Meu preparador tem bancada de teste p bomba e bicos. Ja preparou muito MWM SPRINT, ate p o Rally dos Sertoes com quase 350 cv.
Versão Imprimível
Meu preparador tem bancada de teste p bomba e bicos. Ja preparou muito MWM SPRINT, ate p o Rally dos Sertoes com quase 350 cv.
Fala Diesel:
Não respondi antes, porque estava viajando estes dias(em campo), só hoje acessei aqui.
Veja, as K16 ou GT22(na verdade GT2259),tem um fluxo MAIOR,ROTOR "FRIO" 42,8mm x 59mm , contra 41,5mm. x 56mm, das GT 2056(que é a do SPRINT 2.8) , porém como tem a carcaça QUENTE com A/R .56 e EIXO 50,3mm de EXD DIA(diametro INTERNO/SAÌDA), contra A/R.46 e eixo 47mm de EXD DIA, das GT20/k16, o motor fica "sem pegada", o turbo vai demorar mais a "encher", por conta do A/R da caracaçla quente MAIOR, como também e diamtro do rotor do EIXO também maior(mais inercia).O IDEAL, ou melhor, seria voce colocar uma TURBINA COM CARCAÇA FRIA .60, com ROTOR DE COMPRESSOR com 60/65mm de EXD DIA e 42 a 45 mm.de IND DIA, COM EIXO DE 47mm.(IGUAL A SUA ORIGINAL), COM A/R .36 OU .40(O A/R .40 SERIA BEM LEGAL).
Abraço.
Sérgio.
E quanto a referência dos bicos fratelli +30%.. .alguém tem?
Sergio, 45% a mais.. .não é muito diesel?
Abraços!
Valeu Sérgio, obrigado pelas informações.
Será que a GT22/K16 iria gerar um LAG tão grande assim? Segundo as tabelas de aplicações, elas equipam originalmente o Sprint 4.07 no Volare, que alguém citou aí atrás que tem 145 cv (isso eu não sabia).
Através destas medidas, é possível saber aproximadamente a que RPM se daria a potência e torque máximos? E que pressão poderíamos trabalhar?
PS.: Sabe quais as medidas da turbina original do 6.07? Algumas tabelas de aplicações citam as mesmas GT20/K14 do 4.07... Sei não...
Serjão, me corrija se estiver errado.
Não será muito diesel, desde que você ofereça um acréscimo de comburente (ar) na mesma proporção, o que no Sprint significaria trabalhar com aproximadamente 1,8 kgf/cm3.
Vale lembrar que um resfriador (intercooler) mais eficiente provavelmente se fará necessário.
Fala Pablo:
Quanto à referencia dos FRATELLI, É A MESMA DOS ORIGINAIS BOSCH. Quando a FRATELLI confeccionou os primeiros injetores com +30% de vazão, para os mtores MWM SPRINT/MAXION 2.5/2.8, os FEZ em cima do DSLA145P882, que originalmente vinha nos MAXION 2.5, pois à época eles tinha muitos injetores P882, e como estes SERVEM EM AMBOS OS MOTORES(falando a grosso modo), então foi alterado a vazão dos P882 em +20% e + 30%(dois lotes), e me foram mandados através da NAUT PARTS DIESEl, que é A ÚNICA REPRESENTANTE OFICIAL DA FRATELLI, no Brasil. Estes injetores, uma quantidade foi passada ao CAVESO, um jogo ao PEQUENO JR., e um outro jogo ao DANILO CROSTA, todos companheiros aqui do forum, pois quando eu estava "arrumando" minha DAKOTA(não tenho mais ela), entrei em contato com a FRATELLI, e perguntei se eles fariam para mim, um jogo de injetores com vazão aumentada para o motor VM(da dakota), então eles fizeram dois jogos pra mim, um com +20% e outro com +30%, ai, comentei aqui no forum, e alguns companheiros ficaram interessados para terinjetores com vazão aumantada, como eu fiz, QUER DZER, PEDI PRA FAZER, e fui atendido pela FRATELLI. Hoje, os injetores que a FRATELLI está diponibilizando com vazão aumentada para os MWM SPRINT, é o DSLA145P975, original dos 2.8(S-10, FRONTIER, etc.). VOCE SÓ ENCONTRA NA NAUT, liga lá e fala com o HARUO ou JOÃO.
