Por analogia, posso citar os motores AP da VW. Já preparei alguns carros, mas já não lembro os valores exatos. O AP comum tinha o volante com peso aproximado de 7 a 8 kg. O GTI 16V usava um volante de 9 kg. Quando entraram os FLEX, passaram para 11kg. Inclusive o pessoal de km de arrancada usava esse volante de 11kg, pois melhorava o desempenho em arrancadas e retomadas como já citado pelo nosso amigo Pablo RR.
O Opala possuia o volante do opala 4cil. da caminhonete 4cil, do opala 6cil, da caminhonete 6cil e do caminhão canavieiro 6cil. Cada um mais pesado que o outro. Quanto mais torque necessário maior o peso do volante, na verdade nem o peso, mas o momento de inércia do volante. O momento de inercia do volante avalia a distancia da massa com relação ao raio. Quanto mais peso no extremo do raio maior o momento de inercia.
Até agora não consegui entender essa discussão de qual volante é melhor. São apenas volantes diferentes com características diferentes.
O bimassa é mais leve e alivia uma leve vibração principalmente em marcha lenta que a maioria nem percebe.
O rígido, provoca uma leve vibração que a maioria nem percebe, assim como no Troller e proporciona mais torque e retomadas em baixas e médias rotações.
A questão do torque em alta rpm, nunca saberemos. Só a MWM sabe e não divulgará. abs