Powered by vBulletin

Quais são os principais problemas do Niva?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/03/2008, 22:11
    Marcio Rossetto
    o JAVALI é um puta de um jipe , mas tem um serio problema , me disse um mecanico lá em Novo Horizonte - SP , que tinha 4 motores encostados .

O virabrquim é de ferro fundido , normalmente os normais utilizados são forjados , então o vira costuma quebra no meio . Se não fosse isso , seria um motor bacana pacas . :p

Citação:

Postado originalmente por CPrieto Ver Post
    Soldier

O Candango tem o mesmo motor dos antigos sedãs DKV's. Aliás era fabricado pela DKV.
    Motor 3 cilindros com um detalhe curioso: Não em distribuidor. Tem uma bobina para cada cilindro ( se não estiver falando nenhum absurdo ).
    Existem versões 4x4 e 4x2.
    Teve participação importante durante a construção da capital: Brasília.
    Nunva vi em ação, mas dizem que é "valente".

O Javali, era fabricado pela extinta CBT ( Companhia Brasileira de Tratores ). Possui também um motor 3 cilindros a diesel utilizado em tratores. Imagine o torque do "bicho".

abs

Cesar

• 17/03/2008, 22:22
    Márcio Magalhães
    Olá,

O slogam da ATMA era "A ATMA é ótima!"

Quanto ao Niva... bem, deixa pra lá! He he he...

[]´s,
  • 17/03/2008, 22:40
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Falando sério, o que mais irrita mesmo no Niva é o calor interno... desde que peguei o meu testei algumas soluções provisórias e as mais eficientes foram: instalar defletores de calor ao longo do escapamento e isolar, com manta aluminizada, a parede corta-fogo, do lado do cofre. Definitivamente usarei essas soluções qdo mandar meu Niva para o estaleiro, pois, para aúltia solução, é preciso tirar o motor, afastar a caixa de marchas e tirar as peças que são fixadas na parede corta-fogo. Fora isso, problema mesmo é o consumo.

Edson, o seu Niva ainda tem a válvula de ar quente instalada? Em caso positivo, você já checou se ela fecha totalmente? Embora o Niva, de fato, esquente bastante em seu interior, pode ser que ela esteja acentuando o problema!

[ ]s
  • 17/03/2008, 23:25
    Astor Dias de Andrade
    Citação:

Soldier

O Candango tem o mesmo motor dos antigos sedãs DKV's. Aliás era fabricado pela DKV.
    Motor 3 cilindros com um detalhe curioso: Não em distribuidor. Tem uma bobina para cada cilindro ( se não estiver falando nenhum absurdo ).
    Existem versões 4x4 e 4x2.
    Teve participação importante durante a construção da capital: Brasília.
    Nunva vi em ação, mas dizem que é "valente".

O Javali, era fabricado pela extinta CBT ( Companhia Brasileira de Tratores ). Possui também um motor 3 cilindros a diesel utilizado em tratores. Imagine o torque do "bicho".

abs

Cesar

Cesar,

Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.

E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.

A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
    Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.

De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.

abraços
    Astor
  • 17/03/2008, 23:39
    Girti
    Citação:

Postado originalmente por Astor Dias de Andrade Ver Post
    Cesar,

Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.

E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.

A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
    Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.

De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.

abraços
    Astor

Quatro Candangos!!!??? Bacana!!!:concordo:

Eu havia me esquecido deste importante detalhe, a blindagem inferior. A Vemag, montadora do valente jipinho, fazia muita propaganda deste fato! Aliás, ele era extremamente espartano, principalmente no seu interior, faria o Niva parecer um SUV ao lado dele. Isto trazia vantagens em travessias de água e/ ou barro, pois era só jogar uma água dentro do carro e estava tudo resolvido!