Quanto À quantidade a mais de diesel, veja, a potencia INCREMENTADA É DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO DIESEL INJETADO(mistura ar/combustivel, pra ser extato), então se diz que quer 200 cv num SPRINT 2.8, tá dizendo que quer 51% a mais que a potencia "original"(132 cv), e a unica maneira de fazer isso, é "mandando" combustível e comburente na proporção do aumento de potencia. E só consguimos isso, alterando o tempo de injeção(ABRIR a B.I.) ou colocando injetores de maior vazão. Como, quando voce "abre" a B.I. parte do diesel, não vai ser queimado, em função do prolongamento do tempo de injeção, dá-se a fumaça. e no caso do inejtor, até tem-se também, mas se o trabalho do turbo for bem feito, minimiza-se, ou até não se tem a fumaceira. Com o uso dos FRATELLI, voce terá o INJETOR ORIGINAL do motor(ou categoria de motores, como MWM 2.8, MAXION 2.5/2.8) FABRICADO COM DIÂMETRO E/OU QUANTIDADE DE FUROS, EM CONDIÇÃO EXATA DE "FORNECER" DENTRO DO REGIME NORMAL DA INJEÇÃO, A QUANTIDADE QUE SE FALA, MATEMATICAMENTE, FISICAMENTE, HIDRAULICAMENTE, CALCULADOS E FABRICADOS. Diferentemente de se pegar um injetor que alimenta um motor grande(em termos de potencia), e colocá-lo em outro originalmente "menor" (em potencia principalmente, claro que no tamanho nem se precisa falar). Isso é "teoricamente" fácil de se fazer, calculando a diferença, levando-se em considerçaõ rotação/regime de trabalho dos motores em questão(doador e recptor), capacidade volumétrica, entre outros fatores, que juntos, nos levarão ao valor(vazão) TEÓRICO, de um injetor, por INEJEÇÃO, e então estabelece-se a diferença entra a vazão original e a pretendida, e com isso chega-se a idéia de qual injetor "poderia" ser usado em um motor, para se elevar a potencia dele "de X para Y".
Abraço.
Sérgio.
Fala Diesel:
Não tenho certeza das medidas dos rotores de eixo, usados nessas "GT22" do volare(fala-se em catálogo que eles tem 140cv), mas me parece que eles tem atuador a vácuo, controlado por solenoide, o que minimiza o LAG. TAmbém estes catálogos, de vez em quando dão uma misturada nas informações, pois a K-¨16 (e similares), é usada nos CUMMINS ISBe 3.9 , nos MB 904(ambos na faixa dos 150 a 180 Cv, e na casa dos 4L.)
Veja, primeiro se "define" o regime de rotação, ou pelo menos se verifica, de acordo com aconfiguração do motor, qual a rpm máx, e a a rpm(ou faixa de rpm) do torque, e com base no fluxo e pressão necessários à potencia/torque pretendidos, pôe-se nas mãos, uma quantidade de gráficos de turbos, e"estuda-se qual se aplícará melhor, áquela necessidae, ficando o mais longe possivel da "SURGE LINE" e "CHOCK LINE". Em linhas gerais, é dificil se achar um turbo que seja bom para proporcionar torque bem em baixa, e potencia final(por isso a solução dos BI-TURBOS), mas se encontra algumas coisa razoaável( hibridando turbos).
Abraço.
Sérgio.
Pois é Sérgio,
Meu plano para o futuro (tomara que próximo) é 190-200 cvs, pois se a MWM cita esta potência como original do 4.07, eu quero!
Não vejo problemas em elevar UM POUCO a rotação onde atingirá o torque máximo, afinal, quando se precisa muita força em baixa usamos a reduzida!
Para este caso, qual a configuração ideal dos compressores/rotores e etc? Seria aquele citado nos post anterior?
Abraço!
Diesel:
TEORICAMENTE, para uns 200Cv no SPRINT 2.8 @3600rpm, com um BOM INTERCOOLER, seriam necessários 1,62Kg(razão de pressão no 2,91)coletor, para mandar umas 27,87 lib/min, de fluxo. Um turbina que te dá essa condição por exemplo, é a MASTER POWER R494, com CARCAÇA FRIA .50 OU .60, o rotor do compressor tem 49mm.x70mm. ,e o rotor do eixo tem 49,5mm.x64mm., e pode-se usar uma CARCAÇA QUENTE .36(fica ANIMAL!). Pode ver que esta trubina tem o rortor do compressor MAIOR que a GT 22(2259), e o rotor da turbina(eixo), menor.
Abraço.
Sérgio.
Para uso dos Fratelli +30% já foi dito que os parâmetros de quantidade de comb. injetado por ela fica original, bem como as pressão dos bicos. Precisa alterar o ponto da BI ou alguma outra coisa ?