
Postado originalmente por
enricof18
Sobre a troca das correntes de sincronismo, a troca acontecer com os seguintes sintomas:
- Barulho ao ligar o motor, geralmente com o motor frio, onde esse barulho some ou diminui bastante alguns segundos após o motor ter sido ligado
- Barulho ao redor dos 2 mil rpm com o veículo rodando, geralmente a partir da segunda marcha. Nisso ao acelerar suavemente ou desacelerar suavemente com o veículo engatado, apenas tirando o pé do acelerador, passando pelos 2 mil rpm é possível ouvir um ruído anormal na frente do motor.
- Veículo apagando na marcha lente depois de quente, não conseguindo firmar a marcha lenta sozinho. Nesses casos, se desconectar o sensor de fase e o motor firmar na lenta, pode trocar o kit.
Geralmente são esses os sintomas, mas os dois primeiros podem também estar relacionados a uma pressão baixa na bomba de óleo. Por isso nunca substituam o kit sem conferir a pressão na bomba de óleo. A pressão deve ser superior a 1,2 bar com o motor quente, na marcha lenta. E é bom dar umas aceleradas boas no motor, já com ele quente, antes de medir a pressão da bomba na marcha lenta para garantir que essa pressão não caia desse valor em nenhum momento. Se a pressão estiver baixa, as vezes é só o anel o-ring da base da bomba achatado, cortado ou mal colocado anteriormente.
E também convém olhar a dilatação do tensor da corrente de comando como critério de troca. Se estiver com mais de 1 cm de dilatação do êmbolo, significa que as correntes estão dilatadas. Quando o kit é novo a dilatação do êmbolo do tensor da corrente de comando é em torno de 5mm a 7mm.