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Tópico: Tac Stark

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de ZCC
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    Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    O Stark ja tem duas homocineticas por rodas ( uma fixa e outra deslizante).
    Me expressei mal, a idéia que nunca vi ninguém falar é usar dois semi-eixos com 4 homocinéticas por roda

  • #2
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
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    Fernando e Leo,

    Segue resppsta do caso do video:

    "Não foram as homocinéticas que quebraram e sim uma falha no tratamento térmico dos semi eixos 4340. O revenimento, processo para alívio de tensão após o processo de têmpera (ganho de resistência mecânica), não foi feito conforme deveria ser feito, sendo que as estrias dos semi eixos não suportaram o torque.

    Já está sendo confeccionado novos semi eixos e serão testadas as homocinéticas especificadas pelo Fábio, pois foi feito contato com o pessoal da trail-gear porém não obtivemos algumas informações que eram importantes para a fabricação as pontas de eixo. De qualquer forma o Fabio importou um modelo e assim que chegar será avaliada."

    Abç

    Jorge

  • #3
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Muito bom o feedback, Jorge.

    É disso que a TAC precisa, ser transparente com o público e seus clientes.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #4
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    O Stark do video tem bloqueio 100% da eaton nos dois eixos. Infelizmente o repórter não tinha a informação correta (pois era necessário desmontar para avaliação) quando editou o video. O que quebrou foram os eixos 4340, que, por falha no processo térmico ficou quebradiço/vitrificado. Os eixos não foram submetidos ao processo de revenimento (alívio de tensões) após o processo de têmpera (para ganho de resistência mecânica). Erro do fornecedor.
    Será fabricado novos eixos e o Stark será submetido a diversas trilhas pesadas com pneus agressivos e bloqueios 110%.
    O que posso dizer, como Zeca em algumas trilhas neste Stark, o jipe supera todos a cada trilha. É um conjunto mecânico (caixa/motor) muito confiável e responde muito bem em trilhas pesadas. Este Stark participou da Trilha da Raiz (São João Batista/SC), Trilha Anual de Belchior/SC, Trilha do Putinga, Desafio Radical de Blumenau/SC. Há vários videos no YouTube destas trilhas.
    Por hora é isto, qualquer dúvida estou a disposição para ajudar.
    Abraço
    Marcos

  • #5
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    Só para conhecimento, a empresa que confeccionou os "eixos protótipos" não são os fornecdores da TAC. Foi uma empresa contratada pelo proprietário do Stark (sócio da TAC e interessado pelo sucesso do projeto). Porém infelizmente foi uma infelixidade que pode acontecer com qualquer um.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por IarzaJr Ver Post
    Só para conhecimento, a empresa que confeccionou os "eixos protótipos" não são os fornecdores da TAC. Foi uma empresa contratada pelo proprietário do Stark (sócio da TAC e interessado pelo sucesso do projeto). Porém infelizmente foi uma infelixidade que pode acontecer com qualquer um.
    É muito bom ver que todos os sócios estão comprometidos na resolução desse grande problema, além de proprietários são também jipeiros e, como todos, torcem para que o projeto do Stark se transforme futuramente, e o mais breve possivel, em uma excelente viatura.

    Tenho plena convicção de que os 80 milhoes a mais que os idealizadores do projeto pleiteiam vão se reverter na solução desse problema e em pouquissimo tempo teremos uma nova viatura em linha de produção.

    Em 2013 vou trocar de viatura, quem sabe não será um Stark?
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #7
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
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    Citação Postado originalmente por IarzaJr Ver Post
    Só para conhecimento, a empresa que confeccionou os "eixos protótipos" não são os fornecdores da TAC. Foi uma empresa contratada pelo proprietário do Stark (sócio da TAC e interessado pelo sucesso do projeto). Porém infelizmente foi uma infelixidade que pode acontecer com qualquer um.
    Iarza Jr;

    Era isso que eu estava para deixar claro: que nao foi a TAC que testava essas alternativas e sim o proprietário do carro, o Fábio.

