como bem disse o Elmer, para a fábrica, todo cuidado é pouco, principalmente no quesito "sobre alimentação", para não "queimar o filme" da máquina.
    Abraço.
    Sérgio.
  • 24/08/2012, 19:39
    DieselPower
    Citação:

Postado originalmente por Pablo_51 Ver Post

Se não me engano, estes motores utilizam turbina K16 ou GT22, enquanto os Sprint que equipam as picapes Nissan/Chevrolet utilizam k14 ou GT20. Ao menos isso é o que indica o catálogo da Master Power e da Borg Warner.
    Fala aí Sérgião, poderíamos equipar nossas viaturas com as referidas turbinas?
    Quais seriam os ganhos? E as perdas?
    Elevaria muito a rotação de torque máximo?
    Com que pressão poderíamos trabalhar e qual a potência esperada?
    Seria necessário trocar o coletor?
    Abraço!
  • 24/08/2012, 20:58
    Pablo_51
    Citação:

Postado originalmente por SERGIO AUGUSTO Ver Post
    X2! Se assim fosse, não existiriam as categorias de competição(como por exemplo Ralye Dos Sertões), onde temos motores "superalimentados", sem mexer um "arruela" na configurção da "parte de força"(pistões, anéis, bielas, vira brequim, comando de válvulas, etc,etc) do motor, e aguentam a prova inteira. MAs como bem disse o Elmer, para a fábrica, todo cuidado é pouco, principalmente no quesito "sobre alimentação", para não "queimar o filme" da máquina.
    Abraço.
    Sérgio.

Pois é.. .tbm achei um pouco de exagero da parte dele.. .ele ainda me olhou com aquela cara de "tu que sabe.. o motor é teu.. ..se quebrar não chora!" heheheh

Mas disse com todas as letras.. .que não posso apenas trocar os bicos.. que tenho que fazer um estudo completo.
    Que devo tomar cuidado com o ângulo de injeção do leque p/que seja uniforme em toda a câmara.

Confesso aos amigos, fiquei com receio, pois preparação em diesel é novidade p/mim.
    Já preparei motores a gasolina os quais não me deram problema algum.
    Mas, como já disse anteriormente, nos diesel só o original mesmo!
    Sérgio, depois acabei vendo que tinhas deixado o local onde encontrar os bicos Fratelli.
    Já enviei e-mail pedindo informações!
    Um deles já me respondeu! Com mais perguntas.. .mas respondeu ..hehehe

Boa tarde Pablo,

Sabes me dizer a referencia gravada no bico? E segunda questão, o amigo tem bancada de teste de bomba injetora ?
    ( IB Diesel - Representante da NAUT no RS )

E agora????

Vou dar mais uma debulhada neste tópico.
    Abraços!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:21.