Frontier Sel 2.5 Sel 2008 sem potencia e Fumaçaaaaaaaaaa
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Postado originalmente por
cordeiro_rodrigo
Não sabia que fitro separador de água era aquele filtro primário do combustivel.. esse tbm ja havia substituido..
A frontier esta na oficina, os mecânicos ja estao estressados com ela la.. eu mais ainda!
No momento ela esta com os filtros novos, solenoide nova, egr isolada na saida do escapamento.. Perca na potência, não passa dos 120 km/h.. não acusa nada no scaneer..
Pra chegar nesses 120 km foi muito forçado o motor, que qdo o desligo escuta-se estralo pra td lado.. uma judiação!
Obtendo algum progresso venho aqui informa-los
Rodrigo, parceiro se conseguiu solucionar seu problema, e puder me ajudar, a minha também é uma Sel 2008, estou passando exatamente os mesmos problemas que você, já fiz também exatamente os mesmos procedimentos que vc fez, troquei todos os filtros, isolei EGR, coloquei diesel S10 com aditivo Bardhal. ainda perda de potencia e excesso de fumaça preta, liga normal de manha, sendo frio o quente o motor, funcionamento na lenta normal, motor um relógio na lenta, já passei em 03 scanner e não apresentou nenhuma falha, se puder me ajudar agradeço muito.
abraço
Borsari - Campo MOurão Pr
Frontier Sel 2.5 Sel 2008 sem potencia e Fumaçaaaaaaaaaa
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Postado originalmente por
enricof18
Como está o funcionamento da solenoide da turbina?
Quando a frontier apresenta perda de potência e excesso de fumaça, sem código de falha, 90% dos casos se resume a filtro de combustível (ou sujeira no pescador do tanque), ou mal funcionamento na variação da geometria da turbina, sendo que isso pode se dar por alguma mangueira de vácuo rompida ou entupida, a solenoide da turbina sem funcionar, problema na wastegate (muito raro isso) ou excesso de carbonização na geometria da turbina, e sendo esse último caso, tem que tirar a turbina e fazer a manutenção da geometria dela.
Pra saber se a variação está funcionando, é só ligar o motor e ver se a haste da variação da geometria, que fica abaixo da wastegate, bem no meio da turbina, fica oscilando na marcha lenta, e se com a caminhonete parada, desengatada, se ela faz um movimento amplo quando se pisa fundo no acelerador, até uns 4 mil rpm. Se ela não fizer isso, veja se chega vácuo na mangueira que vai na wastegate. Se chega vácuo lá, retire a solenoide e faça uma limpeza na peça, colocando descarbonizante nas 3 entradas, e depois limpa contato e se possível, deixar ela ligada numa cuba de ultrassom para limpeza de bicos injetores de carros gasolina, ligando a solenoide no chicote da máquina. Se a dentro da cuba, submersa, a válvula pulsar jatos da solução de limpeza, a válvula está funcionando. Se não pulsar, a válvula não está funcionando e se com sucessivas tentativas de limpeza com descarbonizante e na cuba de ultrassom a solenoide não destravar, tem que trocar ela.
Se não chega vácuo na wastegate e nem na mangueira que sai da tubulação que fica por cima da tampa de válvulas, você tem uma mangueira de vácuo entupida ou rasgada, e ai tem que resolver isso.
A ligação das mangueiras na solenoide é a seguinte: Entrada VAC: A mangueira de vácuo que vem do motor. Entrada ATM: Mangueira que vem do mangote do filtro de ar. Entrada OUT: Mangueira que vai pra wastegate da turbina.
Enrico, muito obrigado pela aula, confesso que não realizei nenhum teste na solenoide, estou meio perdido devido a falta de conhecimento dos mecânicos, ontem isolei a EGR, ela melhorou porem desempenho fraco demais, e com bastante fumaça preta, por falta de opção ( Oficina) vou levar inicialmente para realizar uma limpeza na Solenoide como você disse, e também verificar se tem alguma dessas 03 mangueiras com problema, a Concessionaria mais próxima esta a 100 km mecânicos la são excelente, gente boa mesmo sem abusos já conversei algumas vezes por telefones com eles, vou tentar essa limpeza da solenoide e volto a postar, hoje de manha sai com ela como disse esta um relógio na lenta sem sinal imperfeição nenhum, que uma hora da certo, Ah Enrico o mecânico que isolou a EGR ontem em disse que ele tem uma usada e poderia colocar para ver se resolve, esta me pedindo 900 reais nela vc acha que a minha estando isolada agora e com essa opção de trocar por uma usada poderia resolver, faz diferença..
mais uma vez obrigado..