    E mais, ao que soube, com as configurações originais nao tem mais quebras.

    O problema agora esta sendo o acerto para pneus grandes e trilhas pesadas, que é o que o Fábio vem tentando a solução, para quem sabe isso nao ser lançado como kit up grade para trilahs com a garantia do carro mantida.

    Abç aguardando novidades

    Jorge Delmanto

    .

  • #8
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    Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    Iarza Jr;

    Era isso que eu estava para deixar claro: que nao foi a TAC que testava essas alternativas e sim o proprietário do carro, o Fábio.

    E mais, ao que soube, com as configurações originais nao tem mais quebras.

    O problema agora esta sendo o acerto para pneus grandes e trilhas pesadas, que é o que o Fábio vem tentando a solução, para quem sabe isso nao ser lançado como kit up grade para trilahs com a garantia do carro mantida.

    Abç aguardando novidades

    Jorge Delmanto

    .
    Caro Delmanto,

    Tenho acompanhado o seu interesse em buscar informações precisas sobre esse assunto.

    Bom saber que em condições "de fábrica" o desempenho das juntas tem sido satisfatório.

    Pneus maiores e mais agressivos (maior capacidade de transmissão de torque) quase sempre são um problema para a "saúde" dos componentes da transmissão. Isso acontece, em maior ou menor medida, com diversos modelos.

    Nos Trollers, por exemplo, pneus 35" ou maiores, costumam levar a quebras dos parafusos (6 unidades) + pinos guias de montagem (2 unidades) que fixam os semi-eixos traseiros traseiros aos respectivos cubos. Isso quando não ocorre quebra dos elementos do diferencial (planetárias e satélites).

    Com aumento de diâmetro, os esforços sobre componentes da transmissão (em especial semi-eixos e homocinéticas e diferencial) aumentam também. Se estes itens não estiverem dimensionados para tal, as quebras acontecem inevitavelmente.

    Bloqueios (principalmente no eixo dianteiro) também têm sua parcela de "culpa" nas quebras. Com eles o sistema de transmissão está a maior parte do tempo "tensionado", pois o escorregamento do diferencial é anulado. Em piso de baixa aderência a função dos bloqueios é benéfica e com baixo risco. Porém, em pisos de boa aderência (rochas e erosões, ambos secos) a tocada com eixos bloqueados exige muito mais atenção.

    Vc cita que está sendo avaliado "kit upgrade para trilhas". Nesse caso certamente deverá ser considerado reforço mecânico em vários itens como homocinéticas, semi-eixos, diferenciais. Não tem jeito...

    Como vc e demais colegas, estou ansioso aguardando por boas notícias.

    Forte abraço,

    Octávio

  • #9
    Fotos deste final de semana...

    [ ]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Tac Stark-desafio-jeepbom-738.jpg   Tac Stark-desafio-jeepbom-667.jpg   Tac Stark-desafio-jeepbom-476.jpg   Tac Stark-desafio-jeepbom-487.jpg   Tac Stark-desafio-jeepbom-736.jpg  
    4X4 Brasil
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
    Hilux Japa em contrução - Clique aqui






  • #10
    Usuário Avatar de MaGao
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    Videos videos videos videos!!!!!

    Show essas trilhas com muito charco é show!

  • #11
    Usuário Avatar de Frodo
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    Chuck...
    Estas foram do evento de sábado?
    Correu na força livre?
    ZukAP Equipado c/ gotera pra kbeça, charco prus pé e vento pras crina!
    XJ 98 pra levá a muié, as cria, o cusco e ainda... mateando.

  • #12
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    Não tenho informações quanto aos originais de fábrica, o que posso dizer é que todos estão trabalhando para a excelência do projeto.
    Vamos acompanhar este kit do Fabio e trazer novidades para o forum.

    Abraço a todos
    Marcos

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