Valeu Sérgio, mais uma vez obrigado pelas dicas e desprendimento em nos passar todas esses detalhes, show de bola !
Versão Imprimível
Valeu Sérgio, mais uma vez obrigado pelas dicas e desprendimento em nos passar todas esses detalhes, show de bola !
Fala Diesel:
Com esta caracaça, voce deve(tem que) usar uma WASTEGATE EXTERNA. Funciona sem propblemas, pelo contrário, fica excelente. Pra voce ter uma idéia, o Felippe(fejipeiro), "toyoteiro", membro aqui do forum, está usando na BAND 4.0 uma MP R544(compressor 54mm.x77mm.), carcaça fria .70, com esta carcaça quente,.36, pois ela tem o mesmo eixo, para ser usada COM WG externa, e ainda não colocou a dita(WG), e tá rodando bem, sendo que já alertei a ele(nós que deos as idéias pra ele), que o "projeto" é para ser usado a WG. http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...neus-35-a.html.
Obs: Dá uma ampliada no folder da MP, que,tracei no gráfico, o ponto de trabalho.
Abraço.
Sérgio.
Olá Sergio Augusto!
Estou acompanhando o Tópico,parabéns pelo seu conhecimento Técnico, Sergio Augusto!Mas como sou leigo nesta parte técnica, tomo a liberdade de lhe pedir uma receitinha básica par melhorar o desempenho da minha ZJ 97 com motor Sprint 2.8 04 cil, da S10 2005, basicamente, trocando os Bicos por Fratelli +30 e o que mais?.Já li muito à respeito,mas ainda não sei o fazer, e fazer bem feito.
Abraços!
Sergio, já agradeço toda essa informação. ..descobrí que vou ter que estudar mais do que estava pensando. .hehehe.. muita coisa nova.
Outra coisa que me deixou em dúvida, tu coloca que é importante uma troca da turbina. Agora pergunto, se eu não trocar, prejudico algo? Ou ganho menos potência?
Só a motivo de informação, tenho uma turbina do Sprint 6cil aquí em casa.. .F250 se não me engano. (recondicionada)
Seve p/essa aplicação?
Abraço!
kkkk, diesel, quanto ao segredo que o srgrande tem para dizer eu não faço idéia, mas ele me passou o contato de um bombista para que eu fizesse a cotação da mudança dos bicos em Londrina (170 Km daqui)
Pois é Sérgio,
Mas um deles é LSD e outro HSD.
Vamos lá, o Mercedez é 42,86% maior (capacidade cúbica) que o Sprint, porém se compararmos as faixas de rotação encontramos a potência máxima chegando a 3.600 RPM no MWM e 2.800 no Mercedez. Até que ponto estas diferenças exigiriam um melhor fluxo de gases no escape do motor com rotações mais elevadas? Afinal, ele teria que esvaziar o cilindro rapidamente para a próxima admissão.
Deixe-me ver se compreendi. Segundo as informações anexas, a pressão de trabalho deveria ser de 1,9 kgf/cm3 para atingir os 200 cv, certo?
E os bicos teriam que possuir vazão superior a 30%, os mais indicados seriam os citados anteriormente (Cummins)?
O intercooler original da F250 daria conta do recado (vazão/capacidade de resfriamento)?
Grande abraço!
PS.: Trabalhando com "solenóide + pressostato" na WG da turbina original, até que pressão poderia trabalhar mantendo a durabilidade da mesma?
Fala Diesel:
Veja, vamos por partes;
1- A respeito do "melhor fulxo de gases no escape" temos que o FLUXO, REPRESENTA O DESLOCAMENTO DE UM FLUIDO OU GÁS, EM UMA DETERMINADA QUANTIDADE, NUMA UNIDADE DE TEMPO. Visto esta questão, voltamos ao ponto em que, para uma potencia pretendida, precisamos de um fluxo de ar, em LIBRAS POR MINUTO, e que ESTA CONSTANTE INDEPENDE DO TAMANHO DO MOTOR E DO REGIME DE ROTAÇÃO.
Então, precismos observar, que, NUM MOTOR DE MENOR TAMANHO E MAIOR ROTAÇÃO, a "EXPULSÃO DOS GASES" DE CADA CILINDRO, SE DÁ NUM MENOR ESPAÇO DE TEMPO, PARA A MESMA POTENCIA, COMPARADO A UM MOTOR MAIOR. Em função disso, É FATO QUE , é interessante, que quanto menor o motor, mais necessário se faz um COLETOR DE ESCAPE DIMENSIONADO( OU NO MÍNIMO PULSATIVO), ou seja, DUTOS DOS CILINDROS ATÉ A FLANGE DA TURBINA DO MESMO TAMANHO, E INDEPENDENTES, PARA ZERAR A CONTRAPRESSÃO.
2- A pressão de trabalho "ESTIMADA" de 1,9 kg, refere-se à PRESSÃO DO TURBO(NO CARACOL FRIO), tendo-se em mente, uma perda de carga somada, dos dutos, intercoolers, curvas, etc, em torno de 4PSI(ou aproximadamente 0,28Kg) "sobrando" 1,62Kg de pressão NO COLETOR(ENTRADA DO MOTOR), que é a pressão necessária para "empurrar" 27,87 LIb/min. de AR, a 45 GRAUS CELSIUS(depois do intercooler), necessários à NOSSA "PRETENSA" POTENCIA DE 200 Cv, no MOTOR 2.8 l DIESEL, girando a 3600rpm.
3- A pressão que se pode trabalhar usando a solenoide + pressostato, é sempre a pressão determinada como PRESSÃO DE PICO, ou pressão máxima. O diferencial do uso da solenoide e pressostato, está no fato de que a WG NÃO VAI ABRI "PROGRESSIVAMENTE", só abrirá, DE UMA VEZ, quando a pressão de pico(pressão de trabalho), for alcançada. Isto, FAZ COM QUE A PRESSÃO DE TRABALHO SEJA ALCANÇADA EM REGIMES MAIS BAIXOS DE RPM.
4- No que diz respeitro aos INJETORES, podemos ter uma série de "mais indicados". Veja que, precisamos injetar DIESEL, PROPORCIONALMENTE "A MAIS", IGUALMENTE A "POTENCIA" A MAIS DESEJADA. Eu tenho uma planilha que montei, onde me diz a VAZÃO QUE PRECISO POR INJETOR, PARA ALCANÇAR UMA POTENCIA A UMA DETERMINADA ROTAÇÃO, NUM MOTOR DE TAMANHO E NUMERO DE CILINDROS CONHECIDOS. De posse destes dados, "migro" injetores de um motor para outro, sem problemas, nem dificuldades. Só não passo as equações contidas na planilha, eheh...
Abraço.
Sérgio.