Postado originalmente por
Renato Gallo
Ricardo,
Estou com minha Duster 4x4 há 6 meses.
Fiz uns passeiozinhos a São Tomé das Letras, Parque dos Pireneus e Chapada dos Veadeiros, pra "amaciar".
Em abril/14, com 10.000 km, saí de Brasília pra Jericoacoara e de lá, viajando o mais que pude pelas praias e dunas, desci o litoral de CE e RN. Quatro pessoas, uma geladeira 12v e muita tralha. A notícia é que o ar condicionado dá conta do recado sim, nunca precisamos passar da segunda velocidade.
Só não testei ainda no barro. No "xis" ela dá conta melhor que meu Niva 4x4, e na areia só não consegui subir uma falésia de terra vermelha, chegando em Flexeiras (mas consegui voltar de ré...). Do resto, ela dá conta com sobra, mesmo com carga total.
Judiei muito dela na areia fofa (pressão 15lbs) e, por ficar muito baixa, ela pega o fundo mais do que deveria.
Só passei apuro na barra do São Francisco. A maré quase alta e tive que ir, sozinho, 18km do Pontal do Peba até a barra, pela areia fofa.
Aí deixo um alerta aos colegas: andei quase uma hora no limite, em 2a controlando o limite de giros pra não passar de 5.000, e com o 4x4 Lock. Na ida, beleza. Paramos na barra, onde tinha capim e não enterrava, por uns dez minutos. Na volta, no meio do caminho, a luz do 4x4 Lock começou a piscar. pedi rapidamente ao meu filho pra ele ler no manual, e ele viu que era falha no sistema por superaquecimento, e que o sistema "se desligaria" para proteção.
Passei muito medo, pois se desligasse o sistema eu provavelmente perderia o carro por causa da maré...
Continuei mantendo o giro no alto, em segunda, e o 4x4 lock não desligou. Assim que pegamos areia mais firme, chegando perto do Pontal do Peba, voltei para "Auto" e fiquei observando o carro. Nada de anormal.
De lá, passamos por Aracaju e pelo litoral norte de Salvador, e 9.000 km depois da saída, chegamos de volta a Brasília. Viagem ótima, média global 9,1 km/l.
A decepção foi, depois do regresso, encontrar minha duster no meio de um lago de óleo no chão da garagem.
Como já estava com 19.400 km levei-a rodando (estava funcionando normalmente) para a autorizada, para a revisão.
Diagnóstico: Rompimento do rolamento do veio transversal da caixa de transmissão múltipla.
depois do conserto, fui conversar com o chefe de oficina e ele me disse que o rolamento estava azulado e o seu alojamento rachou. Expliquei a ele o episódio do Pontal do Peba e ele disse-me que não acreditava que tivesse sido a causa. Segundo ele, teria sido um problema fortuito e não usual.
Agora ela está ótima, mas quero programar uma outra "viagenzinha" pro Jalapão. Quero encontrar outro trecho parecido pra repetir o que fiz, enquanto tenho garantia de fábrica, pra "tirar a teima".
Ah! Nota 10 pra suspensão! Por pior que seja o terreno, dá pra dosar o acelerador em primeira, sem pisar na embreagem, e a suspensão trabalha que é uma beleza!
E de resto, o carro está zero km, sem barulhos nem folgas, apesar dos 20.000 km.
Gostaria de conhecer os depoimentos de companheiros que já tenham chegado acima dos 20.000 judiando das danadinhas, pra saber até onde devo ir e o que posso esperar...