Pessoal, garimpando aqui no fórum, encontrei esse guia off-rod. Achei interessante pra quem tá iniciando e também pra que gosta de ler sobre o assunto, ele é bem objetivo, embora seja para Jeep, os ensinamentos são de aplicação geral.
Basta acessar o tópico abaixo e ir na página 2, no post 18 e clicar no link.
Este guia é uma excelente referência para dirigir em situações de off road, desde os trechos mais leves, até os mais difíceis. Inclusive, carrego uma versão impressa do mesmo na viatura, juntamente com o livro do João Roberto Gaiotto, que é uma leitura excelente para quem deseja conhecer a fundo as técnicas de dirigibilidade e resgate.
Este guia é uma excelente referência para dirigir em situações de off road, desde os trechos mais leves, até os mais difíceis. Inclusive, carrego uma versão impressa do mesmo na viatura, juntamente com o livro do João Roberto Gaiotto, que é uma leitura excelente para quem deseja conhecer a fundo as técnicas de dirigibilidade e resgate.
Então Alexandre, tenho procurado esse livro mas ta esgotado nas livrarias em que tenho cotado. Onde você comprou?
Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
Montana Conquest 1.8 2007
"Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater
Reserva paga na pousada. Te mandei um email. Só uma ajeitadinha no carro e está tudo pronto.
A propósito, as coisas para o churrasco da noite, serão compradas lá na Ilha Comprida/Iguape, ou deveremos levar tudo de casa mesmo ? Dependendo da hora que chegarmos no litoral, podemos comprar lá, assim evitamos volume e peso extra durante a descida. Ou não faz diferença/é inútil ?
Quanto ao nosso churrasco coletivo, deixarei passar esta semana e na semana seguinte já terei a confirmação de quantos irão se hospedar na pousada, ai definirei esta questão de como iremos nos organizar. Estamos quase lotados, pois hoje chegaram mais 2 participantes, passando a 14 veículos inscritos.
Tópico foi aberto com bastante antecedência justamente para termos tempo de ajustar tudo com calma, inclusive para quem está precisando de ajustes, como você, ter tempo de dar os retoques necessários na viatura.
Então Alexandre, tenho procurado esse livro mas ta esgotado nas livrarias em que tenho cotado. Onde você comprou?
Encontrei em um sebo, pois foram poucos exemplares e segundo o João, não há planos de lançar uma próxima edição para esse ano. Aproveitando a deixa, próximo final de semana haverá o curso teórico e prático que ele ministra, com turma aqui em São Paulo - SP.
O curso é composto por: 5 horas/aula teórica no sábado e 8 horas/aula prática no domingo, em pista off road fechada. O investimento é de R$ 380,00.
Gugu-Mairipa, Denys e Você fizeram um bom levantamento ontem na região de Mairiporã. Pelas fotos a trilha será bem agradável. Pena não poder ter participado com vocês.
Abraços!
Grande Alexandre
O levantamento de ontem foi bem bacana e divertido, realmente uma pena você não poder vir, mas no dia 23 conto com a sua presença hein (dia 23 não tem escapatória) rrsrsrsrsrsrsrs
Abraços
"Bananinhas Off Road" - Não nos pergunte se somos capazes, dê-nos uma missão 4x4 - Bande 98/99 jipe curto"Big Toy"/"Clone"
Grande Alexandre
O levantamento de ontem foi bem bacana e divertido, realmente uma pena você não poder vir, mas no dia 23 conto com a sua presença hein (dia 23 não tem escapatória) rrsrsrsrsrsrsrs
Abraços
Gugu, meu brother, ainda não confirmei meu nome na lista do "Bananinhas Off Road" pois terei que ir até Ilha Comprida ainda este mês para acertar alguns detalhes com o pessoal da pousada, além de verificar as condições das estradas de terra e nível dos rios.
Não fosse a "12ª Festa Junina NCABC" eu iria nos dias 29 e 30, mas provavelmente (não fique chateado) terei de ir nos dias 22 e 23, justamente na data do "2º Passeio Bananinhas Off Road".