Eta bichinho simpático! :concordo:

[ ]s
  • 18/03/2008, 08:26
    Soldier
    Citação:

Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Falando sério, o que mais irrita mesmo no Niva é o calor interno... desde que peguei o meu testei algumas soluções provisórias e as mais eficientes foram: instalar defletores de calor ao longo do escapamento e isolar, com manta aluminizada, a parede corta-fogo, do lado do cofre. Definitivamente usarei essas soluções qdo mandar meu Niva para o estaleiro, pois, para aúltia solução, é preciso tirar o motor, afastar a caixa de marchas e tirar as peças que são fixadas na parede corta-fogo. Fora isso, problema mesmo é o consumo.

Tenho a impressão que esse alardeado problema de calor fica mais acentuado quando se retira o feltro que forra o assoalho... o meu mantem essa manta de feltro original e não tenho problemas algum com a temperatura :pensativo:... apesar de que considero essa questão subjetiva e regional, já que o que pode ser calor para uns, pode não ser algo representativo pra outros e em algumas regiões o clima contribui tb. :concordo:
  • 18/03/2008, 08:27
    Prieto 4x4
    Citação:

Postado originalmente por Astor Dias de Andrade Ver Post
    Cesar,

abraços
    Astor

Valeu pela aula sobre Candangos, Astor.
    Nada como ouvir de quem conhece.
    :palmas::palmas::palmas:

abs

Cesar
  • 18/03/2008, 08:29
    Soldier
    Citação:

Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Amigo , eu tinha um probleminha de reumatismo no pé direito e sabe que o Niva me curou :D

Agora que estou curado, vou falar :parede: ......

Pensei em abrir uma janelinha tipo cata vento , igual ao da toyota bandeirante , la embaixo , perto dos pés .

Pelo menos na toyota resolvia o problema .

O ar entra por baixo e esfria tudo, principalmente na estrada .

Acho que não é difícil de fazer .

Problema é nos dias frios :pensativo:... e na água então :shock::?:... aí seu reumatismo volta com tudo :mrgreen::mrgreen:

[]s:concordo:
  • 18/03/2008, 08:33
    Prieto 4x4
    Citação:

Postado originalmente por Márcio Magalhães Ver Post
    Olá,

O slogam da ATMA era "A ATMA é ótima!"

Quanto ao Niva... bem, deixa pra lá! He he he...

[]´s,

O Marcio, olha o que vc foi "desenterrar"....

O Gil já falou do "candanguinho" da Atma, eu falei da minha coleção de carrinhos, daqui a pouco aparecem os Playmobil, forte Apache, Comandos em Ação, Falcon, etc, etc.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Tudo isto pra não falar em "principais problemas do Niva"???:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
  • 18/03/2008, 08:35
    Prieto 4x4
    isto pra não citar os "poderes de cura" do russinho, como no caso do reumatismo do Rossetto.:D:D:D
  • 18/03/2008, 08:53
    Otávio Luiz
    Sobre o calor interno estou juntando informações para tentar amenizar a temperatura interna do SdeP:

O que vou fazer.
    :arrow:instalar as grades do capô do Volvo NL 12 360(igual aos Trollers antigos) para retirar o ar quente do motor que acaba entrando na cabine. A ref. das grades é 1664978 e 1664979 (LE e LD). As grades já estão compradas, tem umas fotos no tópico do SUV de Pobre, lá no frota
    :arrow:instalar um ventilador no painel, tipo aqueles de ônibus/caminhões. Ainda não achei um do tamanho que quero aqui em Ctba, só tem dos grandes (8"), quero o menor (6"). Se alguém souber aonde tem em SP avisa aí... não esqueça, tem que ser 12V, pois a maioria é 24V...

O que pretendo fazer.
    :arrow:colocar uma chapa de alumínio tipo chão de busão (chapa xadrez) no bagageiro, para refletir o sol que pega no teto. Dica do Camarada Fábio Homi das Neves :concordo:
    :arrow:colocar fita termo isolante no escapamento.

Abs frescos...:mrgreen:
  • 18/03/2008, 08:56
    Soldier
    Citação:

...daqui a pouco aparecem os Playmobil, forte Apache, Comandos em Ação, Falcon, etc, etc.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Comandos em Ação, "GiJoe"... eu tenho vários até hoje... rsrs :mrgreen::mrgreen:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:09.