o JAVALI é um puta de um jipe , mas tem um serio problema , me disse um mecanico lá em Novo Horizonte - SP , que tinha 4 motores encostados .
O virabrquim é de ferro fundido , normalmente os normais utilizados são forjados , então o vira costuma quebra no meio . Se não fosse isso , seria um motor bacana pacas .
Postado originalmente por CPrieto
Soldier
O Candango tem o mesmo motor dos antigos sedãs DKV's. Aliás era fabricado pela DKV.
Motor 3 cilindros com um detalhe curioso: Não em distribuidor. Tem uma bobina para cada cilindro ( se não estiver falando nenhum absurdo ).
Existem versões 4x4 e 4x2.
Teve participação importante durante a construção da capital: Brasília.
Nunva vi em ação, mas dizem que é "valente".
O Javali, era fabricado pela extinta CBT ( Companhia Brasileira de Tratores ). Possui também um motor 3 cilindros a diesel utilizado em tratores. Imagine o torque do "bicho".
Falando sério, o que mais irrita mesmo no Niva é o calor interno... desde que peguei o meu testei algumas soluções provisórias e as mais eficientes foram: instalar defletores de calor ao longo do escapamento e isolar, com manta aluminizada, a parede corta-fogo, do lado do cofre. Definitivamente usarei essas soluções qdo mandar meu Niva para o estaleiro, pois, para aúltia solução, é preciso tirar o motor, afastar a caixa de marchas e tirar as peças que são fixadas na parede corta-fogo. Fora isso, problema mesmo é o consumo.
Edson, o seu Niva ainda tem a válvula de ar quente instalada? Em caso positivo, você já checou se ela fecha totalmente? Embora o Niva, de fato, esquente bastante em seu interior, pode ser que ela esteja acentuando o problema!
O Candango tem o mesmo motor dos antigos sedãs DKV's. Aliás era fabricado pela DKV.
Motor 3 cilindros com um detalhe curioso: Não em distribuidor. Tem uma bobina para cada cilindro ( se não estiver falando nenhum absurdo ).
Existem versões 4x4 e 4x2.
Teve participação importante durante a construção da capital: Brasília.
Nunva vi em ação, mas dizem que é "valente".
O Javali, era fabricado pela extinta CBT ( Companhia Brasileira de Tratores ). Possui também um motor 3 cilindros a diesel utilizado em tratores. Imagine o torque do "bicho".
abs
Cesar
Cesar,
Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.
E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.
A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.
De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.
Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.
E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.
A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.
De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.
abraços
Astor
Quatro Candangos!!!??? Bacana!!!
Eu havia me esquecido deste importante detalhe, a blindagem inferior. A Vemag, montadora do valente jipinho, fazia muita propaganda deste fato! Aliás, ele era extremamente espartano, principalmente no seu interior, faria o Niva parecer um SUV ao lado dele. Isto trazia vantagens em travessias de água e/ ou barro, pois era só jogar uma água dentro do carro e estava tudo resolvido!
Falando sério, o que mais irrita mesmo no Niva é o calor interno... desde que peguei o meu testei algumas soluções provisórias e as mais eficientes foram: instalar defletores de calor ao longo do escapamento e isolar, com manta aluminizada, a parede corta-fogo, do lado do cofre. Definitivamente usarei essas soluções qdo mandar meu Niva para o estaleiro, pois, para aúltia solução, é preciso tirar o motor, afastar a caixa de marchas e tirar as peças que são fixadas na parede corta-fogo. Fora isso, problema mesmo é o consumo.
Tenho a impressão que esse alardeado problema de calor fica mais acentuado quando se retira o feltro que forra o assoalho... o meu mantem essa manta de feltro original e não tenho problemas algum com a temperatura ... apesar de que considero essa questão subjetiva e regional, já que o que pode ser calor para uns, pode não ser algo representativo pra outros e em algumas regiões o clima contribui tb.
SOLDIER ADVENTURES Land Rover Defender 110 - Peregrina
Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.
E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.
A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.
De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.
abraços
Astor
Valeu pela aula sobre Candangos, Astor.
Nada como ouvir de quem conhece.
O Gil já falou do "candanguinho" da Atma, eu falei da minha coleção de carrinhos, daqui a pouco aparecem os Playmobil, forte Apache, Comandos em Ação, Falcon, etc, etc.....
Tudo isto pra não falar em "principais problemas do Niva"???
Sobre o calor interno estou juntando informações para tentar amenizar a temperatura interna do SdeP:
O que vou fazer. instalar as grades do capô do Volvo NL 12 360(igual aos Trollers antigos) para retirar o ar quente do motor que acaba entrando na cabine. A ref. das grades é 1664978 e 1664979 (LE e LD). As grades já estão compradas, tem umas fotos no tópico do SUV de Pobre, lá no frota instalar um ventilador no painel, tipo aqueles de ônibus/caminhões. Ainda não achei um do tamanho que quero aqui em Ctba, só tem dos grandes (8"), quero o menor (6"). Se alguém souber aonde tem em SP avisa aí... não esqueça, tem que ser 12V, pois a maioria é 24V...
O que pretendo fazer. colocar uma chapa de alumínio tipo chão de busão (chapa xadrez) no bagageiro, para refletir o sol que pega no teto. Dica do Camarada Fábio Homi das Neves colocar fita termo isolante no escapamento.