A Nissan, não a MWM, optou por usar o volante bimassa na Xterra e na Frontier por reduzir uma leve vibração natural do motor MWM 2.8 Sprint. Foi simplesmente isso e nada mais do que isso. A Nissan não queria uma vibraçãozinha em seus veículos Xterra e Frontier pois entendeu que seus clientes não o desejariam. O mesmo fez a Chevrolet com a a S10. A troller não colocou volante no mesmissimo motor porque não achava que a vibraçãozinha incomodaria seus clientes. Foi simplesmente uma questão de mercado e nada mais.
Na minha opnião, o condutor que se incomoda com a vibração causada por um volante rígido no motor MWM 2.8 Sprint é fresco! Mas isso é apenas minha opnião.
O volante bimassa é uma peça de desgaste como uma correia ou embreagem. E como qualquer outro carro que utilize volante bimassa. Pode ocorrer falhas e pode se desgastar por uso inadequado. Na maioria dos casos de desgaste prematuro é por mau uso. Minha viatura tá beirando os 150mil km e nada de sinal de volante. A viatura do Zykão tá com mais de 160mil e nada de sinal.
Portanto o volante bimassa não é um problema crônico da Xterra ou Frontier, é simplesmente uma peça de desgaste que possui uma opção criada pela MWM para quem não se importar com uma leve vibração só isso.
Tenho dito. Abs.