Dia 20/07 haverá o "4º Passeio NCABC - Rota do Vinho - São Roque - SP", mesmo esquema "bate-volta" daquele de Joanópolis.
Entrarei em contato contigo para conversarmos e planejarmos juntos os cronogramas de passeios.
Olá Alexandre e toda a galera!! Estamos crescendo hein?!?!?! Muito Legal!!!
Alexandre, só para ilustrar aos novatos (como eu), algumas dicas que nunca devemos esquecer;
Devemos levar água potável na viatura? Sim, sempre. Os imprevistos sempre acontecem e uma trilha de 1 hora pode durar 5.
Devemos levar papel higiênico na viatura? Sim, sempre. Os imprevistos sempre acontecem e uma trilha de 1 hora pode durar 5.
Devemos levar lanchinhos e petiscos? Sim, sempre (principalmente se tiver crianças). Os imprevistos sempre acontecem e uma trilha de 1 hora pode durar 5.
Devemos levar entretenimento para crianças? Se você tem filhos pequenos, sim, pois podem haver atoleiros em que o primeiro carro vai passar e depois pode ficar esperando 2, 3, 4 horas atá o último passar e aí o comboio seguir. As crianças podem se entreter enquanto esperam e não vão ficar emburradas e com a velha pergunta; falta muito pra chegar???
Devemos levar máquina fotográfica e filmadoras? TODAS AS POSSÍVEIS com todos os cartões de memória que tiver, pois com certeza veremos paisagens que pessoas normais (todo Jipeiro não é normal - hehehehe) nunca irão ver.
O que mais devemos levar? Não esquecer seus remédios que esteja por ventura usando, remédios comuns para dor de cabeça e outras bobagens que não me lembro aqui, itens de primeiros socorros para pequenos arranhões (principalmente para crianças).
Devo levar ferramentas, cordas, cabos, cintas e etc? O que você tiver que possa julgar necessário em atoleiros ou trilhas e que caiba no seu porta-malas, LEVE. Seja lá o que for, já soube de necessidades como serrote, machado e segueta (certo Denys?). Nunca é demais!!
Passeio Off Road - 13/07/2013 - Lista Parcial - 14 Veículos 4x4 - 34 Inscritos:
Hospedagem Confirmada Junto a Pousada & Camping:
01 - Alexandre e Elida - GM Tracker - São Paulo - SP
02 - Denys e Angela - Suzuki Grand Vitara - São Paulo - SP
03 - Marco, Rita, Giovanna e Luis - GM Tracker - São Paulo - SP
04 - Fabio, Flavia e Julia - Troller T4 - São Paulo - SP
05 - Luiz e Rosane - Land Rover Defender 90 - Curitiba - PR
06 - Joffre e Cristina - Mahindra Pick-Up - São Paulo - SP
07 - Francisco e Eliane - Mitsubishi Pajero TR4 - Sorocaba - SP
08 - Daniel, Mariana, Vantil e Ana - Mitsubishi Pajero TR4 - Porto Feliz - SP
Total = 08 Veículos 4x4 - 21 Inscritos
Inscrições Confirmadas (Sem Hospedagem Confirmada Junto a Pousada & Camping):
09 - Nilson, Carla e Bruno - Toyota Bandeirante - Mairiporã - SP
10- Erick e Aline - GM Tracker - Paulínia - SP
11 - Roberto e Bete - Ford Ranger - São Paulo - SP
12 - Luis e Gabi - Toyota Hilux SW4 - São Paulo - SP
13 - Paulo e Tatiana - Ford Ranger CE - Cotia - SP
14 - João e Maira - Mitsubishi Pajero TR4 - São Paulo - SP
Dai Alexandre, como sou "PERU DE FORA", gostaria de saber se caso um carona (filho com namorada) possa ir junto, porem ficaria em barraca, mas não esta confirmado teria algum problema? Claro que tem custo na pousada. Não sei se voçê esta organizando em numero de participantes ou de veiculos?