Acreano, bom dia !
Você esta corretíssimo em relação ao filtro de ar ... o da Wega não aguenta a pressão do turbo e se deforma todo, impedindo a alimentação de ar, aconteceu comigo nesse final de semana retrasado. Em uma rápida passagem em meu mecânico em SP há uns 2 ou 3 meses ele abriu o capo e me presenteou com um filtro de ar novo, até ai tudo bem ... acontece que depois de alguns "mil" km rodados ( o filtro não estava sujo) no final de semana retrasado estava indo em direção a região de Campinas, subindo a serra aqui no litoral norte de SP e quando peguei o planalto e comecei a acelerar ela travou ... entrou em modulo de segurança e começou a fumaçar demais, logo parei no posto e retirei o filtro de ar ... resultado estava todo contorcido. Sorte que o meu mecânico aqui de SJC tinha o filtro original, fui sem o filtro ( isso só deve ser feito em caso extremo) até a oficina dele, uns 60 km e colocamos o novo filtro. Acredito que o filtro de óleo ainda possa ser usado outro que não o original mas o de ar deve ser um filtro de primeiríssima linha ... a força do turbo é grande e não são todos que aguentam.
Abraços a todos