Postado originalmente por
emtsuhako
Concordo com o Roveri!!! Deveríamos criar um tópico com um índice dos principais assuntos... é só apontar o link para os outros tópicos (assuntos)... problema é que tem que ter paciência pra fazer isso... rsrsrs...
Respondendo as dúvidas de nosso colega, relaciono os principais problemas do meu Niva:
1. Interior quente demais, ocasionado pela falha no isolamento térmico. A solução é refazer o isolamento com feltro no interior e placas de alumínio ao longo do escapamento. Na parede corta-fogo, convém colocar manta aluminizada. Melhora a ventilação se colocar vidros laterais corrediços (um dia eu ainda vou comprar um par);
2. Barulho interno alto, igualmente a culpa é do isolamento. Refazer o isolamento com emborrachador e feltro;
3. Vibração no câmbio a 90km/h. Se não for desalinhamento, trocar cruzetas por acoplamento homocinético (o Jossano faz essa peça por conta própria);
4. Consumo alto. São várias as causas. No meu caso, com carburador original, é só regular. Coloquei a ponteira do filtro de ar e ajudou um pouco a melhorar o consumo. Alguns trocam o bura original por Weber 460 ou Solex (não sei o modelo);
5. Folga na caixa de direção francesa. No meu caso, há trincas onde a caixa se fixa na lataria (lado direito e esquerdo). Solução é soldar reforços (suportes). Se a folga for na caixa mesmo, há a possibilidade de trocar as buchas por rolamentos (idéia do Albino, da Apoio 4x4;
6. Cheiro de gasolina. Na minha opinião, após tantas tentaivas de solucionar esse inconveniente, a causa é o não uso do canister. Estou esperando chegar um que importei. Assim que instalar, espero que essa chatice acabe de vez;
7. Motor morre qdo sobe rampas muito inclinadas. A solução é colocar desborbulhador;
8. Reabastecimento demorado, gasolina volta pro bocal. Existe uma adaptação no site dos Camaradas do Niva e Nivas Gerais 4x4. No meu Niva funciona até completar 3/4 do tanque. Pra encher 100%, demora mesmo. Ajuda se manter o lado direito do carro mais alto do que o lado esquerdo... para isso tem que procurar um posto com piso inclinado (lado mais alto pro lado da bomba).
Fora esses inconvenientes, há outros, mas nunca aconteceram comigo... uma coisa eu digo, em um ano e meio, meu Niva NUNCA quebrou!!! Só fiquei na mão por causa da bateria (arriada) e falta de combustível (o indicador de combustível do Niva parece mais um contador Geiser em Chernobyl... rsrsrs).