Postado originalmente por
vavarb
Ola Rildo
Eu tinha uma Ranger que fazia exatamente este ruído. Levei CC na garantia na época, mexeram em todo o diferencial, óleo e não sei o que mais. Não resolveu nada. Levei num mecânico "bambambam" e nada tb, me disse o mesmo, característico de diferencial. Mas se fosse característica perceberíamos desde sempre, e não somente depois de algum tempo. Por fim, levei em mecânico de Motossera e motor de popa 2 tempos amigo meu. Isto mesmo, Motossera. Ele olhou e em cinco minutos resolveu meu problema. Não sei bem como se chama a peça, era aquela pecinha que prende um feixe de mola traseiro no outro, como uma presilha. Trocou pra mim na camaradagem e resolveu o problema. Ele fez um teste de sacudir bem forte a VTR pela lateral, empurrando na roda e na altura do pára-lama na vertical contro o outro lado e o ruído se reproduzia, dai ele disse poder ser ou no diferencial (alguma folga nele ou no eixo) ou naquela pecinha. Se aproximou do diferencial e pôde ver que o ruído vinha da lateral e não do centro. Diagnosticou na "lata"que era no feixe de molas. Pelo teu relato deve ser o mesmo sintoma. Se conseguires reproduzir o ruído com a VTR parada, é só ficar embaixo dela e ver se vem do centro, pode ser diferencial, se vem da lateral pode ser esta presilha do feixe de molas.
Depois de solucionar, posta aí pra sabermos o resultado.