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  • #61
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    o JAVALI é um puta de um jipe , mas tem um serio problema , me disse um mecanico lá em Novo Horizonte - SP , que tinha 4 motores encostados .

    O virabrquim é de ferro fundido , normalmente os normais utilizados são forjados , então o vira costuma quebra no meio . Se não fosse isso , seria um motor bacana pacas .




    Citação Postado originalmente por CPrieto Ver Post
    Soldier

    O Candango tem o mesmo motor dos antigos sedãs DKV's. Aliás era fabricado pela DKV.
    Motor 3 cilindros com um detalhe curioso: Não em distribuidor. Tem uma bobina para cada cilindro ( se não estiver falando nenhum absurdo ).
    Existem versões 4x4 e 4x2.
    Teve participação importante durante a construção da capital: Brasília.
    Nunva vi em ação, mas dizem que é "valente".

    O Javali, era fabricado pela extinta CBT ( Companhia Brasileira de Tratores ). Possui também um motor 3 cilindros a diesel utilizado em tratores. Imagine o torque do "bicho".

    abs

    Cesar

  • #62
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
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    Olá,

    O slogam da ATMA era "A ATMA é ótima!"

    Quanto ao Niva... bem, deixa pra lá! He he he...

    []´s,

  • #63
    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Falando sério, o que mais irrita mesmo no Niva é o calor interno... desde que peguei o meu testei algumas soluções provisórias e as mais eficientes foram: instalar defletores de calor ao longo do escapamento e isolar, com manta aluminizada, a parede corta-fogo, do lado do cofre. Definitivamente usarei essas soluções qdo mandar meu Niva para o estaleiro, pois, para aúltia solução, é preciso tirar o motor, afastar a caixa de marchas e tirar as peças que são fixadas na parede corta-fogo. Fora isso, problema mesmo é o consumo.
    Edson, o seu Niva ainda tem a válvula de ar quente instalada? Em caso positivo, você já checou se ela fecha totalmente? Embora o Niva, de fato, esquente bastante em seu interior, pode ser que ela esteja acentuando o problema!

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #64
    Usuário Avatar de Astor Dias de Andrade
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    Citação Postado originalmente por CPrieto Ver Post
    Soldier

    O Candango tem o mesmo motor dos antigos sedãs DKV's. Aliás era fabricado pela DKV.
    Motor 3 cilindros com um detalhe curioso: Não em distribuidor. Tem uma bobina para cada cilindro ( se não estiver falando nenhum absurdo ).
    Existem versões 4x4 e 4x2.
    Teve participação importante durante a construção da capital: Brasília.
    Nunva vi em ação, mas dizem que é "valente".

    O Javali, era fabricado pela extinta CBT ( Companhia Brasileira de Tratores ). Possui também um motor 3 cilindros a diesel utilizado em tratores. Imagine o torque do "bicho".

    abs

    Cesar
    Cesar,

    Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.

    E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.

    A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
    Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.

    De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.

    abraços
    Astor

  • #65
    Citação Postado originalmente por Astor Dias de Andrade Ver Post
    Cesar,

    Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.

    E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.

    A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
    Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.

    De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.

    abraços
    Astor
    Quatro Candangos!!!??? Bacana!!!

    Eu havia me esquecido deste importante detalhe, a blindagem inferior. A Vemag, montadora do valente jipinho, fazia muita propaganda deste fato! Aliás, ele era extremamente espartano, principalmente no seu interior, faria o Niva parecer um SUV ao lado dele. Isto trazia vantagens em travessias de água e/ ou barro, pois era só jogar uma água dentro do carro e estava tudo resolvido!

    Eta bichinho simpático!

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #66
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    Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Falando sério, o que mais irrita mesmo no Niva é o calor interno... desde que peguei o meu testei algumas soluções provisórias e as mais eficientes foram: instalar defletores de calor ao longo do escapamento e isolar, com manta aluminizada, a parede corta-fogo, do lado do cofre. Definitivamente usarei essas soluções qdo mandar meu Niva para o estaleiro, pois, para aúltia solução, é preciso tirar o motor, afastar a caixa de marchas e tirar as peças que são fixadas na parede corta-fogo. Fora isso, problema mesmo é o consumo.
    Tenho a impressão que esse alardeado problema de calor fica mais acentuado quando se retira o feltro que forra o assoalho... o meu mantem essa manta de feltro original e não tenho problemas algum com a temperatura ... apesar de que considero essa questão subjetiva e regional, já que o que pode ser calor para uns, pode não ser algo representativo pra outros e em algumas regiões o clima contribui tb.
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  • #67
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Citação Postado originalmente por Astor Dias de Andrade Ver Post
    Cesar,

    Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.

    E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.

    A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
    Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.

    De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.

    abraços
    Astor
    Valeu pela aula sobre Candangos, Astor.
    Nada como ouvir de quem conhece.


    abs

    Cesar

  • #68
    Usuário Avatar de Soldier
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    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Amigo , eu tinha um probleminha de reumatismo no pé direito e sabe que o Niva me curou

    Agora que estou curado, vou falar ......

    Pensei em abrir uma janelinha tipo cata vento , igual ao da toyota bandeirante , la embaixo , perto dos pés .

    Pelo menos na toyota resolvia o problema .

    O ar entra por baixo e esfria tudo, principalmente na estrada .

    Acho que não é difícil de fazer .
    Problema é nos dias frios ... e na água então ... aí seu reumatismo volta com tudo

    []s
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  • #69
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Citação Postado originalmente por Márcio Magalhães Ver Post
    Olá,

    O slogam da ATMA era "A ATMA é ótima!"

    Quanto ao Niva... bem, deixa pra lá! He he he...

    []´s,

    O Marcio, olha o que vc foi "desenterrar"....

    O Gil já falou do "candanguinho" da Atma, eu falei da minha coleção de carrinhos, daqui a pouco aparecem os Playmobil, forte Apache, Comandos em Ação, Falcon, etc, etc.....

    Tudo isto pra não falar em "principais problemas do Niva"???

  • #70
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    isto pra não citar os "poderes de cura" do russinho, como no caso do reumatismo do Rossetto.

  • #71
    Sobre o calor interno estou juntando informações para tentar amenizar a temperatura interna do SdeP:

    O que vou fazer.
    instalar as grades do capô do Volvo NL 12 360(igual aos Trollers antigos) para retirar o ar quente do motor que acaba entrando na cabine. A ref. das grades é 1664978 e 1664979 (LE e LD). As grades já estão compradas, tem umas fotos no tópico do SUV de Pobre, lá no frota
    instalar um ventilador no painel, tipo aqueles de ônibus/caminhões. Ainda não achei um do tamanho que quero aqui em Ctba, só tem dos grandes (8"), quero o menor (6"). Se alguém souber aonde tem em SP avisa aí... não esqueça, tem que ser 12V, pois a maioria é 24V...

    O que pretendo fazer.
    colocar uma chapa de alumínio tipo chão de busão (chapa xadrez) no bagageiro, para refletir o sol que pega no teto. Dica do Camarada Fábio Homi das Neves
    colocar fita termo isolante no escapamento.

    Abs frescos...

  • #72
    Usuário Avatar de Soldier
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    Citação Postado originalmente por CPrieto Ver Post
    ...daqui a pouco aparecem os Playmobil, forte Apache, Comandos em Ação, Falcon, etc, etc.....
    Comandos em Ação, "GiJoe"... eu tenho vários até hoje... rsrs
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